Ando lendo cada barbaridade sobre o Wrangler, que não acho justo com os que vem aqui pesquisar sobre o carro e encontram tanta informação errada, principalmente de gente que não tem a MENOR idéia do que está falando.

Pois bem, gostaria da ajuda de vocês para tentar esclarecer alguns pontos sobre o JEEP.

MOTOR:

Hoje temos um motor pentastar de 285cv que é um canhão. Bastante toque, aceleração de colar as costas! Um 0-100km/h na faixa de 8 seg é VIOLENTO! Precisa disso tudo? SIM. Te dá segurança em ultrapassagens, subidas de serra etc.
Muitos falam: "Poxa, mas o motor anterior 3.8 é fraco..." Outra desinformação. Assim como o 3.6, o 3.8 vem com uma relação de diferencial mais LONGA, gerando essa falsa sensação de fraqueza. Faça uma trilha em reduzida e verá que os 200cv são mais do que suficientes. Tá fraco na estrada? Reduza um pouco o jogo de C&P e terá a força nos seus pés.

CONSUMO:

Para um motor a gasolina que empurra um tijolo aerodinamico sobre rodas, fazer entre 6-7,5km/l é excelente! Vamos a prática!! O tanque do meu wrangler, equipado com 5pol de suspa e pneus 37 me dá uma autonomia de 500km, bem parecida com a autonomia do meu troller com os mesmos pneus 37 e a mesma relação 4.88.
Na hora de abastecer, gasto cerca de 60-70 reais a mais por tanque, se comparado aos meus antigos trollers. Nada mal para tanto conforto, potencia e qualidade.

MANUTENÇÃO:

Graças ao controle de qualidade da JEEP, o Wrangler JK não dá problemas anormais, típicos de produtos de 3a, chinesese etc. Prepare-se para manutenção convencional, troca de óleos, filtros etc a cada 12mil km. Os preços no BR são parecidos com os do outro jipe nacional.
O JK não vai te dar problemas como os encontrados no Troller, tipo rolamentos indo embora com 5mil km, bombas de direçao, bomba dágua, etc. Mas lembre-se que são itens de desgaste que alguma hora devem ser trocados, mas nada do absurdo que é quando temos um produto de baixa qualidade.

MECANICA:

CAMBIO: Na parte mecanica citamos os 2 motores. O cambio pode ser um 4 marchas auto para JK até 2011 ou um 5 marchas auto para os 2012. Automático é bom? Não conhece o automático? Faça uma trilha em um jipe mecanico e a mesma trilha em um automático e verá a diferença. Voce tem muito mais controle sobre o carro na versão automática. Gosta de carro mecânico? Pois bem, o tiptronic fará a vez do mecanico, passando as marchas no tempo que vc determina. Acho bem útil, principalmente quando estiver andando na areia ou lugar que precise que o motor fique "cheio".
Uma breve exemplo: Os carros superesportivos de hoje possuem cambios automatizados, os jipes dos eventos mais difíceis possuem cambio auto, tipo BAJA, King of Hummers entre outros. Não tem muito a ver falar mal de um cambio automático né? A questão aqui é apenas 1, GOSTO.

EIXOS: Dana 30 na frente e Dana 44 atrás. Nesse quesito, primeiramente fiquei preocupado em ter um D30 na frente e querer usar pneus 37. Depois de pesquisar um pouco, me deparei com um tópico no JK-forum, solicitando os relatos de pessoas que tivessem quebrado os eixos D30. Para minha surpresa, depois de ler algumas páginas, NINGUÉM apareceu para relatar que teve seu D30 quebrado. Inclusive 1 deles com pneus 40!! Isso não quer dizer que não tenham sido reforçados, que aliás, é de extrema valia fazer o reforço ESTRUTURAL dos eixos dianteiros do JK, tanto o D44 quanto o D30, pois usam as mesmas mangas de eixo, mesmos tubos.
Mesmo comprando um RUBICON, para usar pneus grandes, há a recomendação de reforçar a estrutura do eixo dianteiro, seja qual for. Uma trilha de JK e voce poderá perceber que não precisa ficar "brigando" com o jeep para passar em obstáculos. Não há a necessidade de socar o pé toda hora. Você pensa mais na técnica.
O D44 traseiro é diferente. As relaçoes são do tipo "grossas". Uma relaçao de D44 de troller não cabe num D44 de JK. Ela sendo mais grossa, é mais resistente a quebras do que os D44 nacionais e anteriores. Falando em Nacionais, volto para a questão da qualidade. Hoje tenho tanta segurança na qualidade do meu equipamento, que não me preocupo. Quando andava de troller com D44 na frente e atrás, era questão de tempo para minhas homocineticas estourarem, meus semis irem para o espaço. Porque? Porque o produto foi feito sem margem.
Cada semi eixo, cada retentor, cada Coroa e pinhao é feita com um controle de qualidade e cabe a montadora exigir isso. Como confiar numa montadora que desconsidera seus clientes?
O JK vivem em constante evolução, buscando o que a demanda exige. Produto de alta qualidade!

ELETRONICA: Ela está lá para ser uma aliada. Não fique com medo de que ela vai te deixar na mão etc. O carro foi montado para isso, é robusto e tudo está lá por uma razão. Primeiro na estrada: Viajando com meu jeep, entrei um pouco mais "quente" numa curva e automaticamente ele cortou potencia e começou a frear as rodas individualmente para acertar a trajetória. Controle de frenagem, no qual, mesmo calçando enormes pneus 37, tenho um auxilio no qual faço o mínimo de esforço no pedal e o bruto já está parando. Estamos num jeep??? Nem parecia. Agora nas trilhas: Fiquei impressionado com a trilha da Galopeira, que fizemos em BH na qual tinha um JK 4ptas praticamente original e passando nos obstáculos com desenvoltura! O eixo traseiro com LSD, junto ao controle de tração, que trava a roda que patina foi FUNDAMENTAL!! O negocio funciona mesmo! Eu já estava para comprar um bloqueio ARB para fazer jogo com o bloqueio dianteiro que coloquei e desisti! Não adianta preparar tanto o jeep, se as trilhas estão ficando mais tranquilas devido ao seu equipamento.

SUSPENSÃO:

Esse quesito dispensa QUALQUER comentário. Simplesmente um ABSURDO, mesmo em sua configuração original, sem as bieletas dianteiras, a suspa trabalha MUITO.
Isso significa maior controle e estabilidade nas trilhas. Singnifica judiar MENOS do seu jipe.

MERCADO DE PEÇAS:

Ai que a coisa fica preta. A quantidade de peças e acessórios é assustadora. No Brasil, várias lojas trabalham com produtos de ponta, produtos que mantem a qualidade! Temos peças, parachoques, proteçoes, bloqueios, relaçoes etc prontas para o JK. A propria ENSIMEC se propos a criar semi-eixos para o JK caso houvesse pedido. Eu mesmo verifiquei isso quando fazia minhas pesquisas sobre o MITO da fragilidade do D30 do JK (nao sei de outros D30 pois nao pesquisei).
Se partir para o mercado americano ai lascou-se de vez. Tem TUDO.

ESPAÇO:

Cansei de fazer trilhas na qual entulho tudo dentro do jipe. Com a opçao de 4ptas, consigo fazer as trilhas mais pesadas, sem abrir mão de levar o que eu quero e quem eu quero. Um grande diferencial!!

Extra:
Gosta de andar sem capota??? Isso é meu analista pessoal. Tá com a cabeça quente? Dá uma volta de Jeep sem a capota que rápidamente todo aquela chateação do seu dia-a-dia SOME!!

O Jeep foi feito para você curtir e aproveitar.

Não ache que estará comprando uma SUV, apesar de ser bem confortável!