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  • #1
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Felipe, vou postar um resumão da história toda, além disso dá uma pesquisada aí nesse e outros tópicos, já discutimos muuuuito isso por aqui.

    1. Dexron e ATF+ são fluidos bem diferentes. Qualquer "especializada" de verdade deve saber disso.

    2. Dexron é um fluido mais comum, ATF+ é um mais eficiente. NÃO DEVE-SE usar Dexron puro no lugar de ATF+.

    3. A única exceção pro item 2 é se usar o Dexron + Aditivo pra "converter" em ATF+, mesmo assim a eficácia desses aditivos é uma incógnita, mas é a opção mais em conta.

    4. Os manuais são uma bagunça, porque conforme os anos foram passando e a Chrysler foi adotando outros fluidos, eles iam mudando o manual, assim como as varetas de óleo do câmbio; tem que considerar os itens abaixo. Óbvio que o manual vai dizer pra não usar fluido com aditivo e recomendar o ATF+ que é a própria Chrysler que licencia e vende, mas como não se encontra o ATF+ no Brasil em lugar nenhum, tem que apelar pro aditivo mesmo.

    5. O fluido padrão pra toda a linha Chrysler é o ATF+. Antigamente existia o ATF+2, quando foi descontinuado passaram a usar o ATF+3, e em seguida lançaram o ATF+4. Os veículos novos sempre usam o último fluido, então por exemplo, todas as WJ já usam ATF+4 e não devem usar ATF+3, assim como quando lançaram as ZJs elas usavam ATF+3 e não podia usar o ATF+2.

    6. O ATF+4 é equivalente e melhor do que o ATF+3, ele substitui, então onde no manual fala pra usar ATF+3, hoje substitui-se por ATF+4 porque em teoria não se acha mais o ATF+3 que foi descontinuado.

    7. A linha Dexron só foi utilizada na Cherokee Sport, com a caixa AW4 (Toyota A340). Essa é a única caixa da Chrysler que usa Dexron "puro", todos os outros veículos da marca utilizam ATF+. Nas primeiras XJs se utilizava Dexron II que se vendia na época, que foi substituído pelo Dexron III e em seguida pelo ATF+ pra se juntar ao resto da linha Chrysler. Ou seja, pode utilizar ATF+ na XJ também, sem problemas. O Dexron III equivalente que se encontra mais fácil e mais em conta é o OH-49-TDX da BR, tem nos postos Petrobrás a cerca de R$ 10 o litro.

    8. Concessionárias e autorizadas são uma zona, literalmente. Só querem tirar o teu dinheiro e economizar o máximo possível pro lado deles, não tem como confiar, a maioria ou não mostra qual o fluido que estão utilizando, ou as que mostram, 90% estão usando galões de Dexron com aditivo ou esses fluidos "genéricos" pra tudo que é tipo de câmbio, mas cobram valores absurdos como se o fluido fosse o ATF+4 "real".

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  • #2
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    Olá Paim,

    Tem vários fabricantes mas acho que o mais fácil de achar por aí é o Lubegard HFM, se me lembro bem o pessoal que comprou pagou em torno de R$ 50 por uma garrafa de 300ml, vai uma garrafa inteira dessas no câmbio.

    LUBEGARD Highly Friction Modified ATF Supplement

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  • #3
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    Pessoal,

    acabei de fazer a caixa do meu Wrangler. Gastei uma nota, mas o cara só tem o óleo Dex III.
    Estou querendo comprar um dos aditivos para colocar no TJ.
    Tentei achar essa Alltrans pelo link daqui e pelo Google e não aparece nada... deve ter fechado.

    Quais outros aditivos podem ser usados?

    Aonde vcs tem achado?

    Abraços,

    Grélo.
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  • #4
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    Se não colocou o Dexron III ainda, a Motul vende o Multi ATF deles no Brasil, que é pra ser compatível com ATF+4

    Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > Multi ATF

    O aditivo da Lubegard, tem essas lojas aqui que importam

    Câmbio Automático em São Paulo / Auto Peças Hidramático Barão

    Friction Altamente Modificado em ATF-Suplemento

    Deve ter mais por aí também, dá uma olhada no Google.

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  • #5
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    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post


    Galera,

    achei por R$ 60,00 no link acima.

    Abraços,

    Grélo.
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  • #6
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    Galera,

    achei por R$ 60,00 no link acima.

    Abraços,

    Grélo.
    Por esse valor, atualmente é a opção mais econômica pra quem quer trocar o óleo; a outra é gastar uma fortuna com esses ATF genéricos que as concessionárias também usam.

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  • #7
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    Preciso trocar óleo dos diferenciais e da cx de transferencia de uma GC 5.9 ano 98 é Quadratrac. O q devo usar?

    Abraço
    Leonardo Diccini
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  • #8
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    Amigo, esse óleo ae do diferencial salvo engano é o 85W140, aquele que vem com aditivo, vende na concessionarias da Ford, Chevrolet, basta perguntar pelo referido óleo. Ja na caixa de transferência, o óleo é o DEXRON III.


    Vinicius
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  • #9
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    André,

    já está com o Dexron III sim.
    Vou tentar esses 2. Tinha tentado mais cedo pelo nome Lubegard HFM e só havia aparecido sites americanos...

    Uma última questão: a caixa do Wrangler é a 32R e leva pouco menos que 6 litros total. Posso colocar a garrafa toda de Lubegard, tal qual nas XJ's?

    Muito obrigado

    Abração,

    Grélo.
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  • #10
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    Sim, bota a garrafa inteira também. Dá pra usar até uma garrafa de aditivo por litro de óleo no máximo (se quiser gastar uma fortuna ).

    PS: Mas não é como nas XJs, e sim nas ZJs. As XJs usam Dexron III puro!

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  • #11
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    Valeu!

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    Grélo.
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  • #12
    Usuário Avatar de WELLCJ5
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    André,

    Encontrei em uma loja aqui de SP o MOBIL ATF 200, que segundo uma tabela de conversão (link anexo), pode ser usado no lugar dp DEXRON II.
    É isso mesmo ? lembrando que pretendo trocar o da T-case e somente completar o da caixa de cambio da minha ZJ 98.

    http://www.lubril.com.br/home2/tabelaAutomotivo.htm

    Abs.
    Wellington
    Ex.GM TRACKER-2009, GCHEROKEE LIMITED 5.2-1998, Ex.FORD F100 4X4-1962, Ex FORD CJ5-1973, Ex. WILLYS 4WD PICKUP TRUCK-1958

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