Fala aí pessoal...coloquei o kit para experimentar e , como medida emergencial , já que temos trilha no sábado.
Os Pneus estavam pegando demais na lateral , nas inclinaçoes e ia acabar estragando os 3k , que são semi novos.
Andei com o jipe hoje ,no asfalto e, continua a mesma merda , mas não vou mexer com molas agora , pq depois que instalar mais algumas coisas ,pretendo fazer SPOA.
[]s
Eu tive o Kit.Testei todas as configurações possíveis e imaginarias com o Kit e a quantidade de laminas no feixe, inclusive com barras de tração..Nunca consegui ficar satisfeito.Tirei e não pretendo usar nunca mais.
Qual a melhor configuração de suspenssão para cj5? (PelaMorDeJesuíno não me apedregem - sei que já existem tópicos à respeito, mas não cheguei à nenhuma conclusão! Sou jeepeiro há pouco tempo)
Meu Cj está desmontado e seria uma boa hora de fazer modificações, faço bastante trilha, mas me desloco bastante no asfalto, o Trovão está recebendo um AP 2.0 com kit DeepTeck no 4 marchas original. Quero uma boa viatura no asfalto e ótima nas trilhas!
E quem não quer???? BANDIT, "ótima nas trilhas" é o oposto de "boa no asfalto". Na minha humilde opinião, o mais perto que vc pode chegar, é meter SPOA com molas de Band, e umas barras estabilizadoras, para desconectar na trilha. Fica "boa" na trilha e razoável no asfalto... Uma opção ainda seriam os jumelos articulados, com trava da TT4. Aí fica melhor ainda nas trilhas, e tem a vantagem da trava, para rodar no asfalto. Eles oferecem a trava para o jumelo dianteiro, mas eu colocaria nos 4... Só que com esses jumelos vc teria que montar o feixe dianteiro com o jumelo perto do pára-choque. Aí vc não perde o cardã na trilha. Mas a suspensão fica mais dura, pois nessa posição se compromete a absorção de impactos pelo feixe... É sempre assim, ganha-se dum lado e perde-se do outro...
Com motor AP o Jeep fica bem leve. Mas se pretende fazer trilhas pesadas, considere isso como uma vantagem para a suspensão dianteira, que vai agüentar melhor as porradas. Não tire lâminas do feixe original só pq ele ficou mais leve. Use relação 8/43 no diferencial e pneus de no máximo 31". Com isso o jeep fica bem esperto nas trilhas. E vai ser um foguetinho no asfalto.
Agora, Mikim, se é pra gastar 1.000 e tantas nas molas originais, ponha logo aquele kit com molas da Band!!!! Nem que seja por partes... Compre 1º para o eixo dianteiro. Mais tarde compre as outras...
De todas as suspensões no estilo "Kit Fess" que vi por aqui, nenhuma funcionou como se queria... Muitos testes fora feitos, inclusive deixando apenas 2 lâminas no feixe e usando links... Várias molas, monza, kadet, gol, opala e até cuíca de freio do MB. Até em Toyota colocaram... E todos tiraram! Simplesmente não é o que parece! Mas gosto é gosto...
Agora, Mikim, se é pra gastar 1.000 e tantas nas molas originais, ponha logo aquele kit com molas da Band!!!! Nem que seja por partes... Compre 1º para o eixo dianteiro. Mais tarde compre as outras...
De todas as suspensões no estilo "Kit Fess" que vi por aqui, nenhuma funcionou como se queria... Muitos testes fora feitos, inclusive deixando apenas 2 lâminas no feixe e usando links... Várias molas, monza, kadet, gol, opala e até cuíca de freio do MB. Até em Toyota colocaram... E todos tiraram! Simplesmente não é o que parece! Mas gosto é gosto...
Por ser diferenças de preço MUITO grandes, em se colocar o kit fess (com 50% de desconto ) ou trocar toda a suspensão, continuo achando que o kit fess ainda eh uma opção valida, apesar de achar a troca do cjto a coisa mais "correta" a se fazer .... mas o "correto" eh bem relativo quando o assunto eh $ disponível.
Giovani,
Concordo com você que o kit com molas de Band pode ficar melhor e por um preço bem próximo, minha dúvida é quanto vai ficar ($$$) a mão de obra para instalar esse kit, que não é tão simples quanto apenas trocar as molas originais, a adaptação que que conheço, envolve a troca de suportes, o que implica na solda de novos suportes no chassi e em uma posição diferente da original do CJ, então prá não correr o risco de fazer alguma coisa errada, como por exemplo fixar os suportes tortos, e como nem todos tem uma máquina de solda em casa, é inevitável que acabe caindo na mão de um mecânico e aí o custo de kit instalado dependendo de quem faça o trabalho, no final, o preço total, incluindo peças e mão de obra, pode chegar a ser o dobro do preço só das molas.
Prá trocar os feixes do CJ por outros originais, custo é em média de R$ 1.100,00 incluindo aí os 4 feixes, os jumellos e as buchas, prá trocar dá prá fazer em casa mesmo sem necessitar de muitas ferramentas.
Claro que dependendo do uso, vale mesmo mais a pena gastar mais e colocar um kit de molas da Band, mas cada caso é um caso, é analise de custo x benefício.
Esse kit que você citou é o kit da TT4 ou da Molas FF ??? Sabe o preço ???
A foto acima mostra o chassi quase pronto, abusando um pouco de sua boa vontade e baseado no que vc está vendo (sei que a qualidade da foto está péssima - vou melhorar);Como posso melhorar a suspensão sem gastar muitas L$?? Fui Claro?