O carburador que equipava o motor Willys 3000 era o "DFV 444", o mesmo que equipou o Galaxie e as F-100 com motores 272 e 292 V8.
Versão Imprimível
O carburador que equipava o motor Willys 3000 era o "DFV 444", o mesmo que equipou o Galaxie e as F-100 com motores 272 e 292 V8.
só pra reavivar o topico... é que muitos não conhecem o motor 3.000 ou bf 184. que para o willys era com o filtro de oleo tradicional. e no maverick o circuito do oleo era de filtragem total, sendo tambem diferente a tubagem no maverick, e o tradicional no willys.
Bom dia
Senhores quase não posto mensagems no forum mas sempre estou acompanhando.
como foi reativado me chamou a atenção.
A quem quiser conheçer mais esse motor tenho um na minha Rural 1970 recem reformada.
Segue o Link do Picasa para apreciação.
http://picasaweb.google.com/Freddy.R.../Rural4x41970#
Abraços
Freddy, em uma das fotos, aparece o carburador dfv 228, com uma frange, e depois aparece o carburador original de dois venturi. originalmente parecido com os do galaxie, f 100 8 cilindros. isto é antes da desmontagem, e a tubagem também é diferente sendo que é um 6x2. . Também tenho umas rurais para reforma e tá tal como a sua, estragada na tampa trazeira e no assoalho bem debaixo da tampa (todo podre), tenho uma 62 (lata), 65, 66 e outra 68 e andando uma 73. toda reformada.
todos com o motor 6 cilindros bf 161. e também tenho duas f75, uma do ano de 1966 toda original guardada sem rodar a mais de 5 anos. e reformando uma 76 com o motor Bf 184. so que diferente da sua o cabeçote parece ser igual a de todos os willys que usa o carburador dfv 228. . Parabens pela reforma de sua Rural..
Antonio
Quando comprei ela eles fizeram uma ganbi e colocaram esse carburador. Como queria colocar o original sai na procura que por sinal é muito dificil de encontrar pois é o DFV 444 ele é diferente do Galaxi F100 e por ai a fora. a diferença está bem na base do mesmo para parte de cima muda muito pouca coisa. Exemplo: o acionamento do afogador que não tenho no meu.
Esse motor é o mesmo que saiu nas Aero Willys 2600 ou 3000 o 2600 com 2 carburadores ou esse duplo.
No cabeçote ele tem a Admissão separada ou seja não é uma peça só. Diferença esta com relação ao BF 161 e o coletor de escape original ele é em dois, podendo fazer um escape dimensionado.
Hoje praticamente já fazem dois meses que estou andando com ela ainda estou me acostumando mas agora é só alegria. Pois foram 2 anos de reforma todos os finais de semana e feriados.
O motor foi feito do zero e não foi facil encontrar peças, a mais critica foi as valvulas de escape que não tem de marca boa no mercado. ai parti para uma adaptação que aprovou 100%. Foi pego as valvulas escape do V8 282 pois ela tem o mesmo tamanho porém a cabeça é maior mas nada que uma boa retifica não faça o retrabalho.
E pelo geito você tem um legado de reliquias ai.
Legal se tiver algumas fotos gostaria de ver.
Abraço
Tambem vou montar um motor 184, o bloco tá retifica era std agora vai para 030" e o vira para 010"tanto mancal como biela, preciso começar a cotar os preços das peças do motor, mas agora é final de ano. então ano que vem vai embolar tudo, funileiro, pintura, tapeçaria e eletrica. o que dá pra gente fazer a gente faz. mas é preciso ferramenta para tal. então vamos que vamos. Quanto as fotos vou tirar e depois posto por aqui. OK ? até mais...........Gostar de antigo é coisa de doido. pois tenho além dessas uma camioneta chevrolet brasil 1961 todo original. é que não dá pra andar em todos, então fica na garagem cheio de pó, tambem estou reformando um opala especial ano 1975 duas portas, está no funileiro a passo de tartaruga mas devagar acho que o homem termina. esta também vou precisar de algumas peças tal como o suporte da lanterna trazeira (4 redondo) tá todo corcomido no lugar do parafuso da lanterna ( 3 parafusos soberba). então só no ferro velho.....E assim vai devagar e sempre........
Tb estou montando um 184 hehehe
Quero montar com um cabeçote de Aero Willys que consegui (2 buras) e escape 3x2 que tb consegui, DD da Motorspice.
Está tudo na retífica para ver o que acontece. Em termos de peças, como vcs fizeram com a bomba de óleo? A do modelo grande simplesmente não existe!
Ainda não fui na retifica, mas vi que o cilindro era std. agora é 030", o virabrequim era std ficou 010"tanto o mancal como a biela. e estou a espera da troca de guias de valvulas e o esmerilhamento das valvulas. Com certeza vou deixar tudo par o ano que vem. Mas, falando em bomba de óleo este motor veio com a bomba com filtro de oleo, e acho que vou deixar assim. e como vou usar a tubagem original da F 75 que é igual a todo Willys, vou dar um jeito no cano de saida de escape, fazendo as curvas para poder sair por fora da bomba pois o filtro atrapalha, tenho outro motor com a bomba grande porém sem o filtro nela, e o tradicional Willys lá por cima do cabeçote., se não der certo vou por ele, mas também tem a bomba pequena acho que os furos são os mesmos ainda não vi. mas a bomba pequena ainda tem..
Dá uma olhada na foto anexa, ainda não é definitiva apenas um teste de como vai ficar....
Reslima, este coletor de escape 3x2. é original do Aero Willys, motor 2.600.,
Outro dia vendo um opala 6 cilindros 4.100. tinha um coletor feito de tubo. saindo cada cilindro e unindo um pouco abaixo saindo em duas saidas. Acho que foi feito em curvador de tubos e soldados nas chapas feitas de cada cilindro. Ficou um trabalho bem feito.
Parece que esta tubagem foi feita em Marilia Sp. Como também preciso mudar o coletor pois o que veio no motor e um do maverick, e com o cambio na coluna acho que não dá certo. ou a gente coloca o coletor original da F. e curva a saida para dar certo e passar um pouco longe da bomba de oleo.......
Mercado Livre! O cabeçote e o coletor vieram, respectivamente dos grandiosos estados do RS e do PR.
Tem que ficar monitorando, de vez em quando aparece algo lá. Tem também o rolo4x4.com.br
Também achei um cara aqui em SP, na ZN, que tem carburadores prá c@#$&lho, além de manjar muito. Ele tem DVF 44 para itamaraty.
Quando montar o cabeçote do Aero vou mandar os dois buras lá para deixá-los com operação idêntica.