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Convex Datacenter
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  • #13



    Minha idéia seria melhorar a altura do jeep do solo para melhorar paraa passar em obstáculos. Por isso a idéia do spoa. E os feixes, são os originais. Não quero mandar arqueá-los. Alguém sabe me dizer quanto o jeep "sobe" passando de spua para spoa???
    A caixa de direção que está no meu jeep ainda é original.
    Qual a melhor opção de caixa para adaptar?
    Quero colocar uma hidráulica de uma vez...

    Quanto aos pedais, eu quero colocar suspensos. Alguém sabe se a pedaleira que sai nos ultimos Jeep's ano 82 é de algum carro da Ford, ou tem alguma similar???? Apesar de estar adaptando muita coisa no Jeep, algumas coisas gosto de manter proximo ao original...

    Valeu pelas dicas!!!

  • #14
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Dae Willão...

    Cara essa história de ergue o jeep fazendo spoa é meio enganosa...

    Pois você fazendo spoa estará erguendo somente do chassis pra cima, ou seja, o diferencial que é o que enrrosca fica no mesmo lugar... você somente terá altura de verdade em relação ao solo quando conseguir erguer a bolota do diferencial e isso só é possível de você usar pneus maiores ou tiver grana o suficiente para colocar diferencial de unimog...

    Por isso é Tão polemico essa história de fazer spoa... agora se você tem eixo de rural ou f75, ai sim vale a pena...

    Aos entendidos de plantão, que me corrigem se eu estiver errado...

    Forte abraço a todos...
    Christian Ullmann


  • #15
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    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Espaçadores de roda são uma boa opção.

    []´
    Ja tem espaçadores e as rodas são 15x10 com offset negativo. O esquema é levantar mais a carroceria mesmo, não vai ter jeito, como farei isso, eu ainda não sei, já que estou utilizando coxins de motor do opala como calços, e esses já são bem grandes, to pensando em fazer umas 'bolachas' de tecnil e colocar sob esses calços que já possuo pra conseguir um pouco mais de altura.

  • #16
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    SPOA e Direção

    Citação Postado originalmente por Willão64 Ver Post
    Minha idéia seria melhorar a altura do jeep do solo para melhorar paraa passar em obstáculos. Por isso a idéia do spoa. E os feixes, são os originais. Não quero mandar arqueá-los. Alguém sabe me dizer quanto o jeep "sobe" passando de spua para spoa???
    A caixa de direção que está no meu jeep ainda é original.
    Qual a melhor opção de caixa para adaptar?
    Quero colocar uma hidráulica de uma vez...

    Quanto aos pedais, eu quero colocar suspensos. Alguém sabe se a pedaleira que sai nos ultimos Jeep's ano 82 é de algum carro da Ford, ou tem alguma similar???? Apesar de estar adaptando muita coisa no Jeep, algumas coisas gosto de manter proximo ao original...

    Valeu pelas dicas!!!
    Como nosso amigo Kitiu disse, com o SPOA você apenas estará levantando o chassis e o CG do jeep. O que enrosca mesmo que são os eixos permanecerão da mesma altura. Porque o pessoal faz SPOA então? Para conseguir colocar pneus enormes, mas para isso é necessário (para fazer bem feito) aumentar a largura dos eixos (normalmente usando de Rural) e alongar o chassis. Sendo assim, se o seu jeep fosse meu, eu voltaria a configuração original para evitar problemas nas inclinações laterais.

    Já a direção, pode ser qquer uma de camionete, tipo S10 ou Ranger, mas dá também para utilizar a de opala (é a que eu uso), pois aguenta bem e é barata, mas fica a frente da grade o jeep (não é muito estético não, se é que vc se importa com isso).

    Mais uma vez recomendo: evite utilizar a direção VW (santana, gol), a não ser que faça a instalação com guias para evitar a comum quebra da carcaça da caixa. Tem um tópico imenso no forum sobre isso:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=diferen%E7as

    Abraços,

  • #17
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    Utilizo a direção VW a muito tempo e aguenta muito cacete. É claro que a instalação das guias é fundamental. Se não fizer questão da direção hidráulica opte pela direção do Passat (antigo) com ela não precisa fazer guias e fica muito, mas muuuito resistente.

  • #18
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Dae Maurício...

    Aqui na minha cidade tem um jeep (feio por sinal) que o cara ergueu o suporte dos calços para deixar o jee pmais alto, mas não aconselho a fazer o mesmo.

    Só não entendi o porque de levantar tanto a carroceria... eu uso calço de 1 polegada e ta bom demais...

    Quanto a direção e VW, uso a muito tempo também mesmo sem as guia nunca quebrou ou tive problema...mas claro esse não é o tópico pra se discutir isso...

    Forte abraço!
    Christian Ullmann


  • #19
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    Alguns motivos para fazer SPOA:
    - Aumenta a distancia de todo o powertrain (motor e cambio) e o "atoleiro"; Isto evita problemas com o motor de arranque, distribuidor, embreagem, etc....
    - Aumenta o curso da suspensão, facilitando a passagem em erosões

    Agora, não pense que SPOA é apenas passar o feixe para cima, tem uma serie de implicações para não perder a dirigibilidade e segurança do Jeep.....
    CJ5 - 1962 - Motor 250s Turbo - Eixos Rockbone - 200% Bloqueado - Wolverine 38" - Guincho Ekron

  • #20
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Fiz SPOA para retirar os feixes de baixo do carro, pois ao contrario do que foi dito, não é o diferencial que atrapalha mais, os dois diferenciais são apenas dois dos seis ponto de ancoragem do jeep, qdo os feixes estão sobre os eixos, vc elimina 2/3 dos enrroscos.

    O com relação a alteração do CG, tão comentado, meu jeep ficou cerca de 8 cm mais alto, praticamente mesmo resultado q se obtem com pneus gigantes (2" = 5 cm no raio) e calços (+ 2" geralmente) na carroceria, ou seja, a perda de segurança SPOAndo ou calçando e aumentando os pneus é o mesmo, mas na trilha fica bem melhor (na minha opinião) SPOAdo.

    Não sei como o carro estará da qui a 6 meses, como foi comentado, mas não vejo motivos para que o carro seja danificado, tomando-se os devidos cuidados com relação ao angulo de caster, das cruzetas, e empregando barra anti Axle Wrap, não vejo motivos para ter medo, (mesmocom eixos e feixes originais) pelo contrario, não forço em quase nada o carro nas trilhas.

    Apenas acho q para quem pratica trilhas predominantemente em erosões, é mto mais acomselhavel pneus maiores do que SPOA, agora no meu caso, que enfrento facões e possoas mto grandes, acho SPOA mais indicado.
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #21
    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    Já a direção, pode ser qquer uma de camionete, tipo S10 ou Ranger, mas dá também para utilizar a de opala (é a que eu uso), pois aguenta bem e é barata, mas fica a frente da grade o jeep (não é muito estético não, se é que vc se importa com isso).
    E direção que não fica para fora da grade, quais são boas? Eu acho que a estética é muito do jeep, principalmente os que andam mais em asfalto...


    Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #22
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    E direção que não fica para fora da grade, quais são boas? Eu acho que a estética é muito do jeep, principalmente os que andam mais em asfalto...


    Eduardo
    Procure pelas direções VW (gol, santana, etc - são todas parecidas), sendo bastante discutidas neste topico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ht=dire%E7%E3o

    Eu tenho destas no meu, mas já esta com folga, porem não sei como o antigo dono cuidava dela, mtos no forum elogiam ela, principalmente se instalada com algumas guias apropriadas (ver no topico), e desde com pneus não exagerados (31")
    Willys 1957 - vermelho
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  • #23
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Fiz SPOA para retirar os feixes de baixo do carro, pois ao contrario do que foi dito, não é o diferencial que atrapalha mais, os dois diferenciais são apenas dois dos seis ponto de ancoragem do jeep, qdo os feixes estão sobre os eixos, vc elimina 2/3 dos enrroscos.

    O com relação a alteração do CG, tão comentado, meu jeep ficou cerca de 8 cm mais alto, praticamente mesmo resultado q se obtem com pneus gigantes (2" = 5 cm no raio) e calços (+ 2" geralmente) na carroceria, ou seja, a perda de segurança SPOAndo ou calçando e aumentando os pneus é o mesmo, mas na trilha fica bem melhor (na minha opinião) SPOAdo.

    Não sei como o carro estará da qui a 6 meses, como foi comentado, mas não vejo motivos para que o carro seja danificado, tomando-se os devidos cuidados com relação ao angulo de caster, das cruzetas, e empregando barra anti Axle Wrap, não vejo motivos para ter medo, (mesmocom eixos e feixes originais) pelo contrario, não forço em quase nada o carro nas trilhas.

    Apenas acho q para quem pratica trilhas predominantemente em erosões, é mto mais acomselhavel pneus maiores do que SPOA, agora no meu caso, que enfrento facões e possoas mto grandes, acho SPOA mais indicado.
    Eu não disse que ia quebrar.Eu disse que vamos ver se depois de 6 meses vc ainda vai achar spoa com eixos originais uma boa.
    Como as trilhas que vc faz são lama, essa configuração pode até ficar boa.Já numa inclinação lateral, dentro de uma erosão, não vai ser bom.
    Jeep alto e estreito, tomba com certeza.

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #24
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Ja tem espaçadores e as rodas são 15x10 com offset negativo. O esquema é levantar mais a carroceria mesmo, não vai ter jeito, como farei isso, eu ainda não sei, já que estou utilizando coxins de motor do opala como calços, e esses já são bem grandes, to pensando em fazer umas 'bolachas' de tecnil e colocar sob esses calços que já possuo pra conseguir um pouco mais de altura.
    Maurício

    Os seus pneus vj910 equivalem na altura a um 34.Eu uso 35 com off set -33, espaçadores 2", raspa na caixa de rodas muito pouco.De uma olhada no link abaixo, na minha assinatura.

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

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