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Convex Datacenter
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  • #1

    Jeep parrudo e sem frescura




    Estou montando um Willys 64.
    Vou colocar motor GM 4.1, cambio clark 260F, rodas 15x10 com pneus 31 ou 33.
    Quero montar um conjunto forte. Não quero gastar com perfumaria. Quero uma mecanica confiável e forte.
    O que mais devo trocar?
    A caixa de direção eu quero trocar, mas não sei qual usar.
    Sistema de freio, o que seria bom modificar, além de instalar freios a disco? Qual cilindro mestre melhor se adapta ao sistema do Jeep?
    Estou pensando em por as molas sobre os eixos. Fica bom?
    Bem é isso ai, queria contar com a opnião de voces, pois quero gastar uma vez só, fazendo certo, sem precisar gastar de novo refazendo.
    Qualquer dica ou opnião será bem vinda..
    Até!!!


  • #2
    Usuário Avatar de Chevi
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    Salve, salve!

    O conjunto está bom. Motor ok, caixa ok, pneus ok (eu iria de 33). Mais do que isso só mesmo os freio a discos e um hidrovácuo com pedaleira suspensa.

    Mesmo antes dos freio a disco já dá para encarar as trilhas.

    Recomendo você usar bem o jeep com esta configuração (antes ou depois dos discos) e só depois decidir de acordo com a SUA necessidade no quê mais investir.

    Se partir para SPOA (molas sobre os eixos), já estarás no campo de muitas outras alterações. Além disso, como você verá em vários tópicos que procurar sobre SPOA, não faz muito sentido instalar SPOA em pneus menores do que 35.

    Tudo tem prós e contras, use o jeep e descubra o que você precisa.

    Abraços,
    Chevi
    Willys Assombroso CJ-5/58 4.1 - Clarck CL2205E - Colossus Max - XRC10 Comp
    Nissan Xterra SE

  • #3
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
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    minha opinião:

    motor e caixa otimos
    coloca freio a disco na dianteira
    cilindro mestre e servo freio da f-1000
    Direção colocar uma hidraulica de opala
    Fazer spoa é bacana,mas se quer usar ate pneus 33 deixa como esta,só coloca uns calços na carroceria

    Basicamente eu faria isso

    abraços
    Anderson

  • #4
    Usuário Avatar de Robertux
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    Se é para deixar forte, para trilhas pesadas eu colocaria pneus 33, eixos flutuantes na trazeira, caixa de direção mecanica de Maverick, freio a disco na dianteira com pedaleiras suspensas e servofreio. Motor e câmbio estão ótimos.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #5
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Dae Willão 64

    Concordo com os demais colegas foristas...

    Mas principamente com um detalhe que o Chevi falou...

    "usar bem o jeep com esta configuração (antes ou depois dos discos) e só depois decidir de acordo com a SUA necessidade no quê mais investir."

    Jeep não tem uma receita certa, cada caso é um caso...

    Mas por questões de segurança, não deixe de investir no santo antonio, gaiola, bancos concha e sinto 4 ponta....

    E por mais que uns amigos meus falam por aqui... "freio é psicológico"... hehehe

    É bom ter um confiável conjunto de freio....

    Forte abraço!!!
    Christian Ullmann


  • #6
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    Eu investiria num sistema de embreagem hidráulica também, não custa caro e pra adaptar é uma baba.

  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    concordo com tudo que foi dito, só lembro que spoa com eixos originais fica perigoso, feio, ruim de trilha etc etc etc

    Spoa só pra pneus maiores que 35, pelo menos um 37.


    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #8
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    concordo com tudo que foi dito, só lembro que spoa com eixos originais fica perigoso, feio, ruim de trilha etc etc etc

    Spoa só pra pneus maiores que 35, pelo menos um 37.


    []´
    Só quem já teve SPUA e SPOA, pra poder dizer, spoei o meu esses dias, com pneus 31" (eixos originais e feixes "desarqueados"), não troco por nada!!!! Perigoso fica em carros com feixes arqueados, onde se eleva demasiadamente o CG, necessitando de outras adaptações (eixos / feixes/ amortecedores).

    Pra trilha não tem nada melhor, o Jeep passa em lugares, onde jeeps e toyotas SPUA com pneus 35" não saem do lugar. Ao contrario do que mtos ainda pensam SPOAr o jeep não serve apenas para deixa-lo mais alto, para isso basta colocar calços na carroceria.
    Mas... para este tipo de discussão há outros topicos. E depende muito do tipo de trilha q pretende fazer.

    Se o amigo pretende adaptar, aconselho a usar o Jeep do jeito q está, sentir onde há necessidade, qual o tipo de trilha há ao ser dispor, para então tomar alguma decisão.

    Se um dia for mudar a direção (hidraulica ou não)...aproveita e spoa ele, afinal...se vc adaptar direção com ele SPUA, e um dia SPOA-lo, vai ter que praticamente refazer o serviço. Mas...para isso tbm há topicos especificos.

    Freios a disco e pedaleira suspensa, bloqueios, são otimos. Mas...para isso tbm tem topicos especificos.

    Pneus 37"....bom, para quem tem um 4.1 e caixa boa, pode ser uma jogada mto interessante, mas...ai vai ter q investir em eixos flutuantes, amortecedores apropriados, direção hidraulica, eixos de rural, feixes de toyota, etc....
    4X4 Brasil
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #9
    Usuário Avatar de aareal
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    Spoa

    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Só quem já teve SPUA e SPOA, pra poder dizer, spoei o meu esses dias, com pneus 31" (eixos originais e feixes "desarqueados"), não troco por nada!!!! Perigoso fica em carros com feixes arqueados, onde se eleva demasiadamente o CG, necessitando de outras adaptações (eixos / feixes/ amortecedores).

    Pra trilha não tem nada melhor, o Jeep passa em lugares, onde jeeps e toyotas SPUA com pneus 35" não saem do lugar. Ao contrario do que mtos ainda pensam SPOAr o jeep não serve apenas para deixa-lo mais alto, para isso basta colocar calços na carroceria.
    Mas... para este tipo de discussão há outros topicos. E depende muito do tipo de trilha q pretende fazer.

    Se o amigo pretende adaptar, aconselho a usar o Jeep do jeito q está, sentir onde há necessidade, qual o tipo de trilha há ao ser dispor, para então tomar alguma decisão.

    Se um dia for mudar a direção (hidraulica ou não)...aproveita e spoa ele, afinal...se vc adaptar direção com ele SPUA, e um dia SPOA-lo, vai ter que praticamente refazer o serviço. Mas...para isso tbm há topicos especificos.

    Freios a disco e pedaleira suspensa, bloqueios, são otimos. Mas...para isso tbm tem topicos especificos.

    Pneus 37"....bom, para quem tem um 4.1 e caixa boa, pode ser uma jogada mto interessante, mas...ai vai ter q investir em eixos flutuantes, amortecedores apropriados, direção hidraulica, eixos de rural, feixes de toyota, etc....
    Estou com o Sergio (e com a maioria absoluta do fórum): SPOA com eixo original não vale a pena. Por mais que os feixes estejam desarqueados, o jeep fica mais alto, prejudicando muito nas trilhas. As melhorias de curso e vão livre (apenas nos suportes das molas, já que a bola permanece) não justifica a mudança.

    Na MINHA opinião: SPOA só com eixos de Rural e pneus enormes (>35")

  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Só quem já teve SPUA e SPOA, pra poder dizer, spoei o meu esses dias, com pneus 31" (eixos originais e feixes "desarqueados"), não troco por nada!!!! Perigoso fica em carros com feixes arqueados, onde se eleva demasiadamente o CG, necessitando de outras adaptações (eixos / feixes/ amortecedores).

    Pra trilha não tem nada melhor, o Jeep passa em lugares, onde jeeps e toyotas SPUA com pneus 35" não saem do lugar. Ao contrario do que mtos ainda pensam SPOAr o jeep não serve apenas para deixa-lo mais alto, para isso basta colocar calços na carroceria.
    Mas... para este tipo de discussão há outros topicos. E depende muito do tipo de trilha q pretende fazer.

    Se o amigo pretende adaptar, aconselho a usar o Jeep do jeito q está, sentir onde há necessidade, qual o tipo de trilha há ao ser dispor, para então tomar alguma decisão.

    Se um dia for mudar a direção (hidraulica ou não)...aproveita e spoa ele, afinal...se vc adaptar direção com ele SPUA, e um dia SPOA-lo, vai ter que praticamente refazer o serviço. Mas...para isso tbm há topicos especificos.

    Freios a disco e pedaleira suspensa, bloqueios, são otimos. Mas...para isso tbm tem topicos especificos.

    Pneus 37"....bom, para quem tem um 4.1 e caixa boa, pode ser uma jogada mto interessante, mas...ai vai ter q investir em eixos flutuantes, amortecedores apropriados, direção hidraulica, eixos de rural, feixes de toyota, etc....
    Basta ter alguma noção de mecanica, saber o que é CG e ter feito algumas trilhas, que qualquer um pode dizer.
    vamos ver se depois de seis meses de uso em trilhas, vc vai ter a mesma opinião.

    []´
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  • #11
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    Mandei recapar meus pneus 33 e agora eles ficaram muito próximo da lateral da caixa de roda traseira. Tava pensando em spoar mas não sou muito fã dessa prática. Acho que vou optar por uns calços maiores ou sei lá o q... só sei q os pneus 33" recapados com a borracha VJ9100 da Vipal ficaram bem Monstros.

  • #12
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Mandei recapar meus pneus 33 e agora eles ficaram muito próximo da lateral da caixa de roda traseira. Tava pensando em spoar mas não sou muito fã dessa prática. Acho que vou optar por uns calços maiores ou sei lá o q... só sei q os pneus 33" recapados com a borracha VJ9100 da Vipal ficaram bem Monstros.
    Espaçadores de roda são uma boa opção.

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