Errado denovo
não é só velocidade que age lá, jalapão te diz algo? pois é... tenta correr lá no terreno arenoso e com "cupim" a cada 200 metros??
Falando de jeep e trilha.. esquece o rally então (porque 280cv de um 3.0 deve ter troque baixo pra vc)...
Simples torque em baixa vc faz com a reduzida, ele é bom com certeza, mas o peso x potência que o motor diesel dá é ruim, qualquer motor 4cc a alcool ou gasolina sobrealimentado com um supercharger por exemplo tem melhor relação peso x potencia, erosão, lama isso tudo é a mesma coisa
Pergunta pro Bill que tem o Spider II (quem nãos abe um moon buggy de rock crawling) porque ele usa um motor Boxer 4cc gasolina do subaro (motor de maior torque em alta) ou seja SUPERQUADRADO...???
Porque ele põe a reduzida que quiser ou doubler etc e tá ai o que vc precisa de potência em erosão...
Isso que vc está falando é válido até certo ponto, se vc pesar peso x potencia, custo x beneficio e torque final vc tem a exata noção de porque um motor pequeno e leve com qualquer sobealimentação (que diga-se de passagem o 2.8 é TURBO DIESEL) vence em CV facil qualquer 2.8...
Não precisa ir longe, pensa numa preparação pra chegar nos mesmos conformes do 2.8 turbo-diesel??
Opala 4cc 2.5 gasolina + uma turbina ou supercharger te garanto que seus 163cv do diesel firaram pra trás nos miseros 245 pra 280cv do motor de opala, isso SEM ALTERAR NENHUM REGIME DE GIRO do motor...
Essa relação de "para jipe" é melhor motor diesel é uma piada de mau gosto... se o jeep fosse uma caminhonete de carregar peso sempre e deslocamentos absurdos todos os dias valeria o investimento, caso contrário é dificil engolir...
Eu gosto do diesel e do ciclo diesel, porém atuamente, a capacidade dos motores diesel e as possibilidades de um motor gasolina e alcool é complicado avaliar, mas eu GOSTO do diesel... os eletronicos, os antigos eu prefiro não opnar pra não ser mais polêmico