Vejo inúmeras vantagens e desvantagens em se ter um motor diesel no jeep! mas tudo depende do seu uso!
O Diesel mais comun usado em adaptações que eu conheço é o MWM 2.8 da S10
Bem o MWM é fácil de consegui, é um baita motor com bastante torque e potência pricipalmente para o peso do jeep, já vi muitos rodando por ai e fica show de bola, não sei com é a adaptação mas não deve ser difícl, quanto a manutenção também não é o bixo como dizem..
No caso do motor a Gasolina ou Álcool, depende muito de qual motor vai colocar, tenho no meu um opala 4cc a álcool e não tenho do que reclamar.
As grandes diferença que vejo nos exemplos que cite são, o diesel não apaga na água e é um pouco mais econômico, uma vantagem se gosta de entrar em rios e usa o jeep no dia-a-dia só que não deve sai por menos de uns 10 conto fora adaptação, já o opalinha 4cc no meu caso, ele todo preparado com mais de 140cv já instalado no jeep me custou cerca de 3 conto, então e tenho 7 conto pra compra combustível e nos rios eu fico só olhando...
Uma dica se for de diesel esquece o resto, vai de MWM 2.8
Se for de Gasolina ou Álcool, vai de Opala ou AP, só que ai depende do uso do jeep, pois o AP tem menos torque.
Mas resumindo, cada caso é um caso! Essa é minha opinião!
Forte abraço!