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  • #13
    Usuário Avatar de RODFRAGA
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    já que estamos falando em diagnostico de cambio, hoje fuii dar uma volta com a viatura, motor bf e caixa 3 marchas e quando pegava uma subida forte colocava em primeira e no meio da subida ela escapava. Como faz tempo que nao chove, estava tudo muito seco com muita pedra.... Detalhe, não utilizei reduzida.... Existe algum mecanismo que protege a caixa quando se acelera demais em primeira e ela desengata? Porque quando tornava a engatar e pisava de leve, ia na boa....

  • #14
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Olá Rodfraga !!!!!!! "Rapaiz" mecanismo de proteção em cambio de Jeep antigo é só o bom senso do piloto kkkk
    Não tem nada disso meu amigo esse cambio tá com desgaste em algum componente, pode ser nas engrenagens , pode ser na trava da vareta que segura o garfo, ou no próprio garfo, só abrindo...

    Marcosbertioga, se prepara para comprar um anel sincronizado novo, na hora que deu ré ele foi pro saco, quando vc abrir vai ver que a cava que era quadrada estará "desbeiçada" , isso acontece por falta de ajuste axial, e vertical e macaquinhos (travas) pequenos pois esses câmbios na maioria já rodaram muito e é difícil ajustar. Para frente fica normal pq as engrenagens não topam em nada e mesmo com um pouco de curva no eixo de cima vai td bem, na ré o sincronizado não "solta" direito pq o eixo está saindo da posição que deveria. ai prende mesmo e estraga.
    Vai ter que abrir SIM , retirar o cambio SIM , mas fica tranquilo é serviço rápido, tem que conseguir ajustar , ai vai rodar por muito tempo tranquilo.

  • #15
    Usuário Avatar de william_1966
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    Cara, são os "macaquinhos"... pode deixar sem, estou com o meu sem a mais de 1 ano e 5mkm e esta tudo certo... O único detalhe é que o meu é 3M... mas deve ser parecido "o esquema da coisa"...
    1966 - Jeep Willys
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  • #16
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por RODFRAGA Ver Post
    já que estamos falando em diagnostico de cambio, hoje fuii dar uma volta com a viatura, motor bf e caixa 3 marchas e quando pegava uma subida forte colocava em primeira e no meio da subida ela escapava. Como faz tempo que nao chove, estava tudo muito seco com muita pedra.... Detalhe, não utilizei reduzida.... Existe algum mecanismo que protege a caixa quando se acelera demais em primeira e ela desengata? Porque quando tornava a engatar e pisava de leve, ia na boa....
    O seu caso é no câmbio mesmo? É a primeira que solta? ou seja, se vc colocar a primeira de novo ele anda? pergunto pois o que também faz o jeep ficar sem tração, normalmente quando exigido, é a reduzida que solta a tração (passa a neutro)...

    Felicidades!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #17
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    20/03/2013
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    Arrumei um mec aqui na minha cidade que vai me cobrar 450,00 de mão de obra, as peçãs eu vou comprar pela internet.

    Agora descobri que isto so acontece quando uso a re, e nem sempre.

    Agora que percebi que é com a re, engato e depois solto devagar a em breagem e vou dando re na manhinha, se senti que ta tendo alguma ressitência paro.

    Quando trava eu desligo a tração e coloco 4, 3, 2, e depois primeira, depois ligo a tração novamente.

    Vou encostar esta semana pra mexer, estou querendo trocar os retentores tambem e se nescessário algum rolamento, sei que o momento é ideal pra trocar muita coisa, mais a grana ta curta.

    Pior é ficar sem o carro, acho que to viciado nele, e da um medo de deixar os outros mexer, so o que eu não posso fazer mesmo se não eu mesmo arrumo.

    Ja colo quei, o alternador do corsa, alinhei a polia do alternador, troquei a mangeira do radiador, troquei a via de combustível, instalei marcador de combustível, acendedor de cigarro, troquei um amortecedo, tirei vazamento da tampa trazeira da caixa de tranferência mutipla ( acho que é este o nome ) e sei la mais o que. Já to parecendo mecanico

  • #18
    Usuário Avatar de RODFRAGA
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    17/04/2010
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    Eu não estava usando tração... E se engatar novamente a primeira vai embora, mas se pisar demais novamente , tipo numa subida mais ingrime, escapa novamente

  • #19
    Usuário Avatar de fmsJeep75
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    cambio 3m ou 4m? qual o melhor?

    Citação Postado originalmente por williampussi_filho Ver Post
    Cara, são os "macaquinhos"... pode deixar sem, estou com o meu sem a mais de 1 ano e 5mkm e esta tudo certo... O único detalhe é que o meu é 3M... mas deve ser parecido "o esquema da coisa"...
    Caro William, também tenho um 3m e também tive um travamento na primeira marcha. O mecanico disse que eram os macaquinhos e me aconselhou a trocar por um cambio de 4m. Segundo ele é melhor que o de 3m porque não tem este problema de agarrar os macaquinhos. Não aceitei pois adoro o meu 3m e quero manter a originalidade, além do mais já vi vários relatos aqui mesmo de 4m agarrando macaquinhos também. O mecanico insitiu que este 3m é uma m..., que o problema voltaria a ocorrer e que o 4m é que é o bom. Bem, não aceitei a proposta dele. Mandei que arrumasse os macaquinhos do meu e estou rodando com ele numa boa já a alguns meses. Agora vendo seu relato sobre retirar os macaquinhos influi com a proposta. Acho que isto poderia ser a solução para que eles não agarrem mais. O que acha disso tudo? Só me resta uma dúvida: Se os macaquinhos são para travamento, como pode rodar sem eles e não fazerem falta? Será que não vai afrouxar ou escapar nada com algum tempo de uso? No aguardo de manifestação dos colegas. Obrigado.
    BF161, 1975, 6 Cil, Retificado, 3 Marchas, Gaiola, Conversível, Pneus 255x70x15, Guincho 8500lbs.

  • #20
    Usuário Avatar de william_1966
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    Citação Postado originalmente por fmsJeep75 Ver Post
    Caro William, também tenho um 3m e também tive um travamento na primeira marcha. O mecanico disse que eram os macaquinhos e me aconselhou a trocar por um cambio de 4m. Segundo ele é melhor que o de 3m porque não tem este problema de agarrar os macaquinhos. Não aceitei pois adoro o meu 3m e quero manter a originalidade, além do mais já vi vários relatos aqui mesmo de 4m agarrando macaquinhos também. O mecanico insitiu que este 3m é uma m..., que o problema voltaria a ocorrer e que o 4m é que é o bom. Bem, não aceitei a proposta dele. Mandei que arrumasse os macaquinhos do meu e estou rodando com ele numa boa já a alguns meses. Agora vendo seu relato sobre retirar os macaquinhos influi com a proposta. Acho que isto poderia ser a solução para que eles não agarrem mais. O que acha disso tudo? Só me resta uma dúvida: Se os macaquinhos são para travamento, como pode rodar sem eles e não fazerem falta? Será que não vai afrouxar ou escapar nada com algum tempo de uso? No aguardo de manifestação dos colegas. Obrigado.
    Então, estou rodando sem os macaquinhos, e já fiz trilha, peguei estrada longa, "dei vdo", etc... não escapou nada, não faz barulho, tudo 100%...

    Acho que não terá problema não.
    1966 - Jeep Willys
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  • #21
    Usuário Avatar de william_1966
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    Quanto a problemas com o decorrer do uso, se manter revisado pode ter certeza que não terá problemas...
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  • #22
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    MONTES CLAROS/MG
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    Me ajudem meu cambio foi revisado trocado os 4 aneis do sincronizado rolamentos eixo piloto e os cachorrinhos do sincronizador, é um cambio de 4 machas e quando engato a ré ela engata perfeitamente só que quando aperto a embreagem ele da uns trancos como se uma engrenagem estivesse pegando na outra, ja abri a tampa e ta normal engatei a ré manualmente e continua dando tranco. o que pode ser?

  • #23
    Usuário Avatar de Sydney66
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    25/07/2011
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    Quando aperta a embreagem?? Ou seria quando solta a embreagem? Amigo minha análise é que seu problema é no eixo carretão, ou carretel, ou tecnicamente "trem de engrenagens", os dentes da engrenagem de ré do seu eixo carretel estão com desgaste excessivo. Não é possível ver apenas tirando a tampa pois fica abaixo do nível de óleo, mesmo tirando o óleo as engrenagens dificultam a visão. Quando foi revisado olharam isso?
    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #24
    Usuário Avatar de elmocouras
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    23/11/2013
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    João Pessoa/PB
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    Alavanca de cambio travada

    Pessoal, estou com problemas no meu Jeep, não estou conseguindo tirar a alavanca do cambio da 1ª marcha. Ela está como se estivesse travada. O que pode ter ocorrido? Como faço para destrava-la e ela voltar ao normal. (OBS: antes o jeep estava normal, o cambio é o 3 marchas) valeu!

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