Na casali com certeza tem...
abs
Versão Imprimível
como tudo na vida: tem prós e contras!
está num v8 292 do galaxie, sem adaptações portanto, afinal esse motor tb equipou as f100 e f350 que usavam o 240f. Da mesma forma vai casar bem com o seu falcon, segundo meu amigo fernandão, são mecanicas que se 'conversam' entre si.
é um cambio com primeira super curta, chamam até de primeira trator (relação 6.32:1). veja bem a relação do diferencial que vai usar, a minha vou ter que trocar, pois ficou demasiadamente curta(9:53) com este cambio.
o cambio é seco, os engates não são dos mais confortaveis, são duros porém precisos. tenha paciencia para engatar, o cambio seco é totalmente diferente dos sincronizados. a ré é do lado da terceira, então vai raspar até vc achar o ponto certo do engate.
em termos de resistencia, pode esquecer, tá bem servido...
minha conclusão(parpite): prum carro só de trilha como o meu acho uma boa...porque dificilmente vai dar manutenção(pode até estourar qq outra coisa pra traz dele), não é um cambio caro, é curto pacas, as adaptações não são nenhum bicho de sete cabeças e dá pra suportar o desconforto dos engates. conclusão 2- se eu fosse montar um 4x4 e tivesse com grana para tal, colocaria um cambio mais moderno, veja bem, não estou reclamando do meu 240F, que tá me servindo muito bem, apenas tenho e dou ciencia de que há coisa melhor na vida.
já prum carro de uso misto e de pouca exigencia de robustez, acho besteira, um exagero de engrenagens monstras.
tamo aí, vamo trocando idéia!!
danilo
Beleza,
Pois é véi, eu uso o Jeep tanto pra passear, pra curtir e pra trilhar também. Eu desmontei o câmbio e as engrenagens são soncronizadas...
Será que o meu câmbio não é de uma 'geração' mais nova? Ele está muito bom, engrenagens boas, rolamentos novinhos, anéis sincronizados perfeitos... enfim me parece q vai ficar excelente. Em relação aos engates duros não me preocupo já que fui criado dentro de um MB 1519 rssssssssssss. Mas pelas D20's e D10's que eu ja dirigi acredito q será um cambio bacana, em relação a robustez sem comentários né...
Concluimos a flange ontem, veja a foto da chapa, ficou bonitinha né? To gostando do serviço que estamos fazendo.
Hoje fizemos e emenda das duas caixas, siliconamos as duas partes, parafusos e prisioneiros travados com loctite.
A flange ficou muito boa, e encaixou perfeitamente na uniao das duas partes. Agora resta saber se na prática nao vai dar vazamento.
Nas fotos os detalhes do trabalho.
Deu certinho o comprimento do entalhado, o eixo piloto precisou ser modificado porém somente teve que ser alongado em 2,5 cm. Bacana saber também que o meu cambio é 240fs, torneamos somente o centro da engrenagem da reduzida para que ela encaixe no eixo entalhado.
Hoje colocamos o cambio no lugar, só resta agora adaptar os cardans e testar o bicho, amanha coloco fotos.
Aí estão as fotos do cambio ja flangeado e instalado no lugar, agora vou ter q esperar uns dias ja que por aqui não se encontram luvas e espigas decentes para os cardans. Também terei q confeccionar uma nova travessa para suportar o 'pequeno' cambio e modificar as alavancas para que fiquem em seus devidos lugares.
Dei a primeira volta com o Jeep agora a pouco e tive as seguintes impressões:
-O cambio é muito forte e grande, a primeira marcha é super reduzida e ronca pacas!!!
- Dá pra arrancar em segunda!
- A terceira é difícil de encontrar no inicio!
- A quarta é normal, ou seja a mesma relação que se tem em terceira num cambio 3m.
- Fiquei me coçando pra meter um diferencial 13x47 para aproveitar um pouco mais a primeira.
- Quando farei isso? Em breve!
- Ficou bom? Para um Jeep playboy definitivamente NÃO, um câmbio de chevete é bem mais macio e silencioso, já para um Jeep de macho que tem pretenções de ser 'inquebrável' e 'indestrutível' é a melhor pedida!
Ps: As marchas entram macias, sem arranhadas e sem trancos. Igual uma D20 mesmo.
Dependendo do pneu q tá usando, deixa assim para não prejudicar o desempenho nas trilhas.