x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 44
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 0

Fotos dos procedimentos que fiz. Favor verificar se está correto a montagem até aqui .

Sou muito agradecido à ajuda que tem me dado Leopoldo. Valeu mesmo .

OBS.: Tenho mais dúvidas, vide descrição das fotos.

Ah! Quanto à mancha vermelha na ponta de eixo anterior, eu não apliquei calor algum à peça, só se algum outro mecânico em um serviço anterior aplicou .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -separar_denovo_001_708.jpg   -separar_denovo_004_204.jpg   -separar_denovo_211.jpg   -separar_denovo_005_173.jpg   -separar_denovo_006_387.jpg  

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 11
    FOTO 1-

Não sei que graxa é essa e a quanto tempo está no eixo. Eu removeria o semi-eixo, lavaria cuidadosamente o rolamento ..... cuidado para não bater no chão, ou em qualquer outro lugar ...... encheria o tubo e o rolamento com graxa branca ou azul.

Mas antes,

com uma furadeira e uma escova de aço na ponta, daria um polimento na face de contato na flange, onde os parfusos não estão mais alí e depois daria um banho de ferrox.

Ao montar as e flange e nas arruelas o silicone vermelho, preto ou cinza da permatex.

SÓ O DA PERMATEX !

NÃO use o de base acido acético tipo brascoved. Isso corroi as peças.

FOTO 2-

Os espaçadores ficam com o 6º furo (dreno) mirado para baixo !

Veja que a montagem original, até o espelho de roda tem o furo no lugar certo:

FOTO 3-

Observar que dependendo do tipo de kit fabricado de freio, a arruela grossa vai ou não montada em cima dos calços. A função da arruela grossa é manter a capa no lugar desejado. Como o suporte da pinça é de uma espessura respeitável, pode ser usada ao invés da arruela grossa, então, verifique com o fabricante.

Apenas atente para o detalhe que o retentor e a capa do retentor deveriam vir montados ANTES do suporte de pinça, então é importante verificar essa informação com o fabricante.

Assim,

Ou instala-se os espaçadores, a arruela trava, o retentor e a capa e depois o suporte..... ou ..... os espaçadores, o suporte, o retentor e a proteção do retentor.

Não esquecer do procedimento final de ajuste da pré-carga com o semi-eixo virando.

Não esquecer de verificar a pré-carga em cima dos rolamentos

FOTO 5-

Esse é o retentor e falta a capa de proteção. Observe que o retentor vem montado com o lábio para o lado de FORA do eixo, assim , olhando para uma montagem correta, o da direita é como se estive no eixo, olhando para o lado em que se monta.

Observe que o 6 furo vai montado mirando-se para baixo.

FOTO 6-

Essa é a capa protetora que como todo o resto tem um ressalto que aponta para baixo.

Porque?

para excesso de graxa que sai do retentor ou água que entra no eixo sair por baixo .... entendeu? por isso tem o 6º furo ..... o dreno, que casa com o furo na flange (foto 1) .......

OPA !

Parece que não fizeram o furo na flange.

Isso é fácil de resolver.

Marque a posição do furo com um dos arruelas espaçadores, faça um furo com uma broca de 5/16" e depois alargue para 3/8", passar ferrox no furo e depois pintar.

Por isso é importante verificar com o fabricante do kit a ordem recomendada de montagem pois dependendo, teria que fazer o 6º furo no suporte de pinça também.

Veja que o suporte deve ter sido projetado para os jeeps mais novos .... que não tem o cubo chavetado, e então não usam o artifício do 6º furo como dreno.

Seu próximo problema será casar a posição do disco em cima do cubo, que como num dos links já mencionados, poderá requerer uma leve usinagem na borda do cubo.

Outro problema será a centralização do cubo.

Atenção que nos cubos chavetados (e no semi-flutuante com rolamentos cônicos), mexer nos espaçadores de um lado, significa mexer no espaçamento do outro lado pois os semi-eixos estão conectados por um espaçador interno ao diferencial.

Por isso é um saco
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Valeu Leopoldo!

O retentor eu coloquei antes do suporte da pinça agora. Coloquei o cubo chavetado e a chaveta também só para ter uma idéia de como é que ia ficar a distância da pinça até o disco. Pois conforme o desenho do Giovani (o kit é o do Berga - UBD) deve ter uma distância de 56 mm. Vi que não ficou com esta distância, mas isto não é o que mais me deixou preocupado.
    Ocorre que se o cara puxar o semi eixo para fora, como se fosse sacar ele fora, ele vem mais ou menos uns 4 mm e segundo Berga isto não pode acontecer. Vamos ver o que é que vai acontecer agora, o Giovani, ou o próprio Berga, vai dar uma olhada nas fotos que aqui postei.

Seguem mais fotos para analisar os calços e o "deslocamento" do semi eixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -separar_denovo_007_631.jpg   -separar_denovo_008_980.jpg   -separar_denovo_009_174.jpg  

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    A folga do semi-eixo (que na verdade não há folga, há interferência) é regulada pela colocação de mais ou menos calços de um lado só do eixo .... ou seja, num semi-eixo só, embora seja possível depois da regulagem toda pronta, desmontar os 2 de novo e colocar a interferência por igaul em cada lado. Um saco como eu disse.

Como um lado influi no outro, tenha certeza que do outro lado tudo está montado também, senão vc nunca vai conseguir regular esse eixo.

Nessa montagem não dá para fazer um lado com o outro desmontado.

A sua foto mostra vários calços montados.

O que importa é que com o supote torqueado(pelo menos 3 parafusos em triângulo e a porca do semi-eixo igualmente apertada (não precisa ainda estar torqueada, só apertada) não pode de maneira alguma haver folga.

Muito pelo contrário.

Por serem cônicos os rolamentos, tem de haver a pré-carga e é aí que entra o procedimento de regulagem que será removendo os calços até não haver folga ..... e mais UM ou ALGUNS, para haver a pré-carga, que depois deve ser verificada com a balança.

se a sua montagem está:

arruelas de ajuste(quantas forem), arruela trava de posição do rolamento, retentor e proteção do retentor ( cadê ? que eu não estou vendo na foto) e em cima disso tudo o suporte de pinça e os furos dreno alinhados, então é só problema de regular a folga.

É para isso que existem as arruelas de regulagem. Não é porque tem um monte que serão usadas todas.

E nem jogue fora (as que sobrar, se sobrar) pois amanhã, se colocar um par de rolamentos novos, poderá até precisar de mais arruelas.

e

não esqueça de usar o silicone vermelho permatex nas juntas de montagem ou a água com o tempo entra por capilaridade e estraga as juntas metalicas.

e

não esqueça de, no final, usar trava química nas porcas do suporte.

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Como um lado influi no outro, tenha certeza que do outro lado tudo está montado também, senão vc nunca vai conseguir regular esse eixo.

Nessa montagem não dá para fazer um lado com o outro desmontado.
    Vim aqui justamente para comentar isto. O arigó aqui tava com um lado só fixado, o outro tava completamente solto. Por isto a folga !

Agora fiz de novo e ficou tri, sem folga alguma. E acho que me dei conta de um erro que estava cometendo. Das peças (vide figura) com 6 furo existem uma com um diâmetro interno menor e outras com o diâmetro interno maior. Pelo o que eu percebi as com o diâmetro interno maior são utilizadas para a tal regulagem e a com a peça com o diâmetro interno menor utiliza-se para firmar o rolamento naquela posição. É isto mesmo?

proteção do retentor ( cadê ? que eu não estou vendo na foto)
    Pois é! Este eu não to conseguindo colocar na jogada! A não ser que eu usina-se o suporte da pinça. Ou então fizesse um furo no suporte da pinça e daí então coloca-se o retentor e logo após a proteção do retentor. Só que o Berga me disse que eu não preciso daquilo ali, não sei se ele me entendeu bem explicando pelo telefone ou ele se enganou mesmo.

Bom acho que era isto, voltei a estaca zero mas ao mesmo tempo já descobri o problema. Vou montar tudo de novo e verificar como é que fica e ver qual será a próxima pedra no caminho !!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -arruela_com_6_furo_213.jpg  

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4
    1- A não ser que eu usina-se o suporte da pinça. Ou então fizesse um furo no suporte da pinça e daí então coloca-se o retentor e logo após a proteção do retentor.
    2- Só que o Berga me disse que eu não preciso daquilo ali, não sei se ele me entendeu bem explicando pelo telefone ou ele se enganou mesmo.

1- é algo a se pensar .... alargar só o furo do, suporte...... possível é mas, terá uma peça sem o banho bi-cromatizado na região usinada.... o que não é um grande problema ...... pinte com várias camadas de wash-primer a zona afetada.

2- Vc pode precisar, O Berga pode precisar.

Mas o eixo precisa !

Aquela peça previne que a graxa que vaza do retentor atinja o disco, ou a panela.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    A leitura está bem interessante...

Vinícius, o Leopoldo está certo, como sempre...

Bom, vejo que já esclareceu sobre a "ordem" de montagem das peças. Realmente o kit foi desenvolvido para eixos canela grossa e não possui o furo para o dreno.
    Eu pergunto ao Leopoldo, qual a real necessidade dele, mesmo nesses eixos canela-fina?? No meu entender, é só mais uma forma de entrar água no eixo, não sair. Teoria de engenharia é uma ciência oculta pra mim...

Em partes:
    O suporte da pinça vai montado sobre todo o resto.

Sobre a proteção do retentor: A finalidade é essa que o Leopoldo falou, é o certo.
    Porém, como em qualquer adaptação, é preciso pesar alguns prós e contras. Se puder montá-la, monte. Se não tem jeito deixe sem.
    O sistema original do jeep é um cubo fechado, onde eventuais respingos de óleo, graxa ou fluído podem comprometer a eficiência do freio, pois mesmo fazendo uma lavagem semanal, a água nem passa perto. Já com freio à disco a história é outra. Vc vizualiza facilmente e atinge o local com uma ducha.
    Abra a mão e coloque 2 retentores novos, para não correr o risco e vazar. Essa graxa que sai pelo retentor, é ínfima! Use uma boa graxa, nova! Isso eu já tinha te falado e o Leopoldo também... Pelas fotos, essa graxa ainda deve ser original... De fábrica!
    Uma boa graxa para rolamento é uma pasta, não tem esse aspecto oleoso. Só quando aquece é que pode sair um pouco de oleosidade pelo retentor.

Outro detalhe: o suporte da pinça tem uns 11 ou 12mm de espessura, o que já deixa uma "parede" logo após o retentor. Se ocorrer esse "vazamento", os respingos vão bater nele 1°, não irão voar direto até o disco.

Uma vez acertados os 2 lados, desmonte e use a cola de silicone que o Leopoldo recomendou, para fazer a montagem final. Aqui usamos a Cooper da Loctite, é cor laranja.

Qualquer dúvida... é só pedir.

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Giovani
    qual a real necessidade dele, mesmo nesses eixos canela-fina?? No meu entender, é só mais uma forma de entrar água no eixo, não sair. Teoria de engenharia é uma ciência oculta pra mim...

Giovanni, vou iniciá-lo na ciência oculta:

A diferença entre o canela fina e a grossa é o tipo de caixa de engraxe.

Mesmo no canela grossa, sendo rolamento de esferas, permanece o protetor da caixa de graxa pois embora pudesse ter sido suprimida (pois a graxa é permanente) existe o risco de detonado a blindagem, a graxa ser expelida e "molhar" a panela. É o medo de ficar sem freio e sem freio de emergência.

2 X um problema inaceitável.

Agora, tanto no canela grossa com rolamentos cônicos, como no canela fina, a graxa é introduzida por pressão no bico de engraxe, o que aumenta considerávelmente a possibilidade de ao engraxar, vazar pelo retentor, mesmo que antes de chegar no lábio, a pressão se distribua pelo outro lado, onde tem outro retentor e seja mais comum vazar para dentro da tubeira..... menos pior.

Como ninguém engraxa com a panela removida para ver se está brotando graxa, é um dispositivo que evita que a graxa , se vazar por problema de lábio, carga da molinha , etc... , espalhe por dentro da panela, ou disco.

Portanto, é obrigatório o defletor de graxa. é só alargar o furo do suporte.

Note que não há possibilidade de acumular água pois o furo nas arruelas garantem o dreno.....

PORÉM

em muitos eixos, falta o furo de dreno.

Acho que algum engenheiro tabajara pensou: .... pra que esse furo na flange ?

vamos cancelar essa furação na flange, a fabricação é mais rápida e ganhamos + $$$ no final da produção.

O gerente aprovou ...... a M estava feita.

Isso prova que nem todos são iluminados ...... pelo menos com luz acesa

Ainda bem que uma broca de 3/8" resolve o problema. Mas tem que ser um furo bem feito, senão babau pra carcaça do eixo.

Quanto a usar da suposição que a espessura do suporte supre a necessidade ou funcionalidade do defletor, digo o seguinte:

Cabe ao fabricante do KIT, provar (ônus da prova) através de testes em campo e com um retentor vazando que:

- a espessura do suporte, por mínima que seja, é funcionalmente equivalente e oferece o mesmo ou melhor grau de proteção no caso de um vazamento de graxa ou óleo.

alguém se habilita a cobaia ?

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Giovanni, vou iniciá-lo na ciência oculta:

A diferença entre o canela fina e a grossa é o tipo de caixa de engraxe.

Mesmo no canela grossa, sendo rolamento de esferas, permanece o protetor da caixa de graxa pois embora pudesse ter sido suprimida (pois a graxa é permanente) existe o risco de detonado a blindagem, a graxa ser expelida e "molhar" a panela. É o medo de ficar sem freio e sem freio de emergência.

2 X um problema inaceitável.
    Concordo!

Agora, tanto no canela grossa com rolamentos cônicos, como no canela fina, a graxa é introduzida por pressão no bico de engraxe, o que aumenta considerávelmente a possibilidade de ao engraxar, vazar pelo retentor, mesmo que antes de chegar no lábio, a pressão se distribua pelo outro lado, onde tem outro retentor e seja mais comum vazar para dentro da tubeira..... menos pior.

Como ninguém engraxa com a panela removida para ver se está brotando graxa, é um dispositivo que evita que a graxa , se vazar por problema de lábio, carga da molinha , etc... , espalhe por dentro da panela, ou disco.
    Nesse caso sim. Mas aí temos um problema no retentor. Assim como no parágrafo anterior, concordo que o protetor seja uma medida preventiva de um possível problema. Porém, o caso se agrava sendo um freio à tambor. Como já mencionei na mensagem anterior, o disco é um sistema aberto, de fácil limpeza e manutenção, que permite visualizar um vazamento.
    Se fosse um freio à tambor, depois de engraxar umas 10 vezes e o freio começar a falhar é que possivelmente seria desmontado para uma verificação.

Portanto, é obrigatório o defletor de graxa. é só alargar o furo do suporte.
    Ou reduzir a altura do defletor e montá-lo sobre o suporte da pinça.

em muitos eixos, falta o furo de dreno.

Acho que algum engenheiro tabajara pensou: .... pra que esse furo na flange ?

vamos cancelar essa furação na flange, a fabricação é mais rápida e ganhamos + $$$ no final da produção.
    Isso aí... Muitos não tem esse furo, inclusive o meu que é ano 79.

Quanto a usar da suposição que a espessura do suporte supre a necessidade ou funcionalidade do defletor, digo o seguinte:

Cabe ao fabricante do KIT, provar (ônus da prova) através de testes em campo e com um retentor vazando que:

- a espessura do suporte, por mínima que seja, é funcionalmente equivalente e oferece o mesmo ou melhor grau de proteção no caso de um vazamento de graxa ou óleo.

alguém se habilita a cobaia ?
    Cobaia?? Penso que se vc compra um carro zero Km, vc é cobaia... Ainda mais se fôr um modelo de lançamento. Duvida?

Serve eu?? Tenho esse kit à 8 anos, sem defletor. Tem pelo menos uns 20 jipes aqui na minha cidade, sem o defletor. O T-Rex, roda à mais de 2 anos, sem defletor. 8)
    Tava aqui pensando e lembrei que um tempo atrás, quando eu usava o jeep todo dia, rodei por uns 3 meses com o retentor do cubo dianteiro esquerdo estourado. Por preguiça mesmo de desmontar, fui deixando...
    Todo interior da roda, disco e pinça estavam sempre "molhados". Eventualmente eu lavava, para tirar a areia que grudava...
    Em todo esse tempo, só percebi um leve desvio na trajetória, quando freiava. Lembro que só precisava manter um dedo no volante para mantê-lo alinhado.

Se ocorrer esse "vazamento", os respingos vão bater nele 1°, não irão voar direto até o disco.
    Quando escrevi isso, me referia à um vazamento eventual de pouca quantidade. Vc está falando de um retentor com defeito, vazando uma grande quantidade de graxa.
    Com retentor vazando, vc perde eficiência no freio, sem dúvida. Tendo o problema, vc tem que consertar. Não ficar andando por aí, como eu...
    E se um retentor vazar, vc não perde o freio do jeep, tampouco o controle. Vc ainda tem freio em 3 rodas! Até parace que isso é fim do mundo.
    Pergunte ao Vinícius que estava com freio só na dianteira...

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    ..... o disco é um sistema aberto, de fácil limpeza e manutenção, que permite visualizar um vazamento....
    Giovani, possível andar sem o defletor, é.

Mas nem todo mundo está disposto a pagar para ver, uma vez que alertados estejam que deveria estar lá. Nem todo mundo pode ter a sensibilidade de puxar o volante para o lado certo.

E não é tão simples assim a manutenção. Um disco contaminado com graxa contamina a pastilha. Se o disco fica impregando, para limpá-lo, só lavando com thinner e polindo a superfície. A pastilha, o mesmo e se ficar muito impregnada, só trocando mesmo. Trabalho desnecessário se o defletor estiver lá.

.... Ou reduzir a altura do defletor e montá-lo sobre o suporte da pinça ....
    também é possível e talvez nem precise usinar ... mas ainda seria necessário fazer o 6º furo no suporte para dar passagem às cacas senão, haveria acúmulo de sujeira na borda do defletor e uma hora ou outra entupiria.

... Cobaia?? Penso que se vc compra um carro zero Km, vc é cobaia... Ainda mais se fôr um modelo de lançamento. Duvida?
    Não, mas nesse caso vc tem o benefício do Recall e se algo der muuito errado, o seu seguro cobre e o homem da capa preta sabe exatamente no de quem vai ...... o dedo.

... Serve eu?? ...
    Lógico, mas lembre-se que existem simples usuários e expert usuários.
    Vc tem conhecimento de causa mas nem todos os outros usuários terão, ou tem .....

.... Até parace que isso é fim do mundo ...
    Claro que não, uma vez que um expert sempre verificará a presença de vazamentos e tomará as devidas providência. Inclusive poderia se dar ao luxo de empurrar com a barriga até perceber .... assim não dá ! .... e fazer a manutenção necessária.

O cAuSo aqui é que o fabricante de kit deve se preocupar com o que faz e não simplesmente "supor" que isso ou aquilo é desnecessário e passar batido.

Se o defletor está lá, deve pensar o porquê e considerar isso no desenho da peça.

Isso me leva a crer que todos os kits de freio à disco suprimiram a montagem do defletor.

Infelizmente, no passado, a mão de algum imbecíl da DANA ou da Willys ou da FORD já se fez presente quando tirou o 6º furo da flange !

..... devem ter colocado na lista de opcionais a partir de 78!

[]'s

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Ótimos esclarecimentos!

Quanto à graxa nova, com certeza vou colocar. Ontém mesmo sai para adquirir a graxa azul só que não tinha mais nada aberto (nem as lojas de posto de combustíveis estavam abertas ).

A cola também colocarei, a que encontrar - ou permatex ou a Cooper da Loctite.

Tenho que comprar também uma das arruelas grande que vai antes da porca grande no fim da montagem - o jeep só tinha de um lado só .

Vou trocrar o retentor e acredito que deixarei sem o protetor de retentor por um tempo pelo menos. Não tô afim de alterar o kit , não sei se não vou alterar algo no suporte da pinça que prejudique a estrutura.
    Mas eu não entendo quando vocês falam em alargar o furo . Para mim teria que fazer um furo a mais, na mesma posição dos outros que aparecem nos calços, retentor, e a outra peça (que nunca lembro o nome ). Para então a graxa poder "chegar" até o protetor de retentor.

Ontém montei tudo denovo para ver a distância que a pinça ficaria do disco e acho que tah ficando legal . Tô feliz em conseguir fazer isto, claro que com uma baaaita ajuda de vocês - Muito obrigado mais uma vez !
    Apareceram algumas dúvidas que vou ligar para o Berga me esclarecer (ele também tem me ajudado bastante - tô ligando pra ele toda hora - daqui uns dia ele bloqueia o meu número para não receber mais as minhas ligações )

Leopoldo, numa mensagem anterior tu disse isto:

1 - Seu próximo problema será casar a posição do disco em cima do cubo, que como num dos links já mencionados, poderá requerer uma leve usinagem na borda do cubo.

2 - Outro problema será a centralização do cubo.
    1 - Quanto a usinagem do cubo - isto deveria ser feito se o cubo (naquela primeira "saliência cilindrica" não encaixasse no disco? O meu problema é que esta saliência tem o diâmetro menor do que o diâmetro interno (furo) do disco.

2 - Não entendi a parte da centralização do cubo!

Desculpem os jargões que estou usando, é que não conheço os termos técnicos de mecânica !

Grande abraço pessoal!! Valeu pela baita ajuda .

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    1- o jeep só tinha de um lado só
    Não precisa ser arruela de pressão. Pode ser lisa e de INOX desde que use-se trava química.

2- em alargar o furo
    Não se faz um furo deste diâmetro direto com uma broca de 3/8". É necessário fazer com brocas menores, acertando a posição do furo e depois ir alargando até o diâmetro final.

.... se o cubo não encaixasse no disco?
    Isso. Num outro tópico relacionado, um colega não conseguia "vestir" o disco em cima do cubo por causa do diÂmetro.

.... não entendi a parte da centralização do cubo!
    avaliar e certificar que após montado, o meio da pinça está alinhada com o meio do disco, senão as pastilhas não entram e se entram não ficam onde devem.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem