Esse é fácil:
1-Vamos supor que você ja levantou o jeep no macaco (nunca pela carcaça do diferencial), o eixo já está nos cavaletes, você já corretamente trocou os rolamentos cônicos (com pré engraxamento) e ainda não colocou os cubos chavetados.
2- Numa das extremidades, escolha esquerda ou direita, você monta o espelho, retentor do rolamento e aperta os 06 parafusos do espelho com o torque correto, monta o cubo chavetado, coloque a arruela, a porca e dê um encosto nela (não dê o torque na porca do cubo, mesmo porque não dá para fazer isso sem o pneu estar no chão). Põe a panela, a roda e encosta as porcas de roda. Mantenha o eixo no cavalete em ambos os lados.
Importante: Só de um lado. No outro lado, deixe soltos os 06 parafusos.
3- No lado solto: coloque um jogo de calços de rolamento e uns a mais, coloque 3 parafusos (vértices de um triangulo) e começe a apertar até encostar as porcas. Daí, aperte vagarosamente procurando ver se ao final haverá folga.
4- E o segredo: para garantir que não haverá na montagem uma possível sobrecarga no rolamento, peça para alguém girar a outra roda enquanto você aperta os 03 parafusos.
4-a- Alternativa Kamikase para quem trabalha sózinho:
Ligue o jeep engate 1º e deixe o eixo rolar
5- Como saberei se há ou não folga?
6- Desliga o motor se você for kamikase e sobreviveu até agora.
7- Com a mão, puxe e empurre a extremidade do semi-eixo e veja se ele entra e sai, que seja perceptível. Folgas por volta de 0,005" você sente na mão.
8- Tá bom. Já fiz isso mas o eixo ficou com folga.
9- Solta os 03 parafusos, retire um calço e repete a sequência do item 03
10- Tá bom. Já fiz isso e não percebí folga.
11- Coloca o cubo chavetado e com a balança presa a um prisioneiro de roda, veja se a carga está entre 3 a 5 kgs, puxando tangencialmente.
12- Está abaixo, repete desde o item 3 mas com um calço a menos. Está acima, repete desde o item 3 mas coloca um calço a mais.
Importante: perceba que existem calços de diferentes espessuras para poder fazer esse ajuste com mais facilidade.
e último:
Ninguém falou que FAZER seria fácil.
Acabou?
Não.
Monte os outros 03 parafusos, cubo, panela, etc....etc....etc....
Agora sim. Desça o eixo dos cavaletes, finalmente dê o torque nas porcas dos cubos, trava com a coupilha, põe os copinhos e engraxa os rolamentos.
UFA !
foi umas 3 horas de trampo.