x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 44
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Agradecimentos: 2

Concordo com o Mauro!

Muito feliz em suas colocações....

[ ] 's

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Re: kit pronto...

Citação Postado originalmente por Mauro Darezzo
    ......... O meu está dando um pouco de dor de cabeça, as buchas que seguram o rolamento estão saindo e vou trocar o sistema por flutuante
    Mauro,

Explique melhor essa história de bucha de rolamento e o porque está saindo.

Porque se for causado por posicionamento do cubo em relação à flange do disco, não é colocando o flutuante que vai resolver. Vai apenas mascarar temporáriamente o problema e outra peça e que vai estourar !
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

como fazer

Boa noite J.

Citação Postado originalmente por Jalexandre
    .... não queria ser o responsável por essa "balbúrdia
    Não se preocupe, não há balburdia e sim bate-papo às vezes meio esquisito.

.... O jipe não é uma mobilete, mas também não é um Audi A8.....
    Um puxão de orelha: não importa se é um jeep ou Audi. O critério no tratamento é igual. A filosofia de segurança veicular é a mesma. Só o carro e o seguro são diferentes.

Acho que a proposta do forum é bem esta mesmo, não ?
    Sim. Só estava alertando aos outros, quem não entendeu, recomendo ler de novo o tópico de cima à baixo, devagar e com calma para entender.

Agora, respondendo às suas perguntas, embora já pudesse ter sido feito isso:

existe de algum carro que serve (adaptação) ?
    Sim. Eu uso o do landau mas muitos usam do kadett e, provávelmente existem outros kits passíveis de serem adaptados ao jeep.

Só não recomendo adaptar freio a disco. Eu só posso recomendar a instalação do kit panela e lonas da F75 / Landau.

Tem um conjunto que vende no Donatti, mas parece que não é inteiro, o que faltaria ?
    Essa já foi respondida.

O serviço é simples ou tenho que mandar em um mecânico mais experiente?
    O serviço é simples mas exige o ferramental adequado e conhecimento técnico pois, de repente, acontecem coisas estranhas como por exemplo o que o Mauro relata.

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 0
    Reavivendo o tópico 8) !

Pessoal! Como vou ter que conseguir o laudo do inmetro para regularizar a minha viatura estou tendo que instalar o freio traseiro com freio de estacionamento. O kit eu comprei do Berga, mas o meu problema não é este. Vou descrever o que que fiz para tirar os cubos fora e vocês me dizem o que é que fiz de errado ou se não fiz nada de errado apenas tirem as minhas dúvidas que surgiram ao desmontar os cubos, faz favor ! Ah, meu jeep é ano 64.

Tirei a tampa que tem sobre a porca no semi-eixo, daí tirei a trava e a porca grande que tem;
    Consegui um extrator, ou sacador, como preferirem, e tirei o cubo (já tinha ouvido que vinha com pressão o negócio mas nunca tinha visto );
    Soltei os seis parafusos que prendem a outra peça;
    Soltei a tubulação do freio do cilindro.

Pronto tirei todo o sistema de freio traseiro. Depois vou sacar fora aquela peça que tem os parafusos prisioneiros do cubo e colocar fixada no disco (isto eu não fiz nada ainda pois os disco não estão aqui ainda). Penso em tirar os parafusos em uma prensa! É isto mesmo?

Agora vem a minha dúvida:

Com que ferramenta eu coloco de volta ao semi eixo aquela peça que tem os parafusos prisioneiros? Eu sei que ela vai preso ao disco agora. Só que a minha dúvida é como é que faço para colocar ela após montada no disco de volta no seu devido lugar. Tem alguma ferramenta especial?

[]´s totalmente travados !

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Fotos !

Vale salientar que a minha intenção aqui é tirar as minhas dúvidas e de outros vários usuários do fórum que gostariam de mexer em suas viaturas mas não tem tanto conhecimento, porém possuem muito boa vontade de fazer com as próprias mãos e de um modo correto. As ferramentas: tenho algumas (em grande maioria), as que não tenho consigo emprestado!
    Ah! Não conheço muitos termos técnicos como nome de peças que ali estão, mas acredito estar fazendo tudo corretamente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -freio_traseiro_original_jeep_002_379.jpg   -freio_traseiro_original_jeep_004_199.jpg   -freio_traseiro_original_jeep_006_176.jpg   -freio_traseiro_original_jeep_005_123.jpg  

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Corrigindo :

Sobre a "saliência" que havia falado antes:

Não existe uma "saliência" na parte interna do cubo. Ali vai uma chaveta. Ela é retangular, com quinas bem vivas, e tem numa das pontas um rebaixo, fazendo tipo uma cunha. Se isso não existe, compre uma nova. Remova o que tem ali no cubo. Tomara que não seja solda! Senão tchauzinho cubo...
    Esta peça tem fixada junto aquela que está no cubo, vou limpar estas peças e posto fotos assim que conseguir. Agora eu pergunto:

Devo soltar esta peça fora? Como é que eu faço para montar isto tudo no lugar? Qualquer dica já ajuda .

Valeu!

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    1- Com que ferramenta eu coloco de volta ao semi eixo aquela peça que tem os parafusos prisioneiros?
    2- Eu sei que ela vai preso ao disco agora....
    1- Não há ferramenta especial alguma. O cubo chavetado vai montado sobre o semi-eixo com a coincidência da posição da chaveta. Só isso. depois é dado o torque de aperto na porca e o travamento com a coupilha. Consulte o tópico " ajustando os rolamentos do munhão e de roda"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880

2- removendo os prisioneiros - pode ser numa prensa, pode ser com um martelo, depende do seu grau de prática - a panela dem freio se destaca do cubo chavetado. Depois é só montar o disco no cubo, por trás - como se fosse a antiga panela ou pela frente como nos modernos (isso depende do kit de freio)

e

.....Notem a "estria" que tem nela. Acredito que seja devido à esta "estria" que a peça anterior fique presa com tanta pressão!....

A "pressão" é causada pela interferência do cone morse (cônico do eixo)

A função da chaveta - numa montagem com cone morse - é a transmissão de parte do torque do eixo. A outra parte é transmitida pelo "agarramento" do eixo como o cubo.

e

....Notem que ela tem uma saliência para encaixar naquela "estria" da figura abaixo....
    É só uma simples chaveta de transmissão de torque e seu rasgo no eixo.

e

esquece esse tubo de cobre no seu eixo. Tem que ser de aço bi-cromatizado.

veja os tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15480

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4292

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Para facilitar a vida de quem tah com o mesmo problema vou postar a parte que importa daquele tópico para este (espero que não tenha problema):

GOSTARIA DE RECEBER MAIORES EXPLICAÇÕES DE COMO PROCEDER A PRE CARGA DOS ROLAMENTOS DO EIXO TRAZEIRO (EIXO COM CHAVETA), VISTO QUE O MANUAL DO MECANICO MENCIONA A COLOCAÇÃO DE CALÇOS QUE SAEM DE FABRICA SO DE UM LADO?
    Esse é fácil:

1-Vamos supor que você ja levantou o jeep no macaco (nunca pela carcaça do diferencial), o eixo já está nos cavaletes, você já corretamente trocou os rolamentos cônicos (com pré engraxamento) e ainda não colocou os cubos chavetados.

2- Numa das extremidades, escolha esquerda ou direita, você monta o espelho, retentor do rolamento e aperta os 06 parafusos do espelho com o torque correto, monta o cubo chavetado, coloque a arruela, a porca e dê um encosto nela (não dê o torque na porca do cubo, mesmo porque não dá para fazer isso sem o pneu estar no chão). Põe a panela, a roda e encosta as porcas de roda. Mantenha o eixo no cavalete em ambos os lados.

Importante: Só de um lado. No outro lado, deixe soltos os 06 parafusos.

3- No lado solto: coloque um jogo de calços de rolamento e uns a mais, coloque 3 parafusos (vértices de um triangulo) e começe a apertar até encostar as porcas. Daí, aperte vagarosamente procurando ver se ao final haverá folga.

4- E o segredo: para garantir que não haverá na montagem uma possível sobrecarga no rolamento, peça para alguém girar a outra roda enquanto você aperta os 03 parafusos.

4-a- Alternativa Kamikase para quem trabalha sózinho:

Ligue o jeep engate 1º e deixe o eixo rolar

5- Como saberei se há ou não folga?

6- Desliga o motor se você for kamikase e sobreviveu até agora.

7- Com a mão, puxe e empurre a extremidade do semi-eixo e veja se ele entra e sai, que seja perceptível. Folgas por volta de 0,005" você sente na mão.

8- Tá bom. Já fiz isso mas o eixo ficou com folga.

9- Solta os 03 parafusos, retire um calço e repete a sequência do item 03

10- Tá bom. Já fiz isso e não percebí folga.

11- Coloca o cubo chavetado e com a balança presa a um prisioneiro de roda, veja se a carga está entre 3 a 5 kgs, puxando tangencialmente.

12- Está abaixo, repete desde o item 3 mas com um calço a menos. Está acima, repete desde o item 3 mas coloca um calço a mais.

Importante: perceba que existem calços de diferentes espessuras para poder fazer esse ajuste com mais facilidade.

e último:

Ninguém falou que FAZER seria fácil.

Acabou?

Não.

Monte os outros 03 parafusos, cubo, panela, etc....etc....etc....

Agora sim. Desça o eixo dos cavaletes, finalmente dê o torque nas porcas dos cubos, trava com a coupilha, põe os copinhos e engraxa os rolamentos.

UFA !

foi umas 3 horas de trampo.
    Primeira dúvida: o que vem a ser os tais calços de rolamentos. Me desculpe mas é que não conheço as terminologias de mecânica .

Segunda dúvida: qual seria o torque correto para os seis parafusos? Aqueles citados no ítem 2.

Bom, depois tenho mais dúvida daí posto as fotos e solicito os esclarecimentos .

Valeu pela ajuda!

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    As duas primeiras fotos são para esclarecimentos de dúvidas que tive e que outros possam ter.

A última é para mim saber definir que peça é o que ali ! Desculpa a ignorância pessoal , mas é que eu não conheço mesmo e ainda tem a possibilidade de o último mecânico que mexeu no jeep (nesta parte) instalou pela metade . Portanto estou procurando aprender.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cubo_chavetado_e_a_chaveta_368.jpg   -extrator_ou_sacador_903.jpg   -qual_pe_a___qual_02_126.jpg  

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4
    1- Primeira dúvida: o que vem a ser os tais calços de rolamento ?
    2- Segunda dúvida: qual seria o torque correto para os seis parafusos?
    1- Como vc está trabalhando apenas no freio, poderia supor que os calços estão OK e a pré-carga está OK.

Mas como não custa verificar, teria que prender a balança no prisioneiro e puxar para ver a carga sobre a balança .... com a alavanca da redução no neutro. Mas vc já removeu o cubo do eixo. fica pra depois de colocado o disco e o suporte de pinça.

Veja que a verificação da pré-carga é conveniente no ponto que vc está.

Os calços estão entre o espelho da roda (onde está preso o burrinho de roda e as sapatas do freio) e a flange na tubeira (onde estão presos os parafusos). São aneis de aço com os 6 Furos dos parafusos + 1 furo dreno. Há um grosso, que é o trava-rolamento e os de regulagem, com várias espessuras (shims).

2- O torque correto está especificado no manual de manutenção do jeep, parte do eixo traseiro.

e

estou vendo a foto da ponta do eixo e estou estranhando aquela cor preta no meio e o tom avermelhado na parte próxima ao rolamento.

Pode ser corrosão das bravas ou sinal de aquecimento com maçarico.

Atenção !

e

o que vc indicou como suposto retentor do rolamento na verdade é a capa externa do rolamento.

e o que vc indicou como espelho é a trava-rolamento.

e

Muito cuidado ao instalar a chaveta. A parte cônica fica virada para o lado de dentro do cubo, em direção ao rolamento e a parte redonda, em contato com o eixo.

Coloque o cubo alinhando o rasgo com a chaveta e só depois pressione o cubo contra o eixo e depois coloque a arruela e a porca. Caso contrário, o cubo racha.

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Na foto anterior as peças denominadas "outer grease seal" deverão ser montadas também, ou elas fazem parte do freio à tambor original do jeep?

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    é o vedador de gaxa do cubo

tem de ser montada junto.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem