Powered by vBulletin

Como coloco freios traseiros à disco?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/11/2004, 03:52
    Fabiano-SL
    Concordo com o Mauro! :roll:

Muito feliz em suas colocações.... :D

[ ] 's
  • 29/11/2004, 18:54
    leopoldo
    Re: kit pronto...
    Citação:

Postado originalmente por Mauro Darezzo
    ......... O meu está dando um pouco de dor de cabeça, as buchas que seguram o rolamento estão saindo e vou trocar o sistema por flutuante

Mauro,

Explique melhor essa história de bucha de rolamento e o porque está saindo.

Porque se for causado por posicionamento do cubo em relação à flange do disco, não é colocando o flutuante que vai resolver. Vai apenas mascarar temporáriamente o problema e outra peça e que vai estourar !
  • 29/11/2004, 19:10
    leopoldo
    como fazer
    Boa noite J.

Citação:

Postado originalmente por Jalexandre
    .... não queria ser o responsável por essa "balbúrdia

Não se preocupe, não há balburdia e sim bate-papo às vezes meio esquisito.

Citação:

.... O jipe não é uma mobilete, mas também não é um Audi A8.....

Um puxão de orelha: não importa se é um jeep ou Audi. O critério no tratamento é igual. A filosofia de segurança veicular é a mesma. Só o carro e o seguro são diferentes.

Citação:

Acho que a proposta do forum é bem esta mesmo, não ?

Sim. Só estava alertando aos outros, quem não entendeu, recomendo ler de novo o tópico de cima à baixo, devagar e com calma para entender.

Agora, respondendo às suas perguntas, embora já pudesse ter sido feito isso:

Citação:

existe de algum carro que serve (adaptação) ?

Sim. Eu uso o do landau mas muitos usam do kadett e, provávelmente existem outros kits passíveis de serem adaptados ao jeep.

Só não recomendo adaptar freio a disco. Eu só posso recomendar a instalação do kit panela e lonas da F75 / Landau.

Citação:

Tem um conjunto que vende no Donatti, mas parece que não é inteiro, o que faltaria ?

Essa já foi respondida.

Citação:

O serviço é simples ou tenho que mandar em um mecânico mais experiente?

O serviço é simples mas exige o ferramental adequado e conhecimento técnico pois, de repente, acontecem coisas estranhas como por exemplo o que o Mauro relata.
  • 27/12/2005, 14:05
    Vinicius_4x4
    Reavivendo o tópico 8) !

Pessoal! Como vou ter que conseguir o laudo do inmetro para regularizar a minha viatura estou tendo que instalar o freio traseiro com freio de estacionamento. O kit eu comprei do Berga, mas o meu problema não é este. Vou descrever o que que fiz para tirar os cubos fora e vocês me dizem o que é que fiz de errado ou se não fiz nada de errado apenas tirem as minhas dúvidas que surgiram ao desmontar os cubos, faz favor :concordo: ! Ah, meu jeep é ano 64.

:arrow: Tirei a tampa que tem sobre a porca no semi-eixo, daí tirei a trava e a porca grande que tem;
    :arrow: Consegui um extrator, ou sacador, como preferirem, e tirei o cubo (já tinha ouvido que vinha com pressão o negócio mas nunca tinha visto :mrgreen: );
    :arrow: Soltei os seis parafusos que prendem a outra peça;
    :arrow: Soltei a tubulação do freio do cilindro.

Pronto tirei todo o sistema de freio traseiro. Depois vou sacar fora aquela peça que tem os parafusos prisioneiros do cubo e colocar fixada no disco (isto eu não fiz nada ainda pois os disco não estão aqui ainda). Penso em tirar os parafusos em uma prensa! É isto mesmo?

Agora vem a minha dúvida:

:arrow: Com que ferramenta eu coloco de volta ao semi eixo aquela peça que tem os parafusos prisioneiros? Eu sei que ela vai preso ao disco agora. Só que a minha dúvida é como é que faço para colocar ela após montada no disco de volta no seu devido lugar. Tem alguma ferramenta especial? :pensativo:

[]´s totalmente travados :mrgreen: !
  • 27/12/2005, 14:38
    Vinicius_4x4
    4 Anexo(s)
    Fotos :lol: !

Vale salientar que a minha intenção aqui é tirar as minhas dúvidas e de outros vários usuários do fórum que gostariam de mexer em suas viaturas mas não tem tanto conhecimento, porém possuem muito boa vontade de fazer com as próprias mãos e de um modo correto. As ferramentas: tenho algumas (em grande maioria), as que não tenho consigo emprestado!
    Ah! Não conheço muitos termos técnicos como nome de peças que ali estão, mas acredito estar fazendo tudo corretamente.
  • 27/12/2005, 15:58
    Vinicius_4x4
    Corrigindo :mrgreen: :

Sobre a "saliência" que havia falado antes:

Citação:

Não existe uma "saliência" na parte interna do cubo. Ali vai uma chaveta. Ela é retangular, com quinas bem vivas, e tem numa das pontas um rebaixo, fazendo tipo uma cunha. Se isso não existe, compre uma nova. Remova o que tem ali no cubo. Tomara que não seja solda! Senão tchauzinho cubo...
    Esta peça tem fixada junto aquela que está no cubo, vou limpar estas peças e posto fotos assim que conseguir. Agora eu pergunto:

:arrow: Devo soltar esta peça fora? Como é que eu faço para montar isto tudo no lugar? Qualquer dica já ajuda :concordo: .

Valeu!
  • 27/12/2005, 17:52
    leopoldo
    Citação:

1- Com que ferramenta eu coloco de volta ao semi eixo aquela peça que tem os parafusos prisioneiros?
    2- Eu sei que ela vai preso ao disco agora....
    1- Não há ferramenta especial alguma. O cubo chavetado vai montado sobre o semi-eixo com a coincidência da posição da chaveta. Só isso. depois é dado o torque de aperto na porca e o travamento com a coupilha. Consulte o tópico " ajustando os rolamentos do munhão e de roda"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880

2- removendo os prisioneiros - pode ser numa prensa, pode ser com um martelo, depende do seu grau de prática - a panela dem freio se destaca do cubo chavetado. Depois é só montar o disco no cubo, por trás - como se fosse a antiga panela ou pela frente como nos modernos (isso depende do kit de freio)

e

Citação:

.....Notem a "estria" que tem nela. Acredito que seja devido à esta "estria" que a peça anterior fique presa com tanta pressão!....
    :discordo:

A "pressão" é causada pela interferência do cone morse (cônico do eixo)

A função da chaveta - numa montagem com cone morse - é a transmissão de parte do torque do eixo. A outra parte é transmitida pelo "agarramento" do eixo como o cubo.

e

Citação:

....Notem que ela tem uma saliência para encaixar naquela "estria" da figura abaixo....
    É só uma simples chaveta de transmissão de torque e seu rasgo no eixo.

e

esquece esse tubo de cobre no seu eixo. Tem que ser de aço bi-cromatizado.

veja os tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15480

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4292
  • 27/12/2005, 20:36
    Vinicius_4x4
    Para facilitar a vida de quem tah com o mesmo problema vou postar a parte que importa daquele tópico para este (espero que não tenha problema):

Citação:

GOSTARIA DE RECEBER MAIORES EXPLICAÇÕES DE COMO PROCEDER A PRE CARGA DOS ROLAMENTOS DO EIXO TRAZEIRO (EIXO COM CHAVETA), VISTO QUE O MANUAL DO MECANICO MENCIONA A COLOCAÇÃO DE CALÇOS QUE SAEM DE FABRICA SO DE UM LADO?
    Citação:

Esse é fácil:

1-Vamos supor que você ja levantou o jeep no macaco (nunca pela carcaça do diferencial), o eixo já está nos cavaletes, você já corretamente trocou os rolamentos cônicos (com pré engraxamento) e ainda não colocou os cubos chavetados.

2- Numa das extremidades, escolha esquerda ou direita, você monta o espelho, retentor do rolamento e aperta os 06 parafusos do espelho com o torque correto, monta o cubo chavetado, coloque a arruela, a porca e dê um encosto nela (não dê o torque na porca do cubo, mesmo porque não dá para fazer isso sem o pneu estar no chão). Põe a panela, a roda e encosta as porcas de roda. Mantenha o eixo no cavalete em ambos os lados.

Importante: Só de um lado. No outro lado, deixe soltos os 06 parafusos.

3- No lado solto: coloque um jogo de calços de rolamento e uns a mais, coloque 3 parafusos (vértices de um triangulo) e começe a apertar até encostar as porcas. Daí, aperte vagarosamente procurando ver se ao final haverá folga.

4- E o segredo: para garantir que não haverá na montagem uma possível sobrecarga no rolamento, peça para alguém girar a outra roda enquanto você aperta os 03 parafusos.

4-a- Alternativa Kamikase para quem trabalha sózinho:

Ligue o jeep engate 1º e deixe o eixo rolar

5- Como saberei se há ou não folga?

6- Desliga o motor se você for kamikase e sobreviveu até agora.

7- Com a mão, puxe e empurre a extremidade do semi-eixo e veja se ele entra e sai, que seja perceptível. Folgas por volta de 0,005" você sente na mão.

8- Tá bom. Já fiz isso mas o eixo ficou com folga.

9- Solta os 03 parafusos, retire um calço e repete a sequência do item 03

10- Tá bom. Já fiz isso e não percebí folga.

11- Coloca o cubo chavetado e com a balança presa a um prisioneiro de roda, veja se a carga está entre 3 a 5 kgs, puxando tangencialmente.

12- Está abaixo, repete desde o item 3 mas com um calço a menos. Está acima, repete desde o item 3 mas coloca um calço a mais.

Importante: perceba que existem calços de diferentes espessuras para poder fazer esse ajuste com mais facilidade.

e último:

Ninguém falou que FAZER seria fácil.

Acabou?

Não.

Monte os outros 03 parafusos, cubo, panela, etc....etc....etc....

Agora sim. Desça o eixo dos cavaletes, finalmente dê o torque nas porcas dos cubos, trava com a coupilha, põe os copinhos e engraxa os rolamentos.

UFA !

foi umas 3 horas de trampo.
    Primeira dúvida: o que vem a ser os tais calços de rolamentos. Me desculpe mas é que não conheço as terminologias de mecânica :parede: .

Segunda dúvida: qual seria o torque correto para os seis parafusos? Aqueles citados no ítem 2.

Bom, depois tenho mais dúvida daí posto as fotos e solicito os esclarecimentos :concordo: .

Valeu pela ajuda!
  • 27/12/2005, 21:15
    Vinicius_4x4
    3 Anexo(s)
    As duas primeiras fotos são para esclarecimentos de dúvidas que tive e que outros possam ter.

A última é para mim saber definir que peça é o que ali :mrgreen: ! Desculpa a ignorância pessoal :stop: , mas é que eu não conheço mesmo e ainda tem a possibilidade de o último mecânico que mexeu no jeep (nesta parte) instalou pela metade :? . Portanto estou procurando aprender.
  • 27/12/2005, 23:02
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Vinicius_4x4
    1- Primeira dúvida: o que vem a ser os tais calços de rolamento ?
    2- Segunda dúvida: qual seria o torque correto para os seis parafusos?

1- Como vc está trabalhando apenas no freio, poderia supor que os calços estão OK e a pré-carga está OK.

Mas como não custa verificar, teria que prender a balança no prisioneiro e puxar para ver a carga sobre a balança .... com a alavanca da redução no neutro. Mas vc já removeu o cubo do eixo. fica pra depois de colocado o disco e o suporte de pinça.

Veja que a verificação da pré-carga é conveniente no ponto que vc está.

Os calços estão entre o espelho da roda (onde está preso o burrinho de roda e as sapatas do freio) e a flange na tubeira (onde estão presos os parafusos). São aneis de aço com os 6 Furos dos parafusos + 1 furo dreno. Há um grosso, que é o trava-rolamento e os de regulagem, com várias espessuras (shims).

http://www.earlycj5.com/gallery2/d/2...4Axle+004a.jpg

2- O torque correto está especificado no manual de manutenção do jeep, parte do eixo traseiro.

e

estou vendo a foto da ponta do eixo e estou estranhando aquela cor preta no meio e o tom avermelhado na parte próxima ao rolamento.

Pode ser corrosão das bravas ou sinal de aquecimento com maçarico.

Atenção !

e

o que vc indicou como suposto retentor do rolamento na verdade é a capa externa do rolamento.

e o que vc indicou como espelho é a trava-rolamento.

:concordo:

e

Muito cuidado ao instalar a chaveta. A parte cônica fica virada para o lado de dentro do cubo, em direção ao rolamento e a parte redonda, em contato com o eixo.

Coloque o cubo alinhando o rasgo com a chaveta e só depois pressione o cubo contra o eixo e depois coloque a arruela e a porca. Caso contrário, o cubo racha.
  • 28/12/2005, 09:11
    Vinicius_4x4
    Na foto anterior as peças denominadas "outer grease seal" deverão ser montadas também, ou elas fazem parte do freio à tambor original do jeep?
  • 28/12/2005, 09:45
    leopoldo
    é o vedador de gaxa do cubo

tem de ser montada junto.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:22.