Tuna concordo plenamente quando vc fala da essência do off road ,lógico que antes dos trollers ,eram os willys e F75 que reinavam na transamazônica ,,basta ver os filmes da época da abertura da estrada,,, o problema é que hoje raríssimos são os que podem se dar ao luxo de sair para uma empreitada dessa sem data para voltar,, tipo se estiver muito cansado ,ficar 3 dias em uma cidadezinha só de boa,, não dá ,a maioria dos que conheço e vão ,são empresários ,advogados,médicos ,etc. Não podem se dar ao luxo de não ter data para voltar,,, seria maravilhoso uma aventura com uns dois meses de prazo,,daria para fazer até de bicicleta,,como já fizeram.
Basta ver o conhecido jipeiro Norberto Boddy ,acabou de percorer mais de 9000 km com um Cj3 ,com motor OHC , ,mas em mais de 5 meses..
O objetivo de um carro mais resistente e melhor preparado é que o cara não vai mudar toda a agenda de trabalho,cancelar compromissos ,não viajar com a família,etc ,etc para andar 1000 km em 15 dias ,,se forçar ,corre o risco de passar mais tempo consertando carro do que rodando,,, só isso.
Eu pessoalmente se tivesse grana ,tempo ,e mais uns 3 jeeps CJ ,não ligaria e iria com meu jeep mesmo ,com motor BF 161, mas sem tempo programado ,se ficar 4 dias quebrado na beira da estrada tudo bem ,depois eu rodo outros 4 e por ai vai. O problema maior é a disponibilidade do tempo,,não o carro em si. Até à pé dá para fazer a transamazônica .
Como todos falam , ,"é só respeitar os limites dele..." mas e o limite dos outros carros da expedição???