Powered by vBulletin

Para quem tem BF161 X CAIXA DE CHEVETTE

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/01/2009, 22:09
    anderson_wzorek
    Salve Galera,
    ai esta o link que eu lhes prometi:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=clarkette
    só é preciso um pouco de pasciencia pra achar a informação que precisa
    Abraços
  • 30/01/2009, 22:22
    Fabiano Willys CJ5 1959
    Fala Anderson,

tô pensando na Clarckette pro meu jeep. Como ficou a questão de desempenho, de relação de marchas. A 1ª marcha, curta ou ideal ?

FVL
  • 31/01/2009, 23:54
    anderson_wzorek
    Fala Fabiano blz?

O desempenho da caixa vai depender de su motor,no meu caso com um 4cc de opala levemente mexido,ficou bem legal,a primeira marcha não é nem curta nem loga.ach que ela desenvolve um pouco melhor que a original do jeep,é ideal.Da segunda a quinta marcha a relação é bem escalonada,não deixando burracos na aceleração do carro,em quinta marcha o carro fica bem mais solto,desenvolve bem melhor.Em fim,com relação a desempenho,custo,ressitencia e manuntenção é uma caixa show de bola,eu recomendo.se qiser dar uma olhada no meu jeep me avisa,ou aparece no segundo sabado de fevereiro la no encontro em pinhas,vou estar por lá.
    Espero ter ajudado,
    abraços e bom domingo
  • 01/02/2009, 23:20
    trovãojeep
    galera e no motor 3000 do itamarati que tenho no meu jeep , sera que a caixa do chevetti fica legal, alguem ja colocou....
  • 02/02/2009, 21:55
    João Carlos Dias
    quem tem BF161 X CAIXA DE CHEVETTE
    Pessoal,
    vou encarar este desafio também. Vou de câmbio do chevette no BF e estou tentando a fazer a transformação para o álcool.

Julinot,
    há um tempo atrás falei com um colega aqui do forum que usava um câmbio do chevette no BF rodando no GNV e segundo ele fazendo 10 km/m3. Ele usava uma flange comprada do Dias, que era bastante atuante aqui no forum, más sumiu. Dias, cadê vc.?

Milton,
    vc. está mais adiantado, já está no álcool ( o jeep, rsrs....) e confeccionando as flanges. Por favor, depois de instalado nos informe o resultado. não esconda nada, rsrs....
    A propósito, quanto vc. rebaixou no cabeçote? trocou o carbura ou niquelou? quantos km está fazendo?

Abs.,
    João Carlos
  • 02/02/2009, 22:34
    Milton Quindim
    Dependendo do uso ele faz 5 km/l e dependendo da ansiedade de chegar a algum lugar chega a fazer 3 km/l...o que importa é o peso do pé.

As diferenças que senti após a mudança de combustível foram:

Prós:

1-Bolso, antes abastecer era um suplicio, para fazer uma trilha eu enchia o tanque com pelo menos 80 latinhas de gasolina, e ainda levava mais 10 litros reserva para uma emergência.Ou seja cerca de 100 latinhas.
    Hoje encho o tanque com 45 latinhas e levo mais 10 litros de reserva por 13 latinhas, pouco mais de 50 réis...quase a metade.

2-Potência, ele ficou muito forte, pode ser pelo rebaixamento do cabeçote, pelo aumento da giclagem ou pelo combustível mesmo.

3-Aroma, antes chegava em casa com cheiro de jipe...agora chego com cheiro de buteco...hehehe...e tbm não arde mais os olhos depois de dirigir por um tempo pois a queima do alcool.

Contra:

1-Dias frios demora pacacete para esquentar e ele trabalha engasgando por um bom tempo antes de começar a ficar bacana e se desligar ele passa um tempo e volta a ficar ruim de novo até esquentar, mas creio que isso possa ser resolvido com a troca da valvula termostática que ainda é do motor a gasolina.

2-Naquele famoso buraco entre a segunda e terceira marchas ele pena um pouco e começa a tremer todo típico de motor fraco, mas tbm acho que isso deve ser regulagem de ponto ou mesmo da carburação.

3-É chato pacas quando acaba o combustivel na trilha e quase ninguem que tem jipe pode te ajudar pois a maioria é a gasolina...eehe

No mais estou satisfeito por ter feito a troca e não me arrependo, espero logo poder solucionar os probleminhas que ficaram depois da mudança e contibuar economizando uma boa grana mensal de combustível.
    Futuramente pode ser que eu tbm coloque gnv mas por enquanto ainda não.
    Quanto a adaptação no motor bf da cx de chevette, creio que solucionando o problema de onde instalar o motor de arranque terei feito uam boa coisa tbm.
  • 03/02/2009, 07:20
    Dodger
    No outro tópico sobre isso eu falei que num achava muito recomendável usar cambio de chevette e neguinho quase me tacou pedra.

Uns usam e falam que guenta na boa, mas quanto e como usam o jeep? 1 vez por mês, 2 vezes por semana, pra passear, 1 trilha aqui e outra ali?

O câmbio que equipa o Chevette é o Clark-2205 versões D e F(chevette 1.6 e 1.0), que suportam respectivamente 126Nm e 108Nm de torque, conforme Manual de Serviço da Clark. Qquer motor como o 4 cil de opala, o OHC e o BF tem pra lá de 170Nm de torque.

O pessoal já reclama dos cambios originais, mas bem ou mal tão ai a pelo menos 30 anos, isso pq foram por muito tempo usados no dia a dia. Tu vai gastar uma grana e paciencia pra adaptar um de chevette pra durar o que 6 meses, 1 ano?
  • 03/02/2009, 07:49
    Julinot
    Essa questão da durabilidade é que ainda não foi devidamente esclarecida.
    Infelizmente temos poucos depoimentos de proprietários de CJ com motor BF e câmbio de Chevette. Mas agora com esse tópico específico a tendência é que essa gente esquisita - porque não é uma combinação muito comum - saia de suas tocas.

A dificuldade de pegar em tempo frio - caso do BF à alcool - não poderia melhorar misturando lá uns 20 a 25 % de gasolina no alcool ? O que se ganha e o que se perde, ou perderia, com essa medida ?

Abraços a todos...
  • 03/02/2009, 10:24
    Milton Quindim
    Citação:

Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Infelizmente temos poucos depoimentos de proprietários de CJ com motor BF e câmbio de Chevette. Mas agora com esse tópico específico a tendência é que essa gente esquisita - porque não é uma combinação muito comum - saia de suas tocas.

A dificuldade de pegar em tempo frio - caso do BF à alcool - não poderia melhorar misturando lá uns 20 a 25 % de gasolina no alcool ? O que se ganha e o que se perde, ou perderia, com essa medida ?

Abraços a todos...

Acredito que se fizer esta mudança para usar uma porcentagem de gasolina, acaba-se com a vantagem da troca, ai melhor continuar com a gasolina pois o gasto com o alcool em termos de km/l é mais vantajoso para a gasolina e cerca de 30% menor no alccol então se misturar 20 ou 30% de gasolina fica na mesma e os contras superariam os prós.
    Quianto a pegar e aqueçer eu resolvi isso de uma maneira bem simples.
    Coloquei um reservatorio e um injetor de combustível para injetar gasolina, como o motor bf é bateu pegou injeta um segundo e bate ele pega ai mantem para quecer mais nada bem simples.
  • 03/02/2009, 10:27
    Milton Quindim
    Citação:

Infelizmente temos poucos depoimentos de proprietários de CJ com motor BF e câmbio de Chevette. Mas agora com esse tópico específico a tendência é que essa gente esquisita - porque não é uma combinação muito comum - saia de suas tocas...

Eu somente tomei a decisão de mudar depois que vi o pessoal das ruas aqui usando este cambio em opalas e caravans 4.1 ,que tinham 4 marchas, usando o cambio de 5 marchas do chevette e eles usam de uma maneira bem mais descontrolada do que os jipeiros...pelo menos aqui na minha cidade.
  • 03/02/2009, 13:25
    Julinot
    Então quem pode fazer os flanges necessário ?
    Onde se pode encontrar/adquirí-los ?
    Além dos flanges, quais são as outras alterações.
    As informações podem estar em outros tópicos, mas este aqui é um tópico exclusivo para esse assunto. Não seria bom repetir/concentrar aqui algumas informações que encontram-se espalhadas por aí ?

Abraços a todos...
  • 03/02/2009, 13:32
    Milton Quindim
    Citação:

Então quem pode fazer os flanges necessário ?
    Onde se pode encontrar/adquirí-los ?
    Além dos flanges, quais são as outras alterações.
    As informações podem estar em outros tópicos, mas este aqui é um tópico exclusivo para esse assunto. Não seria bom repetir/concentrar aqui algumas informações que encontram-se espalhadas por aí ?

Abraços a todos...

Eu e mais dois amigos estamos fazendo as flanges e estudando uma maneira de colocar o motor de arranque original do bf na flange pois creio que não teria como usar a capa secas di chevette.

Tentaremos duas coisas distintas:
    1-manter a capa seca willys e flangear a cx do chevette.
    2-manter a capa seca do chevette e flangear o motor com o posicionamento do motor de arranque.

Qualquer uma que der certo posto aqui e podemos fazer as flanges para quem quizer encarara brincadeira tbm.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:59.