x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 42 de 42
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2

Tinha tempo que eu tinha visto isso e nem me lembrava mais.

Somam os dois tamanhos das molas.A 1/2 elipse com a 1/4. ok
    Eu acho isso uma loucura, porque a 1/4 só segura o jumelo.Mas enfim é o que ficou convencionado.

O nome que eu não me lembrava era buggyleaf.

Esse link é bem interessante.
    http://www.pirate4x4.com/tech/suspension/buggyleaf/

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0
    É isso aí Sérgio, justifico que a discussão sobre este sistema de suspensão neste tópico pode até parecer off topic, mas acho relevante pois pode ser uma alternativa em relação ao uso dos jumelos articulados ou revolver.

Na verdade, em teoria e na minha opinião pode até substituir com algumas propriedades.

Veja que o polêmico 1/4 de elípse que fica preso ao chassi, não tem uma ação passiva. Na verdade tem que ter resistência elástica, deve ter um certo arqueamento, senão não justifica sua utilização.
    Têm que funcionar como uma mola de 2 estágios, um primeiro mais brando e o segundo mais resistente para o trabalho normal. O diferencial deste sistema para os jumelos articulados e revolver, é que a suspensão adquire uma amplitude igual ou até maior, porém com resistência elástica até o fim. Isso quer dizer que no caso dos jumelos, sua atividade é passiva quando aberto, aplicando o pneu ao solo apenas a força resultante do peso do conjunto roda pneu e eixo basicamente.
    No caso do 3/4 de elípse, ao se abrir, estará levando força pro pneu ao solo, devido á ação elástica daquele 1/4 de elípse preso ao chassi. Por menor que seja esta força é maior que a força gravitacional simplesmente. Assim, não deve basicamente servir de suporte para o jumelo. Imagine um exemplo : Já reparou no coil over do Devasso??? Possui 2 molas em cada conjunto. Uma mola branda, que fica quase sempre comprimida próximo ao limite e uma mais resistente para o trabalho normal e mais severo. Objetivo: amplitude e eficiência da suspensão.

FAzendo mais esclarecimentos, estou um tanto entusiasmado com esta discussão, pois estou dando andamento a um projeto de uma F75 que pretendo utilizar tal sistema nos dois eixos.

Abraços a todos

Abraços a todos.

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Renato

No sistema de 3/4 ( mola prendendo o jumelo ), a mola tira o peso do pneu contra o solo.Será que um pequeno arqueamento vai resolver ? Essa mola vai ficar quase sempre forçada contra o chassis e poucas vezes ela vai poder abrir e forçar o pneu pra baixo.Teoricamente teria alguma pressão mas acho que na prática vai acabar funcionando ao contrário.

JR + buggyleaf =

[]'
    4X4 Brasil

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Renato

No sistema de 3/4 ( mola prendendo o jumelo ), a mola tira o peso do pneu contra o solo.Será que um pequeno arqueamento vai resolver ? Essa mola vai ficar quase sempre forçada contra o chassis e poucas vezes ela vai poder abrir e forçar o pneu pra baixo.Teoricamente teria alguma pressão mas acho que na prática vai acabar funcionando ao contrário.

JR + buggyleaf =

[]'
    Sérgio, o dia que você ver isso ao vivo, vai entender o princípio da coisa de uma forma diferente. Apesar de possuir um jumelo convencional, a amplitude da suspensão pode ser igual ou até maior que se utilizasse um jumelo articulado, pois o molejo todo tornará mais amplo.

A mola vai sim ficar forçada contra o chassi, e vai se estender forçando o pneu para baixo na mesma situação que um jumelo articulado ou revolver se abre. Afinal é uma mola. E isto ocorre no fim do curso do molejo semi-eliptico. Resumindo, é um estágio a mais da mola, quando o jumelo se articularia só com a força da gravidade.

É um sistema pouco conhecido por nós, porém bastante utilizado por aí a fora. Então acho que não cabe comparações com JR e companhia LTDA.

Abraços a todos

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Não estou comparando uma coisa com a outra.estou pensando na SOMA das duas coisas.

JR + buggyleaf

Um Jr dá uns 12 cms a mais de curso.A lamina deve dar um pouco mais do que isso.Fico imaginado a soma dos dois, algo como 25 a 30 cm a mais do que um jumelo normal. Qual seria o limite de curso para um feixe de molas ? Quanto será que ele aguenta sem quebrar, por torção , na outra ponta ?

[]'

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Sérgio, me desculpa.

Eu interpretei mau quando você disse JR + Buggy Leaf.

Na verdade o fato de estarmos discutindo esse assunto aqui é justamente porque são soluções diferentes para uma mesma aplicação e cabe sim toda comparação entre um e outro justamente para eleger qual seria mais eficiente, barato etc etc etc.....

Em relação à associação dos dois dispositivos, certamente será obtido um curso monstruoso, porém acredito que se configurar adequadamente a fração da mola que estará presa ao chassi, já se obtém um curso extremamete grande e com eficiência.

MAs é relevante, e relativamente fácil de testar. Só vai precisar de um amortecedor monstruoso !!!!!!!!!!!!!

Abraçs a todos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem