Meu CJ5 esta equipado com Cambio C20 + Tcase Willys.
O óleo geralmente indicado para Caixas de Cambio é o Sae90 GL-5 entretanto , segundo o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=36396&page=5 o Sae90 GL-5 nao seria indicado para cambio original , devido a aditivaçao ( GL-5 ) "reagir" com as peças de bronze.....
Minhas Duvidas :
A Tcase original do CJ5 tbem possui peças em bronze e nao seria aconselhavel usar o SAE90 , GL-5 ????
O cambio e Tcase utilizam oleo independentes OU sao interligadas e compartilham do mesmo oleo ????
Na falta do SAE90 sem aditivos GL-5 ou GL-4 , QUAL oleo utilizar ????? ( eu pelo menos nao encontrei nenhum SAE90 que nao seja GL-4 ou 5 ...)
Olha amigo se entendi vc adaptou um outro cambio na t-case willys, então se o serviço foi realmente bem feito, na flanfe para adaptação deve ter cido feito um belo de um furo para o cambio e a t-case compartilharem do mesmo óleo. Em relação ao óleo vc pode usar o 90 mesmo é o mais indicado, agora esse negócio de aditivação eu não intendo. Pra vc ter uma idéia, meu powertrain é o original e o óleo que eu uso eu compro de um amigo que tem uma firma de terraplanagem ou seja meu óleo nada mais é que o de transmissão de trator o famosso 90, pode ser de trator, carreta, caminhão é tudo igual.
Então mete logo um noventão aí que seu cambio agradece.
Já há algum tempo foi proibida a pela ANP a comercialização de óleos para transmissões manuais sem aditivação(API GL 1). Nos casos denessecidade deste tipo de produto, como a de compatibilidade com componentes/ligas usadas no cambio, a recomendação realmente tem sido por um óleo como o URSA LA-3 SAE 50 cuja viscosidade atende à exigência de SAE 90, veja tabela anexa, e a aditivação não tem aditivo de extrema pressão, base enxofre fosforo, no entanto a menor embalagem deste produto é balde de 20 litros.
Nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos que seam necessários. Atenciosamente, Eng.Antonio Carlos Alves Ferreira Especialista Técnico Global Lubricants Chevron Brasil Lubrificantes Ltda
A classificação SAE 50 refere-se à faixa de viscosidade do óleo à temperatura de 100ºC, neste quesito os óleos sem uso SAE 50 e SAE 20W 50 seriam iguais, no entanto para atender a especificação SAE 20W de viscosidade à baixa temperatura utilza-se um aditivo melhorador de indice de viscosidade que com o óleo em uso cisalha(afina o óleo), efeito que é maior quanto maior a carga de pressão superficial a que este seja exposto. Assim considerando que a utilização consultada era para cambio, portanto contato de engrenagens que podemos considerar de alta pressão superficial, não recomendaria a utilização de um óleo SAE 20W50 pois a viscosidade cairia em uso, sendo que manteria a recomendaçãode um óleo tipo de motor SAE 50.
Atenciosamente, Eng.Antonio Carlos Alves Ferreira Especialista Técnico