Não observei nenhum veículo com tal solução na suspensão dianteira.
Será que existe algum impecílio para tal uso?????
Se funciona de forma similar a um jumelo articulado ou revolver, qual seria o problema????
Acho interessante este sistema pois torna o curso da suspensão ativo em toda a amplitude, basicamente como se fosse uma mola de dois estágios de resistência (dureza).
Já quando é utilizado os jumelos articulados, na sua extensão final, a suspensão está aberta pela ação da gravidade principalmente.
No sistema de 3/4 eu só faria uma sede para estabilizar o 1/4 de mola preso ao chassi, para que não permita movimentos transversais ao eixo quando este estiver apoiado. Basicamente um perfil em U para a mola encaixar dentro dele quando fechado.
No exemplo das fotos do Juliano, a fração da mola é um pouco curta porém parece trabalhar bem. Apesar da lâmina ser de comprimento significante está presa de forma que deixa uma porção livre um tanto curta. Na maioria dos casos, deixa uma extremidade mais longa e sempre apoiada numa posição mais reta, a fim de não provocar grandes alterações na posição do jumelo e permitir um trabalho mais amplo. Mas isso na teoria né. De acordo com o relato do amigo, a suspensão do Jeep funciona muito bem sem problemas até o momento.
Abraços a todos