
Postado originalmente por
Sukys
Policarpo, por cima do radiador entra a água do motor, passa pela colméia, perde calor, e por baixo retorna ao motor. Quando a troca de calor é pequena, carro parado, por exemplo, aumenta-se a troca de calor com o uso de ventilador, que é acionado de forma automática com o uso de cebolão instalado em local que permita identificar a diminuição na perda, ou seja, na parte inferior do radiador.
Cebolão na parte alta do radiador será acionado em função da temperatura do motor e não em função da temperatura de saída do radiador.
Uso de coifa tem lá seus critérios, porque o que aumenta a eficiência do ventilador pode se transformar em restrição quando o ventilador estiver parado, e com diminuição na aeração natural o ventilador será mais solicitado.
Só que a aparência pode enganar. A água pode estar simplesmente "vibrando" por causa do funcionamento do motor, ou então o fluxo estar muito abaixo do ideal por alguma restrição do circuito ou bomba d'água comprometida.
Antes de mais nada é preciso saber se a bomba está ok e se não existe restrição por algum problema qualquer no motor ou mesmo pela válvula termostática.
Estando tudo ok e com a ventilação forçada em atuação, entre a parte alta e a parte baixa do radiador deve existir uma diferença de temperatura em torno de 10~20°C. Se não existir, ou o radiador está comprometido ou subdimensionado para o arrefecimento deste motor.
Não podemos pensar em radiador levando em conta o numero de cilindros e sim outros fatores, como a potência gerada pelo motor, eficiência do motor, troca térmica proporcionada pelo próprio motor, até o sistema de exaustão pode gerar influência no sistema de arrefecimento.
Por exemplo, podemos ter dois motores com a mesma eficiência, um de 4 cil. com 80HP e outro de 6 cil. com 100HP. Podemos considerar que para cada HP de trabalho util gerado temos outros dois que se perdem na forma de calor e daí concluir que o 6 cil. requer sistema de arrefecimento mais "parrudo", só que o 6 cil. tem bloco com maior massa e maior volume, e isso também serve para aumentar a troca de calor, ou seja, o 4 cil. pode requerer sistema de arrefecimento mais parrudo que o 6 cil. justamente por causa do menor tamanho.
Arrefecimento é assunto complicado e cheio das mumunhas.
Sds,
Sukys