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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de leopoldo
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    1- Problemas vc sempre pode ter e não necessariamente de resfriamento. Tem uma centena de outras "coisas" que podem quebrar ou dar errado. SE e SE o sistema funciona corretamente: não há vazamento de radiador, sem mangueiras rachadas, tem aditivo no radiador, a hélice não balança com folga tipo ... vai soltar alguma coisa, o indicador de temperatura está funcionando, a correia está com bom aspecto e sem rachaduras, os selos do bloco e cabeçote não apresentam corrosão, existe pouca chance de ser por aí o seu temor.

    2- Vc até pode colocar como propõe mas, tem de fazer a ligação muito bem feita com fios adequados e com relê, pois uma ventoínha consome pelo menos uns 20 amperes ..... ou vai ver uma chave ou fiação torrando no meio do painel.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #26
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- Problemas vc sempre pode ter e não necessariamente de resfriamento. Tem uma centena de outras "coisas" que podem quebrar ou dar errado. SE e SE o sistema funciona corretamente: não há vazamento de radiador, sem mangueiras rachadas, tem aditivo no radiador, a hélice não balança com folga tipo ... vai soltar alguma coisa, o indicador de temperatura está funcionando, a correia está com bom aspecto e sem rachaduras, os selos do bloco e cabeçote não apresentam corrosão, existe pouca chance de ser por aí o seu temor.

    2- Vc até pode colocar como propõe mas, tem de fazer a ligação muito bem feita com fios adequados e com relê, pois uma ventoínha consome pelo menos uns 20 amperes ..... ou vai ver uma chave ou fiação torrando no meio do painel.
    Depois dessa aula toda!!!!, bem vou seguir seus conselhos como citados acima... o carro esta todo revisado com mangueiras - correias - radiador e tudo mais!!!

    Apenas mais uma dúvida algumas pessoas falam que não se deve usar aditivo nesses velhos radiadores de Jeep pois acabam ocacionando uma corosão e furando, isso é verdade ou mito?

  • #27
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Cadu , eu colocaria uma tela de plastico ou galvanizada na frente do radiador para barrar a passagem de barro para a colméia , o que tenho visto provocar fervura em jeeps. Depois que o barro entope as colméias do radiador , vc fica sem troca térmica.
    Depois que volta , tira e guarda.
    quanto a aditivo, no meu 51 com opala 4 cil , uso apenas um antiferrugem.

  • #28
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Cadu , eu colocaria uma tela de plastico ou galvanizada na frente do radiador para barrar a passagem de barro para a colméia , o que tenho visto provocar fervura em jeeps. Depois que o barro entope as colméias do radiador , vc fica sem troca térmica.
    Depois que volta , tira e guarda.
    quanto a aditivo, no meu 51 com opala 4 cil , uso apenas um antiferrugem.

    Então esse é o problema que vejo muitos reclamarem da lama no radiador, pensei até colocar um vaso e selar o radiador!

  • #29
    Pessoal alguém tem uma foto dessa ventoinha instalada?

  • #30

    Refrigeração motor opala no CJ5

    Pessoal,

    Estou "varrendo" o blog procurando assuntos relacionados à refrigeração do motor de opala no CJ5. Estou reformando meu CJ5. O motor é de opala 4cc (retificado) à gasolina e o radiador é original. Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor) com ventoinha elétrica do Santana 2.0. O radiador está com armação de aço que abriga a ventoinha de forma que a sucção de ar seja mais eficiente.

    Acontece que a temperatura está se elevando demais. Após alguns minutos de operação ela chega a 100 graus!!! Está com aditivo, já troquei de cebolão, a ventoinha está operando normalmente...olhando de cima com a tampa aberta vejo que a circulação de água aparentemente está normal. Será que é o meu radiador que está comprometido? O radiador original do jeep dá conta do 4cc pois já tive outro CJ5 que o motor era 6cc da C20 (4.100) e nunca esquentou...

    Alguém tem outro ponto/idéia p/ me auxiliar?

    Grande abraço!

  • #31
    Policarpo, se não me engano o lugar correto do cebolão é na parte inferior do radiador...


    []'s

  • #32
    Outra coisa boba, mas pode atrapalhar: a rotação da ventoinha está pro lado certo?

  • #33
    Banido
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    Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor
    )

    Esse procedimento compromete o time de acionamento da ventuinha.

  • #34
    Citação Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor)
    Policarpo, por cima do radiador entra a água do motor, passa pela colméia, perde calor, e por baixo retorna ao motor. Quando a troca de calor é pequena, carro parado, por exemplo, aumenta-se a troca de calor com o uso de ventilador, que é acionado de forma automática com o uso de cebolão instalado em local que permita identificar a diminuição na perda, ou seja, na parte inferior do radiador.

    Cebolão na parte alta do radiador será acionado em função da temperatura do motor e não em função da temperatura de saída do radiador.

    Citação Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    O radiador está com armação de aço que abriga a ventoinha de forma que a sucção de ar seja mais eficiente.
    Uso de coifa tem lá seus critérios, porque o que aumenta a eficiência do ventilador pode se transformar em restrição quando o ventilador estiver parado, e com diminuição na aeração natural o ventilador será mais solicitado.

    Citação Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    ..olhando de cima com a tampa aberta vejo que a circulação de água aparentemente está normal.
    Só que a aparência pode enganar. A água pode estar simplesmente "vibrando" por causa do funcionamento do motor, ou então o fluxo estar muito abaixo do ideal por alguma restrição do circuito ou bomba d'água comprometida.

    Citação Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    Será que é o meu radiador que está comprometido?
    Antes de mais nada é preciso saber se a bomba está ok e se não existe restrição por algum problema qualquer no motor ou mesmo pela válvula termostática.
    Estando tudo ok e com a ventilação forçada em atuação, entre a parte alta e a parte baixa do radiador deve existir uma diferença de temperatura em torno de 10~20°C. Se não existir, ou o radiador está comprometido ou subdimensionado para o arrefecimento deste motor.

    Citação Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    O radiador original do jeep dá conta do 4cc pois já tive outro CJ5 que o motor era 6cc da C20 (4.100) e nunca esquentou...
    Não podemos pensar em radiador levando em conta o numero de cilindros e sim outros fatores, como a potência gerada pelo motor, eficiência do motor, troca térmica proporcionada pelo próprio motor, até o sistema de exaustão pode gerar influência no sistema de arrefecimento.
    Por exemplo, podemos ter dois motores com a mesma eficiência, um de 4 cil. com 80HP e outro de 6 cil. com 100HP. Podemos considerar que para cada HP de trabalho util gerado temos outros dois que se perdem na forma de calor e daí concluir que o 6 cil. requer sistema de arrefecimento mais "parrudo", só que o 6 cil. tem bloco com maior massa e maior volume, e isso também serve para aumentar a troca de calor, ou seja, o 4 cil. pode requerer sistema de arrefecimento mais parrudo que o 6 cil. justamente por causa do menor tamanho.
    Arrefecimento é assunto complicado e cheio das mumunhas.

    Sds,
    Sukys

  • #35
    Usuário Avatar de Varela
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    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Policarpo, por cima do radiador entra a água do motor, passa pela colméia, perde calor, e por baixo retorna ao motor. Quando a troca de calor é pequena, carro parado, por exemplo, aumenta-se a troca de calor com o uso de ventilador, que é acionado de forma automática com o uso de cebolão instalado em local que permita identificar a diminuição na perda, ou seja, na parte inferior do radiador.

    Cebolão na parte alta do radiador será acionado em função da temperatura do motor e não em função da temperatura de saída do radiador.



    Uso de coifa tem lá seus critérios, porque o que aumenta a eficiência do ventilador pode se transformar em restrição quando o ventilador estiver parado, e com diminuição na aeração natural o ventilador será mais solicitado.



    Só que a aparência pode enganar. A água pode estar simplesmente "vibrando" por causa do funcionamento do motor, ou então o fluxo estar muito abaixo do ideal por alguma restrição do circuito ou bomba d'água comprometida.



    Antes de mais nada é preciso saber se a bomba está ok e se não existe restrição por algum problema qualquer no motor ou mesmo pela válvula termostática.
    Estando tudo ok e com a ventilação forçada em atuação, entre a parte alta e a parte baixa do radiador deve existir uma diferença de temperatura em torno de 10~20°C. Se não existir, ou o radiador está comprometido ou subdimensionado para o arrefecimento deste motor.



    Não podemos pensar em radiador levando em conta o numero de cilindros e sim outros fatores, como a potência gerada pelo motor, eficiência do motor, troca térmica proporcionada pelo próprio motor, até o sistema de exaustão pode gerar influência no sistema de arrefecimento.
    Por exemplo, podemos ter dois motores com a mesma eficiência, um de 4 cil. com 80HP e outro de 6 cil. com 100HP. Podemos considerar que para cada HP de trabalho util gerado temos outros dois que se perdem na forma de calor e daí concluir que o 6 cil. requer sistema de arrefecimento mais "parrudo", só que o 6 cil. tem bloco com maior massa e maior volume, e isso também serve para aumentar a troca de calor, ou seja, o 4 cil. pode requerer sistema de arrefecimento mais parrudo que o 6 cil. justamente por causa do menor tamanho.
    Arrefecimento é assunto complicado e cheio das mumunhas.

    Sds,
    Sukys
    Eiiita...
    Grande Sukys,

    Agora fechou, esgotou-se o assunto heheheheheh

  • #36
    Varela,

    É mais fácil esgotar a água do radiador do que esgotar este assunto.

    Se o seizão ficar apertado no cofre, ponto para o 4 cil. que terá melhor ventilação.

    Se o bloco do seizão for em ferro fundido e o do 4 cil. em liga de alumínio, ponto para o 4 cil. que terá melhor dissipação.

    O simples fato do alumínio ser anodizado já dá uma bela ajuda na qualidade da dissipação, e por aí vai...

    Sds,
    Sukys

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