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Instalação de ventoinha elétrica no CJ

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  • 26/06/2007, 23:28
    leopoldo
    1- Problemas vc sempre pode ter e não necessariamente de resfriamento. Tem uma centena de outras "coisas" que podem quebrar ou dar errado. SE e SE o sistema funciona corretamente: não há vazamento de radiador, sem mangueiras rachadas, tem aditivo no radiador, a hélice não balança com folga tipo ... vai soltar alguma coisa, o indicador de temperatura está funcionando, a correia está com bom aspecto e sem rachaduras, os selos do bloco e cabeçote não apresentam corrosão, existe pouca chance de ser por aí o seu temor.

    2- Vc até pode colocar como propõe mas, tem de fazer a ligação muito bem feita com fios adequados e com relê, pois uma ventoínha consome pelo menos uns 20 amperes ..... ou vai ver uma chave ou fiação torrando no meio do painel.
  • 27/06/2007, 11:27
    cadu
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- Problemas vc sempre pode ter e não necessariamente de resfriamento. Tem uma centena de outras "coisas" que podem quebrar ou dar errado. SE e SE o sistema funciona corretamente: não há vazamento de radiador, sem mangueiras rachadas, tem aditivo no radiador, a hélice não balança com folga tipo ... vai soltar alguma coisa, o indicador de temperatura está funcionando, a correia está com bom aspecto e sem rachaduras, os selos do bloco e cabeçote não apresentam corrosão, existe pouca chance de ser por aí o seu temor.

    2- Vc até pode colocar como propõe mas, tem de fazer a ligação muito bem feita com fios adequados e com relê, pois uma ventoínha consome pelo menos uns 20 amperes ..... ou vai ver uma chave ou fiação torrando no meio do painel.

    Depois dessa aula toda!!!!:palmas::palmas:, bem vou seguir seus conselhos como citados acima... o carro esta todo revisado com mangueiras - correias - radiador e tudo mais!!!

    Apenas mais uma dúvida algumas pessoas falam que não se deve usar aditivo nesses velhos radiadores de Jeep pois acabam ocacionando uma corosão e furando, isso é verdade ou mito?
  • 27/06/2007, 13:18
    joão k. chikui
    Cadu , eu colocaria uma tela de plastico ou galvanizada na frente do radiador para barrar a passagem de barro para a colméia , o que tenho visto provocar fervura em jeeps. Depois que o barro entope as colméias do radiador , vc fica sem troca térmica.
    Depois que volta , tira e guarda.
    quanto a aditivo, no meu 51 com opala 4 cil , uso apenas um antiferrugem.
  • 27/06/2007, 13:28
    cadu
    Citação:

    Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Cadu , eu colocaria uma tela de plastico ou galvanizada na frente do radiador para barrar a passagem de barro para a colméia , o que tenho visto provocar fervura em jeeps. Depois que o barro entope as colméias do radiador , vc fica sem troca térmica.
    Depois que volta , tira e guarda.
    quanto a aditivo, no meu 51 com opala 4 cil , uso apenas um antiferrugem.


    :pensativo::pensativo::pensativo: Então esse é o problema que vejo muitos reclamarem da lama no radiador, pensei até colocar um vaso e selar o radiador!
  • 01/07/2007, 13:18
    cadu
    Pessoal alguém tem uma foto dessa ventoinha instalada?
  • 12/07/2007, 08:26
    Policarpo
    Refrigeração motor opala no CJ5
    Pessoal,

    Estou "varrendo" o blog procurando assuntos relacionados à refrigeração do motor de opala no CJ5. Estou reformando meu CJ5. O motor é de opala 4cc (retificado) à gasolina e o radiador é original. Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor) com ventoinha elétrica do Santana 2.0. O radiador está com armação de aço que abriga a ventoinha de forma que a sucção de ar seja mais eficiente.

    Acontece que a temperatura está se elevando demais. Após alguns minutos de operação ela chega a 100 graus!!! Está com aditivo, já troquei de cebolão, a ventoinha está operando normalmente...olhando de cima com a tampa aberta vejo que a circulação de água aparentemente está normal. Será que é o meu radiador que está comprometido? O radiador original do jeep dá conta do 4cc pois já tive outro CJ5 que o motor era 6cc da C20 (4.100) e nunca esquentou...

    Alguém tem outro ponto/idéia p/ me auxiliar?

    Grande abraço!
  • 12/07/2007, 09:25
    Pagani
    Policarpo, se não me engano o lugar correto do cebolão é na parte inferior do radiador...


    []'s
  • 12/07/2007, 12:15
    felipemendes
    Outra coisa boba, mas pode atrapalhar: a rotação da ventoinha está pro lado certo?
  • 12/07/2007, 12:41
    PIRATADOM
    Citação:

    Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor
    )

    Esse procedimento compromete o time de acionamento da ventuinha.
  • 12/07/2007, 14:31
    Sukys
    Citação:

    Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    Coloquei o cebolão na parte de cima do radiador (saida da água do motor)

    Policarpo, por cima do radiador entra a água do motor, passa pela colméia, perde calor, e por baixo retorna ao motor. Quando a troca de calor é pequena, carro parado, por exemplo, aumenta-se a troca de calor com o uso de ventilador, que é acionado de forma automática com o uso de cebolão instalado em local que permita identificar a diminuição na perda, ou seja, na parte inferior do radiador.

    Cebolão na parte alta do radiador será acionado em função da temperatura do motor e não em função da temperatura de saída do radiador.

    Citação:

    Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    O radiador está com armação de aço que abriga a ventoinha de forma que a sucção de ar seja mais eficiente.

    Uso de coifa tem lá seus critérios, porque o que aumenta a eficiência do ventilador pode se transformar em restrição quando o ventilador estiver parado, e com diminuição na aeração natural o ventilador será mais solicitado.

    Citação:

    Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    ..olhando de cima com a tampa aberta vejo que a circulação de água aparentemente está normal.

    Só que a aparência pode enganar. A água pode estar simplesmente "vibrando" por causa do funcionamento do motor, ou então o fluxo estar muito abaixo do ideal por alguma restrição do circuito ou bomba d'água comprometida.

    Citação:

    Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    Será que é o meu radiador que está comprometido?

    Antes de mais nada é preciso saber se a bomba está ok e se não existe restrição por algum problema qualquer no motor ou mesmo pela válvula termostática.
    Estando tudo ok e com a ventilação forçada em atuação, entre a parte alta e a parte baixa do radiador deve existir uma diferença de temperatura em torno de 10~20°C. Se não existir, ou o radiador está comprometido ou subdimensionado para o arrefecimento deste motor.

    Citação:

    Postado originalmente por Policarpo Ver Post
    O radiador original do jeep dá conta do 4cc pois já tive outro CJ5 que o motor era 6cc da C20 (4.100) e nunca esquentou...

    Não podemos pensar em radiador levando em conta o numero de cilindros e sim outros fatores, como a potência gerada pelo motor, eficiência do motor, troca térmica proporcionada pelo próprio motor, até o sistema de exaustão pode gerar influência no sistema de arrefecimento.
    Por exemplo, podemos ter dois motores com a mesma eficiência, um de 4 cil. com 80HP e outro de 6 cil. com 100HP. Podemos considerar que para cada HP de trabalho util gerado temos outros dois que se perdem na forma de calor e daí concluir que o 6 cil. requer sistema de arrefecimento mais "parrudo", só que o 6 cil. tem bloco com maior massa e maior volume, e isso também serve para aumentar a troca de calor, ou seja, o 4 cil. pode requerer sistema de arrefecimento mais parrudo que o 6 cil. justamente por causa do menor tamanho.
    Arrefecimento é assunto complicado e cheio das mumunhas. :-)

    Sds,
    Sukys
  • 12/07/2007, 15:25
    Varela
    Citação:

    Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Policarpo, por cima do radiador entra a água do motor, passa pela colméia, perde calor, e por baixo retorna ao motor. Quando a troca de calor é pequena, carro parado, por exemplo, aumenta-se a troca de calor com o uso de ventilador, que é acionado de forma automática com o uso de cebolão instalado em local que permita identificar a diminuição na perda, ou seja, na parte inferior do radiador.

    Cebolão na parte alta do radiador será acionado em função da temperatura do motor e não em função da temperatura de saída do radiador.



    Uso de coifa tem lá seus critérios, porque o que aumenta a eficiência do ventilador pode se transformar em restrição quando o ventilador estiver parado, e com diminuição na aeração natural o ventilador será mais solicitado.



    Só que a aparência pode enganar. A água pode estar simplesmente "vibrando" por causa do funcionamento do motor, ou então o fluxo estar muito abaixo do ideal por alguma restrição do circuito ou bomba d'água comprometida.



    Antes de mais nada é preciso saber se a bomba está ok e se não existe restrição por algum problema qualquer no motor ou mesmo pela válvula termostática.
    Estando tudo ok e com a ventilação forçada em atuação, entre a parte alta e a parte baixa do radiador deve existir uma diferença de temperatura em torno de 10~20°C. Se não existir, ou o radiador está comprometido ou subdimensionado para o arrefecimento deste motor.



    Não podemos pensar em radiador levando em conta o numero de cilindros e sim outros fatores, como a potência gerada pelo motor, eficiência do motor, troca térmica proporcionada pelo próprio motor, até o sistema de exaustão pode gerar influência no sistema de arrefecimento.
    Por exemplo, podemos ter dois motores com a mesma eficiência, um de 4 cil. com 80HP e outro de 6 cil. com 100HP. Podemos considerar que para cada HP de trabalho util gerado temos outros dois que se perdem na forma de calor e daí concluir que o 6 cil. requer sistema de arrefecimento mais "parrudo", só que o 6 cil. tem bloco com maior massa e maior volume, e isso também serve para aumentar a troca de calor, ou seja, o 4 cil. pode requerer sistema de arrefecimento mais parrudo que o 6 cil. justamente por causa do menor tamanho.
    Arrefecimento é assunto complicado e cheio das mumunhas. :-)

    Sds,
    Sukys

    Eiiita...
    Grande Sukys,

    Agora fechou, esgotou-se o assunto heheheheheh
  • 12/07/2007, 16:34
    Sukys
    Varela,

    É mais fácil esgotar a água do radiador do que esgotar este assunto. :-)

    Se o seizão ficar apertado no cofre, ponto para o 4 cil. que terá melhor ventilação.

    Se o bloco do seizão for em ferro fundido e o do 4 cil. em liga de alumínio, ponto para o 4 cil. que terá melhor dissipação.

    O simples fato do alumínio ser anodizado já dá uma bela ajuda na qualidade da dissipação, e por aí vai...

    Sds,
    Sukys
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