x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 42

Hybrid View

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por fugger
    Toda cebolinha deve ser instalada na parte de baixo do radiador, pois o que interessa é temperatura da água que está entrando no motor e não a que está saindo (parte de cima do radiador)Quanto ao tipo de cebolinha, depende do motor que vc usa e se é a gasolina ou alcool.
    Ae fugger !!!!

Eu perguntei pois já tive informações de pessoas que instalaram a cebolinha na saída da água do motor. Porém, concordo com vc que o melhor é embaixo!

Quanto ao fato do motor ser a gasolina ou alcool, a temperatura da cebolinha ACHO que não tem a ver com o combustível a ser utilizado, mas sim com a temperatura de funcionamento de cada motor, que nos a alcool geralmente á maior.

Mas fugger, diz aí, sabre a diferença de cebolinhas para motores a alcool ou gasolina, tem alguma coisa a ver com a "amplituide" da faixa que liga e desliga??? Tipo assim, as cebolinhas dos motores a alcool tem uma menor diferença entre as temperaturas de ligar e desligar???

[]'s curiosos
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de Paulo Sabra
    Entrada
    02/04/2006
    Local
    Vitória/ES

Instalação de Ventoinha Eletrica no CJ

Vejam a materia em ANEXO retirada do site do rolo 4x4, que fala sobre este assunto com ilustrações, que o Carlos fez pesquisando aqui no Fórum:
    Arquivos Anexos

Pessoal gostaria de reativer esse tópico com a seguinte pergunta?

Da para usar a hélice original e colocar uma ventoinha elétrica na frente do radiador ??? Quais são os prós e contras dessa adaptação??? Detalhe meu jeep é um CJ5 78 "com motor original".

Apesar do meu Jeep ainda não ter tido problema algum com refrigeração gostaria de prevenir para não ter que remediar depois!!!!

Banido
    Entrada
    05/11/2006
    Citação Postado originalmente por cadu Ver Post
    Pessoal gostaria de reativer esse tópico com a seguinte pergunta?

Da para usar a hélice original e colocar uma ventoinha elétrica na frente do radiador ??? Quais são os prós e contras dessa adaptação??? Detalhe meu jeep é um CJ5 78 "com motor original".

Apesar do meu Jeep ainda não ter tido problema algum com refrigeração gostaria de prevenir para não ter que remediar depois!!!!

Cadu eu te aconselho deixá queto, só faça essa adaptação se super aquecer ,pode ser que antes disso vc resolva trocar de motor e o trabalho que vc fez tenha q ser refeito com outra ventuinha por algum motivo,num mexa em time que esta ganhando de bobeira,isso é complicado envolve outras adatações num é só colocar uma ventuinha e pronto é mais complexo doque vc pensa

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    1- questão :

pq vc usaria uma OUTRA ventoínha "ao invéz da original" se tem a original instalada?

2- Se vc esquecer de por água ou se a correia da bomba estourar, vai superaquecer com a elétrica, com a mecanica, ou mesmo com as 2 juntas. Não é a hélice que refrigera e sim a água.

A hélice só tem função quando o jeep está em baixa velocidade ou parado. Acima de uns 60 km/h, quem "venta" é o ar de impacto.

vantagem da elétrica:

- dependendo da montagem, maior vazão de ar e portanto maior capacidade de abuso do motor, sem superaquecer. Mas se vc não reboca, não faz diferença.

- vc pode fazer uma montagem em que assuma o controle sobre a mesma:

funcionamento automático + sempre funcionando + nunca funcionando com uma chave 3 posições.

- outra vantagem (discutível) é menor roubo de potencia do motor pois não gira uma hélice dependurada na bomba.

A desvantagem é o preço do motorzinho capeta e o trampo de instalação, não esquecendo a cebola, a sua opção de circuito de ligação, fiação reles, etc ....

Outro problema, para os que abusam da lama é o motorzinho pifar com o uso, onde a mecanica passaria sem problema.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- questão :

pq vc usaria uma OUTRA ventoínha "ao invéz da original" se tem a original instalada?

2- Se vc esquecer de por água ou se a correia da bomba estourar, vai superaquecer com a elétrica, com a mecanica, ou mesmo com as 2 juntas. Não é a hélice que refrigera e sim a água.

A hélice só tem função quando o jeep está em baixa velocidade ou parado. Acima de uns 60 km/h, quem "venta" é o ar de impacto.

vantagem da elétrica:

- dependendo da montagem, maior vazão de ar e portanto maior capacidade de abuso do motor, sem superaquecer. Mas se vc não reboca, não faz diferença.

- vc pode fazer uma montagem em que assuma o controle sobre a mesma:

funcionamento automático + sempre funcionando + nunca funcionando com uma chave 3 posições.

- outra vantagem (discutível) é menor roubo de potencia do motor pois não gira uma hélice dependurada na bomba.

A desvantagem é o preço do motorzinho capeta e o trampo de instalação, não esquecendo a cebola, a sua opção de circuito de ligação, fiação reles, etc ....

Outro problema, para os que abusam da lama é o motorzinho pifar com o uso, onde a mecanica passaria sem problema.

Leopoldo

A intenção de colocar essa ventoinha é a seguinte:

1 - Sou Jeepeiro de primeira viagem "acabei de comprar um jeep"
    2 - Estou pensando em fazer algumas trilhas com o pessoal do clube "e não queria ter problemas no meio do mato" e nem quando usar o Jeep na Cidade em horário de pico.
    3 - Eu poderia colocar uma ventoinha dessas sem o cebolão com um botão de liga e deslica dentro do carro, para quando pegar uma trilha mas pesada poder ligar a mesma para evitar super - aquecimento e também nos transito é claro! E quando esfriar dar apenas um toque no botão e desligar a mesma!

OK!

All,

Valeu pelas dicas sobre a instalação.

Recebi uma dica da peça que o Eduardo fez (o T). Ela saiu em tempras, e (teoricamente) é fácil de achar em autopeças. Já vem com rosca 3/4", pra ligar o cebolão do opala. Me disseram que é fácil de achar, mas eu não consegui ainda. Se não achar, pretendo fazer a peça como o Eduardo.

Sobre a posição do cebolão, não existe regra SIMPLES pra dizer se é em cima ou em baixo. Cada carro é de uma maneira, tudo depende do projeto do conjunto completo. Estarei usando o cebolão original do opala a gasolina, que arma em 92 e desliga em 87.

Afinal, pra que reinventar a roda? É mais fácil deixar os engenheiros da GM pensarem pra mim. Mesmo pque eu teho a ligeira impressão que eles entendem um poquinho mais de engenharia automotiva do que eu... :P O opala usa o cebolão na saída de água do motor originalmente.

Valeu a todos pelas dicas!!! Vou tirar fotos de tudo, e assim que terminar, vão estar lá na página do Horácio. Fotos junto com a instalação da direção hidráulica, pedaleira suspensa, panela de pressão, etc. etc. etc...

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Mas fugger, diz aí, sabre a diferença de cebolinhas para motores a alcool ou gasolina, tem alguma coisa a ver com a "amplituide" da faixa que liga e desliga??? Tipo assim, as cebolinhas dos motores a alcool tem uma menor diferença entre as temperaturas de ligar e desligar???

Olá Mauro

Ralmente a cebolinha não tem relação direta com o combustivel utilizado, mas sim com a temperatura ideal para cada combustivel. Nos motores carburados, normalmente, a temperatura é menor nos motores a gasolina e maior nos movidos a álccol, isso devido as característicasde cada combustível. Já nos motores inetados esta diferença praticamente não existe.

Quanto a amplitude entre o liga e desliga, não há uma correlação entre o tamanho da faixa e o combustivel utilizado, mas sim com o tipo de sistema de refrigeração, se lacrado ou não. Se lacrado a faixa é menor por ser mais eficiente que o sistema não lacrado como o do Cj original .

Quanto ao posicionamento da cebolinha ao lado da saida do radiador, bem é aquilo que já falei, quanto mais proximo da entrada de água do motor melhor. Por isso a GM ( como o dptucunduva já falou) instalou a cebolinha ao lado da saida do radiador.

[]'s cebolados

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: OK!

Citação Postado originalmente por dptucunduva
    :P O opala usa o cebolão na saída de água do motor originalmente.
    Citação Postado originalmente por fugger
    Por isso a GM ( como o dptucunduva já falou) instalou a cebolinha ao lado da saida do radiador.
    Ae Fugger !!!!

Obrigado pela explicação!!

Só um detalhe: o "dptucunduva" (Daniel) escreveu que a cebolinha original do Opala fica na saída da água do motor, que é a entrada da água no radiador ....Bom, o esclarecimento agora fica com o Daniel......DANIEL !!!!!!!!!! Está certo mesmo o que escreveste? É na sáida da água do motor mesmo (em cima)???

[]'s acebolados!
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Re: OK!

Citação Postado originalmente por mauro2br
    Só um detalhe: o "dptucunduva" (Daniel) escreveu que a cebolinha original do Opala fica na saída da água do motor, que é a entrada da água no radiador ....Bom, o esclarecimento agora fica com o Daniel......DANIEL !!!!!!!!!! Está certo mesmo o que escreveste? É na sáida da água do motor mesmo (em cima)??
    Mauro,

O Opala e a Caravan, quando equipado com ventoinha elétrica, usam como referência a temperatura da água que SAI DO MOTOR, ou seja, a que ENTRA NO RADIADOR.

O interruptor fica no meio do radiador. Muitos confundem, achando que ele pega uma temperatura média ou algo assim. Na verdade, o que acontece é que a colméia do radiador de alumínio do Opala/Caravan é HORIZONTAL. Ou seja, estando o interruptor em qquer lugar do lado esquerdo, que é onde entra a água, independente da altura vai ele vai usar ocmo referência a temperatura da água que sai do motor. Se o interruptor estivesse do lado direito, pegaria a temperatura da água que já passou pela colméia.

Como no CJ o radiador tem colméia vertical, o interruptor tem que ficar em cima, seja na direita ou na esquerda do radiador. Se colocar em baixo, vai usar a temperatura de referêcia errada.

Fotos da Instalação da Ventoinha

Senhores;

ALLguém teria as fotos de como ficou a instalação da ventoinha no CJ5 ?
    Poderia passar o esquema ? Corta aqui, parafusa ali, dicas de montagem, etc... ?

Depois da minha hélice ter "comido" a colméia penso seriamente em trocar pra ventoinha elétrica.

Obrigado.

[]´s.

KGE

Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Eu tou me deparando justamente com isto na Potranca. Coloquei a ventoinha elétrica do Omega e a cebolinha na saída do radiador para o motor. Agora eu tenho que determinar a temperatura de chaveamento da cebolinha. Como o motor é diesel, acho que vou partir para algo como 70ºC para desligar. E vou ver o que eu acho no mercado como range do termostato.

[]s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem