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Convex Datacenter
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  • #1

    Instalação de ventoinha elétrica no CJ




    Grande All!

    Estou me preparando pra instalar a ventoinha elétrica no CJ. Já estou com praticamente tudo comprado, falta só a ventoinha...

    Tenho uma dúvida sobre a instalação do cebolão no radiador.

    Já me disseram que ela é feita fazendo um furo e soldando uma porca no radiador, para poder parafusar o cebolão. É isso mesmo? Existe alguma maneira melhor de fazê-lo?

  • #2
    Falae primo,

    Quando troquei o motor de meu antigo niva por um Ap diesel, tive de adaptar tb o cebolão, mas optei por fazer um T no diâmetro interno da mangueira inferior do radiador e no "pé do T" foi soldada a tal porca para rosquear o cebolão, entendeu ???

    Tentei desenhar no paint mas não ficou grande coisa...



    []'s tentando explicar o T...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #3
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    Fala Daniel, blz?

    Qdo eu usava o radiador original, eu mandei soldar uma rosca na caixa de baixo do radiador, ao lado da entrada da mangueira, funcionava legal e nunca vazou...
    Devasso CJ-X 58
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  • #4
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: Instalação de ventoinha elétrica no CJ

    Citação Postado originalmente por dptucunduva
    Grande All!
    Estou me preparando pra instalar a ventoinha elétrica no CJ. Já estou com praticamente tudo comprado, falta só a ventoinha...
    Tenho uma dúvida sobre a instalação do cebolão no radiador.
    Já me disseram que ela é feita fazendo um furo e soldando uma porca no radiador, para poder parafusar o cebolão. É isso mesmo? Existe alguma maneira melhor de fazê-lo?
    Grande Daniel!

    Tenho a da S-10 no meu Jeep e instalei a do Vectra no Jeep do brother. É basicamente a mesma ventoinha, S-10, Vectra, Opala, etc. É grande e o motor é compacto, ocupando pouco espaço. A maneira "correta", é pôr essa rosca na parte de baixo do radiador, soldando ela. Tenho ainda uma chave paralela, onde posso acionar e desligar a ventoinha, independente do sensor, com uma luz espia no painel que liga, quando a ventoinha está desligada.

  • #5
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Ae Gionavi !!

    Vc retirou a ventoinha mecânica??? Se sim, vc instalou esta ventoinha na frente ou atrás do radiador???
    Giovani, não sabes me dizer se retirando a mecânica, dá pra instalar esta ventoinha atrás do radiador no meu jipe com motor BF-161????

    []'s querendo refrigerar
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  • #6
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Ventoinha!

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Vc retirou a ventoinha mecânica??? Se sim, vc instalou esta ventoinha na frente ou atrás do radiador???
    Giovani, não sabes me dizer se retirando a mecânica, dá pra instalar esta ventoinha atrás do radiador no meu jipe com motor BF-161???
    Grande Mauro!

    Sim, retirei a hélice. Aumentei o diâmetro de 2 dos buracos de fixação dessa hélice, de forma que passe a cabeça do parafuso, e carrego ela junto. Caso a elétrica pife, ou o alternador, ou bateria, ou caixa de fusíveis, ou fio derretido, ou... o que já me aconteceu algumas dezenas de vezes, tiro só 2 parafusos e fixo ela de volta...
    Instalei na frente do radiador, dentro da grade. Tenho o motor Ford 3000, irmãozinho do BF-161. No seu caso vai ser igual, pois não há espaço entre o motor e o radiador, para instalar a ventoinha, por menor que ela seja!

  • #7
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Ae Giovani !!!!

    Cara, ótima idéia esta para facilitar a re-colocação da ventoinha original!!! Senão iria ser uma trabalheira....! Penso que tbm poderíamos utilizar parafusos prisioneiros, com porcas chatas...o que acha?

    Giovani, agora só falta uma coisinha: a cebolinha!

    (1) Que temperaturas ele liga e desliga??? De que veículo é???

    (2) Vc instalou "em cima" ou "embaixo"???

    []'s refrigerados
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  • #8
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Ventoinha!

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Penso que tbm poderíamos utilizar parafusos prisioneiros, com porcas chatas...o que acha?
    Grande Mauro!

    Também é uma boa. O interessante é não soltar a polia por completo, senão cai a correia, é preciso soltar o alternador, etc...

    (1) Que temperaturas ele liga e desliga??? De que veículo é???
    (2) Vc instalou "em cima" ou "embaixo"???
    Bah, tchê! Faz tempo... Mas é algo em torno de 86° para acionar e 76° para desligar. Não sei de que carro é, pois peguei pela temperatura e não cuidei esse detalhe. Instalei na parte de baixo do radiador.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -bulbo_186.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de fugger
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    Mauro

    Toda cebolinha deve ser instalada na parte de baixo do radiador, pois o que interessa é temperatura da água que está entrando no motor e não a que está saindo (parte de cima do radiador)

    Quanto ao tipo de cebolinha, depende do motor que vc usa e se é a gasolina ou alcool.

    []´s

  • #10
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por fugger
    Toda cebolinha deve ser instalada na parte de baixo do radiador, pois o que interessa é temperatura da água que está entrando no motor e não a que está saindo (parte de cima do radiador)Quanto ao tipo de cebolinha, depende do motor que vc usa e se é a gasolina ou alcool.
    Ae fugger !!!!

    Eu perguntei pois já tive informações de pessoas que instalaram a cebolinha na saída da água do motor. Porém, concordo com vc que o melhor é embaixo!

    Quanto ao fato do motor ser a gasolina ou alcool, a temperatura da cebolinha ACHO que não tem a ver com o combustível a ser utilizado, mas sim com a temperatura de funcionamento de cada motor, que nos a alcool geralmente á maior.

    Mas fugger, diz aí, sabre a diferença de cebolinhas para motores a alcool ou gasolina, tem alguma coisa a ver com a "amplituide" da faixa que liga e desliga??? Tipo assim, as cebolinhas dos motores a alcool tem uma menor diferença entre as temperaturas de ligar e desligar???

    []'s curiosos
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  • #11

    OK!

    All,

    Valeu pelas dicas sobre a instalação.

    Recebi uma dica da peça que o Eduardo fez (o T). Ela saiu em tempras, e (teoricamente) é fácil de achar em autopeças. Já vem com rosca 3/4", pra ligar o cebolão do opala. Me disseram que é fácil de achar, mas eu não consegui ainda. Se não achar, pretendo fazer a peça como o Eduardo.

    Sobre a posição do cebolão, não existe regra SIMPLES pra dizer se é em cima ou em baixo. Cada carro é de uma maneira, tudo depende do projeto do conjunto completo. Estarei usando o cebolão original do opala a gasolina, que arma em 92 e desliga em 87.

    Afinal, pra que reinventar a roda? É mais fácil deixar os engenheiros da GM pensarem pra mim. Mesmo pque eu teho a ligeira impressão que eles entendem um poquinho mais de engenharia automotiva do que eu... :P O opala usa o cebolão na saída de água do motor originalmente.

    Valeu a todos pelas dicas!!! Vou tirar fotos de tudo, e assim que terminar, vão estar lá na página do Horácio. Fotos junto com a instalação da direção hidráulica, pedaleira suspensa, panela de pressão, etc. etc. etc...

  • #12
    Usuário Avatar de fugger
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    Mas fugger, diz aí, sabre a diferença de cebolinhas para motores a alcool ou gasolina, tem alguma coisa a ver com a "amplituide" da faixa que liga e desliga??? Tipo assim, as cebolinhas dos motores a alcool tem uma menor diferença entre as temperaturas de ligar e desligar???



    Olá Mauro

    Ralmente a cebolinha não tem relação direta com o combustivel utilizado, mas sim com a temperatura ideal para cada combustivel. Nos motores carburados, normalmente, a temperatura é menor nos motores a gasolina e maior nos movidos a álccol, isso devido as característicasde cada combustível. Já nos motores inetados esta diferença praticamente não existe.

    Quanto a amplitude entre o liga e desliga, não há uma correlação entre o tamanho da faixa e o combustivel utilizado, mas sim com o tipo de sistema de refrigeração, se lacrado ou não. Se lacrado a faixa é menor por ser mais eficiente que o sistema não lacrado como o do Cj original .

    Quanto ao posicionamento da cebolinha ao lado da saida do radiador, bem é aquilo que já falei, quanto mais proximo da entrada de água do motor melhor. Por isso a GM ( como o dptucunduva já falou) instalou a cebolinha ao lado da saida do radiador.

    []'s cebolados

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