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  • #37
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Estou de pleno acordo com a citação do colega Sukys.
    O valor típico para o resistor (fio resistência ou resistor ) é de 1,5 ~1,6 ohms.
    Como o primário da bobina é constituído por poucas espiras de um fio relativamente espesso, o mesmo acaba por possuir uma baixa resistência,
    sendo necessário a utilização de uma resistência externa adicional de modo a limitar a corrente. Faz-se necessário principalmente quando o motor está desligado e a chave de ignição está na posição de liga ou em baixa rotação. Já com o motor em funcionamento a impedância formada pela bobina em regime de acionamento intermitente se encarrega de limitar por si própria a corrente elétrica. Sendo que quanto maior for a rotação do motor (frequência) menor será a corrente solicitada pela bobina.
    Sds.

  • #38
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Alessandro e Sukys,

    Estou caçando esse resistor balast e não encontro.
    Pensei em substituir a bobina por uma de 12V, ao invés de uma de 8V - como a que deve estar lá.

    Nesse caso, posso eliminar esse resistor, ou não? Dai elimino mais uma fonte de possíveis problemas.

    O que acham?

    [s] tentando encontrar uma solução,
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #39
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Estou caçando esse resistor balast e não encontro
    Já tentou na agromotor?....peça do jeep 4cil OHC.
    A chevrolet veraneio também tinha.
    Se não o jeito é ir a um desmanche e arrancar o fio de um chicote qualquer....ai em sampa tem de monte.

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Pensei em substituir a bobina por uma de 12V, ao invés de uma de 8V - como a que deve estar lá
    Não penso que a bobina que esteja lá seja de 8V. Deve se mesmo de 12V. Detalhe: na verdade, a bobina trabalha com 10V por causa do balast.
    Só dá 12 no momento da partida pelo retorno do arranque, se o circuito estiver ligado corretamente.

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Nesse caso, posso eliminar esse resistor, ou não?
    [s] tentando encontrar uma solução,
    Não.

    Essa de fumaça branca........ pode ser que seu motor esteja mesmo é fora do ponto.

    O distribuidor estaria defasado 180º......é uma possibilidade. Não diria compressão pois mesmo baixa, o motor pegaria. Só não subiria ladeira.

    E se fosse válvula muito desregulada....o motor tentaria pegar e cuspiria fogo pelo escape.


    Tenta checar o ponto correto !

    e se a resistência e a bobina estão quentes demais, tá com cara de curto ou platinado completamente fechado......
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  • #40
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Grande Leopoldo,

    Já tentei na Agromotor, Josewal, Jipebras, Arclopec e ninguém tem essa bendita peça. Já liguei para autopeças grandes também, mas ninguém tem.

    Se a bobina é de 12V, porque precisa do balast? Não era só vir corrente direto da chave? Não entendi???

    Acho difícil estar muito fora do ponto (180º) porque estava adando na estrada, normalmente, e subitamente morreu. E agora, nem está pulando centelha da bobina. Experimentei outra bobina e o problema foi o mesmo.

    A folga do platinado está correta. Regulei com calibre de lâminas (0,50). Foi trocado junto com o condensador.

    Se estivesse fora do ponto, ele deveria pegar mas ficar sem potência, certo? Não é o caso. Pois quando ocorreu o problema não estava pulando faísca dos cabos de vela, só da bobina. Agora, nem da bobina.

    Uma coisa que reparei: quando bato o conector no balast (isso com a chave ligada) sai faísca só de uma ponta, na outra não. Pela baixa voltagem isso é normal?

    Outra coisa, aquele fio que liga na lateral do distribuidor, ele vem do negativo da bobina, certo? Ele da ligação na carcaça do distribuidor ou não?

    [s]
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  • #41
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    Se não acha a peça.....vai pro desmanche e retire de algum chicote....pergunte ao pessoal .....eles conhecem o fio resistivo que sai da chave de contato.....como eles dizem....é um fio "diferente"

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Se a bobina é de 12V, porque precisa do balast? Não era só vir corrente direto da chave? Não entendi
    É porque algumas bobinas foram feitas para trabalhar só com 10V(mesmo estando marcado 12V). O balast está lá para não fritar a bobina e o platinado. A sua deve ser de 10V continuamente e intermitente 12V na partida através do fio de retorno do arranque. Não tem 2 fios no bendix?um vem da chave de contato e aciona o motor de arranque. O outro é o retorno do arranque para a bobina. É o circuito para partida fria do motor

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Acho difícil estar muito fora do ponto (180º) porque estava adando na estrada, normalmente, e subitamente morreu. E agora, nem está pulando centelha da bobina. Experimentei outra bobina e o problema foi o mesmo
    Bom, se não tem centelha, é problema elétrico mesmo. Já tentou fazer uma ligação direta do positivo da bateria para o positivo da bobina??????
    Caso o motor funcione é porque essa parte do circuito: chave-fio-balast-fio-bobina esta com problema. Mas não esqueça de desligar o fio QUE VEM da chave de contato. Pode estar havendo curto em algum lugar.

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    A folga do platinado está correta. Regulei com calibre de lâminas (0,50). Foi trocado junto com o condensador.
    Problema a menos.

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Se estivesse fora do ponto, ele deveria pegar mas ficar sem potência, certo? Não é o caso. Pois quando ocorreu o problema não estava pulando faísca dos cabos de vela, só da bobina. Agora, nem da bobina.
    Dependendo de como esteja o fora do ponto fica desde motor falhando à motor que não pega mais.

    Outras dicas, caso não seja problema de fiação:depois do seu teste de ligação direta.

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Uma coisa que reparei: quando bato o conector no balast (isso com a chave ligada) sai faísca só de uma ponta, na outra não. Pela baixa voltagem isso é normal?
    Não, isso não é normal.....parece que o balast está rompido ou por superaquecimento ou por dano mecanico.

    O balast não passa de uma resistência. Essa faisca pode querer dizer pontas quebradas entreando em contato..

    Faça o teste da ligação direta e você mata a charada.


    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Outra coisa, aquele fio que liga na lateral do distribuidor, ele vem do negativo da bobina, certo? Ele da ligação na carcaça do distribuidor ou não?
    Sim, vem do negativo da bobina e Não, não é o "aterramento" com a carcaça da bobina mas sim com o circuito do platinado, puro e simples. Por isso que tem aquelas arruelas plásticas que não deixam o fio encostar na carcaça. Se houver contato antes das pastilhas, a bobina superaquece, e pode até fundir, estourar, etc....
    Quem faz o circuito fechar, aterrando o circuito são as pastilhas do platinado. Quando o platinado está fechado, aterrando o circuito, a bobina está aterrada, passa corrente na bobina e ela armazena energia. Quando o platinado abre, a energia da bobina é convertida nos enrolamentos e passa para os 20 000 A 40 000volts, indo para as velas.


    ah!....e outra coisa....o platinado esta conectado com o condensador junto ao fio (-) que vem da bobina......e esse também não pode estar com o fio conectado diretamente à carcaça do distribuidor.....senão tá todo mundo em curto.

    O condensador impede que aquela faisquinha da abertura do platinado queime as pastilhas.
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  • #42
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Se não acha a peça.....vai pro desmanche e retire de algum chicote....pergunte ao pessoal .....eles conhecem o fio resistivo que sai da chave de contato.....como eles dizem....é um fio "diferente"
    Vou fazer o teste antes de correr atrás dele. Não deve ser difícil de encontrar em desmanches.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    É porque algumas bobinas foram feitas para trabalhar só com 8V(mesmo estando marcado 12V). O balast está lá para não fritar a bobina e o platinado. A sua deve ser de 8V continuamente e intermitente 12V na partida através do fio de retorno do arranque. Não tem 2 fios no bendix?um vem da chave de contato e aciona o motor de arranque. O outro é o retorno do arranque para a bobina. É o circuito para partida fria do motor
    Agora entendi!!

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Bom, se não tem centelha, é problema elétrico mesmo. Já tentou fazer uma ligação direta do positivo da bateria para o positivo da bobina??????
    Caso o motor funcione é porque essa parte do circuito: chave-fio-balast-fio-bobina esta com problema. Mas não esqueça de desligar o fio QUE VEM da chave de contato. Pode estar havendo curto em algum lugar.
    Vou testar dessa forma também, apesar que acho difícil ser mau contato, mas não custa tentar!! 8)

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Não, isso não é normal.....parece que o balast está rompido ou por superaquecimento ou por dano mecanico.

    O balast não passa de uma resistência. Essa faisca pode querer dizer pontas quebradas entreando em contato..

    Faça o teste da ligação direta e você mata a charada.
    Vou testar!

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Sim, vem do negativo da bobina e Não, não é o "aterramento" com a carcaça da bobina mas sim com o circuito do platinado, puro e simples. Por isso que tem aquelas arruelas plásticas que não deixam o fio encostar na carcaça. Se houver contato antes das pastilhas, a bobina superaquece, e pode até fundir, estourar, etc....
    Quem faz o circuito fechar, aterrando o circuito são as pastilhas do platinado. Quando o platinado está fechado, aterrando o circuito, a bobina está aterrada, passa corrente na bobina e ela armazena energia. Quando o platinado abre, a energia da bobina é convertida nos enrolamentos e passa para os 20 000 volts, indo para as velas.


    ah!....e outra coisa....o platinado esta conectado com o condensador junto ao fio (-) que vem da bobina......e esse também não pode estar com o fio conectado diretamente à carcaça do distribuidor.....senão tá todo mundo em curto.

    O condensador impede que aquela faisquinha da abertura do platinado queime as pastilhas.
    Acho que matei a charada...
    Quando troquei o condensador e o platinado, mexi nesse parafuso e nisso tirei o isolamento dele. Acho que o problema, no momento, deve estar ai.
    Se conseguir fazer a bobina gerar faísca, elimino esse problema. Dai vou ver por que a faísca não chega nas velas. Acho mesmo que a bobina foi pro saco. Até porque a faísca que saia antes era alaranjada, e não azul.

    Vou olhar todos esse pontos no final de semana e depois aviso aqui o resultado!! 8) 8)

    [s] com uma grande luz no fim do túnel,
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  • #43
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    Salve Galera,

    Fui mexer no CJ hoje...

    Primeiro vi se aquele parafuso lateral que liga no negativo da bobina estava isolado da carcaça do distribuidor.
    Nada, estava completamente aterrado. Isolei ele e fiz as ligações corretas. Depois disso o platinado voltou a faiscar e a bobina também. :P Mas não chegava faísca até as velas.

    Com isso o problema poderia parecia estar na bobina fraca ou rotor danificado. Comprei um rotor zero bala, troquei e... CABRUMMM!!! :P :P :P :P

    Como é bom ouvir novamente o ronco dos 6 canecos... :P

    Obrigado a todos que me ajudaram e especialmente ao Leopoldo que colocou (como sempre) a receita do bolo.
    [s] roncando novamente,
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