
Um motor não pega ou por falta de gasolina ou por falta de ignição, mas se o distribuidor estiver fora ou a engrenagem do comando também estiverem fora, aí o motor sai de sicronia e bau bau.
Para ter certeza que tem gasolina, faça o seguinte teste:
tire o filtro de ar, olhe dentro da "garganta" do carburador, com a mão.......acione a alavanca da aceleração e veja se sai um fino esquicho de gasolina pela bengalinha.
Saiu? então tem mesmo gasolina e mais importante ...... dentro da cuba.
Pode mesmo ser problema elétrico.
Não saiu? solte os parafusos da tampa do carburador, remova e olhe dentro. Se houver nível de gasolina na cuba, o circuito de aceleração pode estar entupido.
Se for Solex....pode ser aquela bombinha com o diafragma....rasgado ou endurecido.
Se for DFV.....pode ser aquela bombinha de pistão que tem uma esfera lá embaixo. Dê também uma olhada no giglê da lenta.....remova aquele parafuso em baixo da cuba que vem com o giglê....veja se não está entupido.
Se não há nível, pode ser bomba bichada, tanque/filtro entupido ou tampa de tanque sem respido (como já falaram)........
Agora, se no teste de combustível passou, vamos para a segunda etapa.
Tire da tampa do distribuidor o cabo que vem da bobina e aproxime esta ponta de uma superfície metálica. Peça para alguém dar partida enquanto você vê a faísca saltar. Saltou uma bela faisca vermelho-azulada? ótimo
se não, pode ser bobina velha, cabos bichados ou problema no distribuidor......ou.......falta de retorno de ignição no motor de arranque
Agora, com uma luz de ponto, verifique se o distribuidor está regulado.....de 5º a 10º APMS. Esta? ótimo. Não está? regule.
Não só o ponto, mas começando pela folga do platinado.....veja se o platinado não está queimado. Se estiver toque o platinado e o condensador.....melhor.....veja se tem kit de ignição por aí e instale.
Veja se a tampa não está úmida, rachada ou com os bornes queimados e principalmente se for distribuidor bosh.....veja se tem o carvãozinho e a mola está deixando êle subir / descer.
Mas mesmo assim, tiremos algumas dúvidas:
Tire todos os cabos de vela e todas as velas. Apoie todas a s velas no bloco do motor e peça para alguém dar partida. Veja se todas as velas funcionam. Aproveite para verificar se não estão engomadas.
Tá tudo Ok? coloque tudo de volta.
Não? torque todas as velas. As vêzes as velas entram em curto e não funcionam mais.
Se o motor continua sem funcionar......pode ser:
baixa compressão,
regulagem de válvulas,
engrenagem de comando indo pro espaço.
isso fica para a próxima fase.........