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Convex Datacenter
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  • #13



    Enquanto o povo suspira e come suspiro deixa eu rever o problema:

    Motor funcionando, logo quente...
    Motor morre e não pega mais...
    Ignição manda faísca...
    Gasolina direto no carburador e motor nem tosse...

    Humm... dê um pulo até a padaria, compre umas cem gramas de suspiro, volte para casa len-ta-men-te, comendo os suspiros entre um respiro e outro, gastando com isso uma meia hora.
    Entre no jipe, pise no acelerador em meio curso, dê a partida, e verá um motor sair do "engasopamento" em poucos segundos!

    Abraços,

  • #14
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    Re: Problema com motor BF 6 cil.

    Citação Postado originalmente por ivanm
    ..........Como esta faiscando, imagino que o distribuidor esta OK e como joguei gasolina no carburador,...........
    NÃO exatamente!

    Um motor não pega ou por falta de gasolina ou por falta de ignição, mas se o distribuidor estiver fora ou a engrenagem do comando também estiverem fora, aí o motor sai de sicronia e bau bau.

    Para ter certeza que tem gasolina, faça o seguinte teste:

    tire o filtro de ar, olhe dentro da "garganta" do carburador, com a mão.......acione a alavanca da aceleração e veja se sai um fino esquicho de gasolina pela bengalinha.

    Saiu? então tem mesmo gasolina e mais importante ...... dentro da cuba.
    Pode mesmo ser problema elétrico.

    Não saiu? solte os parafusos da tampa do carburador, remova e olhe dentro. Se houver nível de gasolina na cuba, o circuito de aceleração pode estar entupido.

    Se for Solex....pode ser aquela bombinha com o diafragma....rasgado ou endurecido.

    Se for DFV.....pode ser aquela bombinha de pistão que tem uma esfera lá embaixo. Dê também uma olhada no giglê da lenta.....remova aquele parafuso em baixo da cuba que vem com o giglê....veja se não está entupido.

    Se não há nível, pode ser bomba bichada, tanque/filtro entupido ou tampa de tanque sem respido (como já falaram)........

    Agora, se no teste de combustível passou, vamos para a segunda etapa.

    Tire da tampa do distribuidor o cabo que vem da bobina e aproxime esta ponta de uma superfície metálica. Peça para alguém dar partida enquanto você vê a faísca saltar. Saltou uma bela faisca vermelho-azulada? ótimo
    se não, pode ser bobina velha, cabos bichados ou problema no distribuidor......ou.......falta de retorno de ignição no motor de arranque

    Agora, com uma luz de ponto, verifique se o distribuidor está regulado.....de 5º a 10º APMS. Esta? ótimo. Não está? regule.

    Não só o ponto, mas começando pela folga do platinado.....veja se o platinado não está queimado. Se estiver toque o platinado e o condensador.....melhor.....veja se tem kit de ignição por aí e instale.
    Veja se a tampa não está úmida, rachada ou com os bornes queimados e principalmente se for distribuidor bosh.....veja se tem o carvãozinho e a mola está deixando êle subir / descer.

    Mas mesmo assim, tiremos algumas dúvidas:
    Tire todos os cabos de vela e todas as velas. Apoie todas a s velas no bloco do motor e peça para alguém dar partida. Veja se todas as velas funcionam. Aproveite para verificar se não estão engomadas.

    Tá tudo Ok? coloque tudo de volta.
    Não? torque todas as velas. As vêzes as velas entram em curto e não funcionam mais.

    Se o motor continua sem funcionar......pode ser:

    baixa compressão,
    regulagem de válvulas,
    engrenagem de comando indo pro espaço.

    isso fica para a próxima fase.........
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  • #15

    Re: Problema com motor BF 6 cil.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Citação Postado originalmente por ivanm
    ..........Como esta faiscando, imagino que o distribuidor esta OK e como joguei gasolina no carburador,...........
    NÃO exatamente!

    Um motor não pega ou por falta de gasolina ou por falta de ignição, mas se o distribuidor estiver fora ou a engrenagem do comando também estiverem fora, aí o motor sai de sicronia e bau bau..
    Não exatamente o não exatamente!

    O motor também pode não funcionar por excesso de combustível.
    Ignição fora de sincronia realmente impede o funcionamento normal porém nesta situação o motor dá algum ar da graça: contra-golpe, estouro no carburador, alteração da velocidade do motor de arranque, etc.

    Faço estas considerações levando em conta a descrição original: que o motor estava funcionando (supostamente de forma correta) e de repente parou, que existia faísca (mesmo que fora de sincronismo) e que mesmo com gasolina diretamente no carburador o motor não funcionou.

    Resolver defeito por email é alguma coisa que beira a maluquice uma vez que existem "n" detalhes que não podem ser descartados.

    Abraços,

  • #16
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    excesso

    Não citei encharcamento por ser uma coisa muito mais óbvia e pela falta de descrição do cheiro de gasolina.

    Quando o 6 canecos encharca, a gasolina empoça sobre a borboleta e escorre para fora do carburador pela haste da base, dando o cheiro característico de engasopado.

    Ou pode até por fôgo no motor pois escorre e cai em cima do distribuidor.
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  • #17
    Para quem tem experiência tudo parece óbvio e nem sabemos se o carburador é o famoso pé de ferro com sua generosa folga no eixo da borboleta.

    Como o autor não deu mais o ar da graça pode até ser que o jipe parou por falta de gasolina e o liquido amarelo jogado no carburador era cerva da boa!


  • #18
    Usuário Avatar de leopoldo
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    engasopado.

    Tá bom, digamos que ele possa estar com o motor engasopado.

    Sintoma:

    Cheiro de gasolina mesmo sem abrir o capô do jeep, ou ao abrir o capô, vem aquele cheirão de gasolina!!!

    Ao abrir o capô, veja se por acaso a base do carburador não esta encharcada de gasolina.....e se por acaso não há gasolina pingando sobre o distribuidor. Se houver, espere um pouco para tentar dar partida ou seque com um pano. Não tente fazer o motor pegar ou você pode por fôgo no motor.

    É possível que a bóia do carburador esteja com defeito e não esteja vedando como deve.....aí, quando você desliga o motor, a pressão residual da linha vence a da boia e enche até o talo a cuba, podendo fazer com que o excesso possa verter pelo respiro da cuba para o coletor. É uma posibilidade.

    Outra possibilidade é a alta temperatura no desligamento do motor: a cuba pode ferver e toda a gasolina vai para o coletor de admissão, "afogando" o motor.

    Como se faz para um motor afogado partir?

    2 opções:

    -tente beeeeem mais tarde.........uma hora, ou....

    -com o motor desligado, pise no acelerador até o fundo e não solte (isso é muito importante....não solte ou vai engasopar e ficar engasopado mais ainda)

    Gire a chave de contato e dê a partida continuamente por uns 10 segundos.

    Atenção: Continue com o pé no fundo do acelerador.

    Não pegou? espere mais uns 10 segundos e dê nova partida de uns 10 segundos.

    Pegou com um barulho de pipocamento? tire o pé do acelerador.

    Atenção: Continue com o pé no fundo do acelerador.

    Dê nova partida. Assim que o motoor pegar, solte o acelerador. Se ele morrer, não se preocupe. Dê outra partida mas sem acelerar.

    Isso que você faz é para os pistões ventilarem o motor, expulsando o ar enriquecido demais das câmaras de combustão.

    Assim que as câmaras estiverem "secas", o motor deve pegar.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #19
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Rerefente ao tanque, você pode colocar gasolina no carburador e quando der a partida ele pega, mas por um pequeno instante de tempo até queimar a gasolina colocada no carburador. Isto acontecia no meu caso.
    Mas, sei lá, eu não conheço muita coisa mesmo, só estou comentando o que ocorria no meu caso. Porém acho mais fácil fazer o teste que falei antes do que desmontar as coisas. Isto o meu ponto de vista.

  • #20
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    A propósito, aonde está o maior interessado neste tópico?
    Estamos aguardando maiores informações para podermos ajudá-lo apropriadamente. Sem sabermos exatamente do que se trata, fica difícil...
    Pelo menos poderia dizer se resolveu o problema.

  • #21
    Usuário Avatar de ivanm
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    Voltei... Descupe a demora em responder as mensagem, estava viajando a trabalho, sem acesso a internet.

    Bom, vamos ao que interessa. Ainda não consegui "ressucitar" o motor.
    Verifiquei que o carburador esta mandando gasolina (ao movimentar o acelerador dá para ver que ele injeta gasolina) e não esta engasopado (não fica com cheiro).

    Consigerando que o sistema de combustível estivesse ok. Retirei algumas velas do motor e apoiando elas na carcaça do motor, dei partida e verifiquei que elas estavam faiscando. Montei novamente e nada.

    Outro teste que fiz foi tentar pegar no tranco (imaginando que o motor de arranque não tinha velocidade suficiente). Com outro jeep me puxando, tentei dar o tranco e nada...

    Como vcs disseram, pode ser também:
    - engrenagem de comando indo pro espaço;
    - baixa compressão;
    - regulagem de válvulas;
    Eu consigo testar os itens acima em casa? Sem ferramentas especiais!!!

    Obrigado pela ajuda.

  • #22
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Não existe nem uma breve explosão?
    Qual é o seu motor?

  • #23
    Usuário Avatar de ivanm
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    Quando tentei fazer pegar no tranco, saia um pouco de fumaça pelo escapamento, mas o motor não chegava nem a dar sinal de vida.

    Meu motor é o BF-161 com caburador e distribuidor original.

  • #24
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Pode ser que haja falha de sincronismo, no caso de haver algum problema com a engrenagem do distribuidor ou do eixo de comando.
    Tente revisar o ponto de ignição.
    Para não me tornar repetitivo saliento que tente fazer o que o Leopoldo sugeriu.
    Ainda, saiu algum cheiro de gasolina pelo escapamento?

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