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  • #1
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Pelo que sei....

    O cabeçote do Motor BF 184. e do BF 161 a diferença está que em um está escrito Jeep. e No outro com a marca da Ford.

    Também não deve ter diferença nas válvulas de admissão.
    A diferença do motor de Maverick. é no bloco.... é mais alto 1 cm.... e logicamente as valvulas de escape são mais compridas.
    Como também o Virabrequim...

    Ok.
    até+
    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
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    O cabeçote do motor bf 184 (maverick).. é igual a todos os motores Willys.

    A diferença é a inscrição jeep nos motores da willys e depois com a inscrição ford em relevo no cabeçote bem proximo ao carburador....

    Para aumentar a cilindrada de 2.600 para 3.000.....

    Fizeram o bloco do motor mais alto ( 1 cm)... e o viraquequim (àrvore de manivelas) com o colo da bielta mais longa...

    No motor B f 161 o curso do pistão é de 3"1/2 ou melhor de tres polegadas e meia ou em milimetros. de 88,90...
    No motor B f 184 o curso do pistão ''e de 4" Ou melhor de 4 polegadas.. ou 101.6 milimetros.

    Assim fazendo o motor do maverick tem uma cilindrada maior.

    No final tanto um cabeçote do motor BF 161 é igual ao do motor B f 184. serve de um para o outro..

    Tem um outro cabeçote que tem o coletor de admissão separado no cabeçote, (existem poucos e foi colocado no willys Itamarati.)
    em que o carburador também é diferente..


    até mais.

    abçs
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  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo MG
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    O cabeçote do motor bf 184 (maverick).. é igual a todos os motores Willys.

    A diferença é a inscrição jeep nos motores da willys e depois com a inscrição ford em relevo no cabeçote bem proximo ao carburador....

    Para aumentar a cilindrada de 2.600 para 3.000.....

    Fizeram o bloco do motor mais alto ( 1 cm)... e o viraquequim (àrvore de manivelas) com o colo da bielta mais longa...

    No motor B f 161 o curso do pistão é de 3"1/2 ou melhor de tres polegadas e meia ou em milimetros. de 88,90...
    No motor B f 184 o curso do pistão ''e de 4" Ou melhor de 4 polegadas.. ou 101.6 milimetros.

    Assim fazendo o motor do maverick tem uma cilindrada maior.

    No final tanto um cabeçote do motor BF 161 é igual ao do motor B f 184. serve de um para o outro..

    Tem um outro cabeçote que tem o coletor de admissão separado no cabeçote, (existem poucos e foi colocado no willys Itamarati.)
    em que o carburador também é diferente..


    até mais.

    abçs
    Antonio, Boa tarde,

    O volume das câmaras do BF 161 e do 184 são diferentes, desmontado tenho apenas o cabeçote do 184(foto), peguei na net uma foto do BF161, como se pode observar, pelo tamanho das válvulas(iguais no 161 e 184) em relação a câmara, no 184 nota-se o msm um pouco maior. No cabeçote do 184 não limpei o resíduo da queima.
    Pode ser que os 2 motores/cabeçotes do 184 estejam com a câmara maior.

    um grande abraço


    Foto da net do 161




    Foto do meu 184

    Ricardo - "Paulistano e Mineiro de coração"
    Toyota Bandeirante Curta - 1979 OM 314 Turbo/intercooler, disco 5, Work 12000, Hi-Lift 1.20

  • #4
    Usuário Avatar de Robertux
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    Um amigo meu aqui em Piracicaba injetou e turbinou um BF 161 há uns 5 anos atrás, injeção monoponto, ficou um canhão, não chegou a botar no dinamômetro mas acelerava demais, o único problema foi a durabilidade, mais ou menos 500 km.
    O projeto desse motor é muito antigo não aguenta giro, não vale a pena tentar modernizar.
    Ele é um motor de baixa rotação e torque alto, para deixá-lo mais "esperto" teria que fazê-lo girar mais e ele não aguenta em função principalmente do longo curso dos pistões e poucos mancais no virabrequim, o que faz com que o virabrequim flambe em alta rotação. Deveria ter um mancal entre cada cilindro.
    Além disso, o sistema de válvulas de escape no bloco é arcaico, pior que ele somente o Continental do dos CJ 2 e CJ3 A que tem as de admissão também no bloco.
    Um bom trato no carburador e um sistema de ignição mais moderno tipo DIS ou Igniflex ajudam. Mais que isso eu acho que é jogar dinheiro fora.

    Abraço

    Roberto
    Abraços Roberto
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Um amigo meu aqui em Piracicaba injetou e turbinou um BF 161 há uns 5 anos atrás, injeção monoponto, ficou um canhão, não chegou a botar no dinamômetro mas acelerava demais, o único problema foi a durabilidade, mais ou menos 500 km.
    O projeto desse motor é muito antigo não aguenta giro, não vale a pena tentar modernizar.
    Ele é um motor de baixa rotação e torque alto, para deixá-lo mais "esperto" teria que fazê-lo girar mais e ele não aguenta em função principalmente do longo curso dos pistões e poucos mancais no virabrequim, o que faz com que o virabrequim flambe em alta rotação. Deveria ter um mancal entre cada cilindro.
    Além disso, o sistema de válvulas de escape no bloco é arcaico, pior que ele somente o Continental do dos CJ 2 e CJ3 A que tem as de admissão também no bloco.
    Um bom trato no carburador e um sistema de igniçao mais moderno tipo DIS ou igniflex ajudam. Mais que isso eu acho que é jogar dinheiro fora.
    Abraço

    Roberto
    X2 e pra ficar melhor ainda uma injeção monoponto, afinal, os especialistas em carburadores estão se aposentando . . . abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #6
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    Concordo com o Roberto ,não vale a pena gastar com o BF tentando melhorar o desempenho, apenas com manutenção, e usa-lo da maneira para a qual foi projetado(baixa rotação), gosto muito do meu e enquanto estiver bom vai continuar no jeep, quando abrir o bico,,,,aí eu coloco outro, retificar não vale a pena a não ser se fosse para deixar o jeep original. Na minha turma tem 4 BF, e todos pensam da mesma forma, sofremos um pouco na rodovia, na terra em algumas subidas bem inclinadas mesmo sem lama, só com reduzida(por isso penso em colocar um câmbio de chevette, 1ª mais reduzida). Mas como não faço trilha pesada, ele vai aguentando bem.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Concordo com o Roberto ,não vale a pena gastar com o BF tentando melhorar o desempenho, apenas com manutenção, e usa-lo da maneira para a qual foi projetado(baixa rotação), gosto muito do meu e enquanto estiver bom vai continuar no jeep, quando abrir o bico,,,,aí eu coloco outro, retificar não vale a pena a não ser se fosse para deixar o jeep original. Na minha turma tem 4 BF, e todos pensam da mesma forma, sofremos um pouco na rodovia, na terra em algumas subidas bem inclinadas mesmo sem lama, só com reduzida (por isso penso em colocar um cambio de chevette, 1ª mais reduzida ). Mas como não faço trilha pesada, ele vai aguentando bem.
    Prezado Willian boa tarde ! pela sua assinatura vejo que sua configuração é similar a minha, BF + 3 marchas, sei bem como é o desempenho do conjunto e na trilha a reduzida é fundamental . . . minha exposa tem um CJ58 com BF e câmbio de 4 marchas, a 1ª é muito reduzida em relação ao meu, já experimentou algum Jeep com essa configuração ? talvez seja uma modificação mais fácil que o câmbio do Chevette, um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #8
    Usuário Avatar de Ricardo MG
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    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Prezado Willian boa tarde ! pela sua assinatura vejo que sua configuração é similar a minha, BF + 3 marchas, sei bem como é o desempenho do conjunto e na trilha a reduzida é fundamental . . . minha exposa tem um CJ58 com BF e câmbio de 4 marchas, a 1ª é muito reduzida em relação ao meu, já experimentou algum Jeep com essa configuração ? talvez seja uma modificação mais fácil que o câmbio do Chevette, um abraço !
    Jacimar,

    Quando adquiri o meu Willys a configuração do powertrain era o seguinte, BF161 com 3m sincro, sofria em qualquer aclive um pouco mais acentuado, tinha que reduzir, como tinha um 4m do ohc, que tem a primeira mais curta que o 4m do 6cil, já melhorou bastante, já não precisava reduzir, como o meu BF161 estava 1/2 cansado resolvi substituir por um BF184, optei por esse motor por não necessitar quase nenhuma adaptação, com essa configuração mudou totalmente a condução do Willys, hoje transponho o mesmo aclive em segunda simples!!
    Por experiencia própria e de amigos que conduziram o meu Willys antes e depois da troca, se vc conseguir um BF184 e um cambio do ohc por um preço bom, substitua, não requer praticamente nenhuma modificação.
    Usei também, por último, o cambio do Maverick 4m, que veio junto com o BF184.

    abs
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  • #9
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    Esqueci de mencionar

    Saudações a todos!!

    Sou leigo no assunto por isso recorro ao senhores.
    Estou de olho num Jeep Willys 72, o dono me passou as especificações do motor e gostaria da opnião de vcs, até pq não entendi muito bem oq ele quis dizer.
    "motor 6cc 3 marchas a alcool turbinado e instalado um kit eletronico e é tirado a parte de platinado antiga do jeep". Foi assim q ele me passou as especificações do motor.
    Quem puder me dar mais explicações ficarei grato!
    4X4 Brasil

  • #10
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    quando falaram de turbo no bf eu achei que seria impossivel e tudo mais, resolvi procurar e achei varios carros com motor bf turbinado, se ficou bom não da pra saber, mas que ficou lindo, ah isso ficou! segue anexo dos videos que achei!



    (aos 3 minutos uma F75 preta que caiu o cardan, segundo o dono ela ta turbinada com turbina do maxxion 2.5 a 2 anos e não foi feita nenhuma melhora no motor, ele simplismente turbinou sem nem revisar o motor e ta aguentando bem)







    Bf-161 turbo - YouTube














    abss
    Jubileu - CJ5 1972 - Vortec V6 4.3L - Clark 260T+Dana18 - Eixos Dana 60 - Pneus 40" ignorante - Em construção!
    Equipe Jeep&cia

  • #11
    Usuário Avatar de antonio umino
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    tenho 2 motores BF 184.... estão desmontados..
    Vou dar uma olhada...e tenho outros Bf 161 também desmontado..
    Será que estou enganado.????
    Os cabeçotes do Motor Maverick é diferente...??? dos Bf 161??
    vou verificar..
    Ok.
    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #12
    Usuário Avatar de NMiller
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    tenho 2 motores BF 184.... estão desmontados..
    Vou dar uma olhada...e tenho outros Bf 161 também desmontado..
    Será que estou enganado.????
    Os cabeçotes do Motor Maverick é diferente...??? dos Bf 161??
    vou verificar..
    Ok.
    abçs
    Acho que os cabeçotes são idênticos, com exceção do nome na parte superior (já vi com nome Jeep ou Ford).
    Pelo que sei e que li as diferenças entre BF184 e BF161 seria a altura do cilindro (que pode ser vista por uma diferença de altura do bloco)
    BF184 mais alto, observe a altura do do bloco logo após coletor.

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