Motor com espírito só se seu mecânico for o Chico Xavier.
Versão Imprimível
Motor com espírito só se seu mecânico for o Chico Xavier.
Além da dupla recomendada (ignição e filtro de ar), alguma outra otimização do BF, creio eu, passa a ser complicada. Não se trata de defeito do motor, mas sim do seu feitio.
2600 cm3 em seis cilindros.
Disposição do comando e das válvulas.
Coletor de admissão fundido no bloco.
A falta de distância simétrica entre os cilindros.
Sobrealimentar, esse motor, sempre tem que levar em conta o trinômio: resultado x durabilidade x investimento. Que no BF não é muito equilibrado.
Com essas limitações, acho que, de partida e sem qualquer caráter experimental, poder-se-ia alterar o curso dos pistões com a adoção do virabrequim dos 3000 (salvo erro, teria que mudar a bomba d'óleo também). Já haveria um fôlego, com um ganho razoável de torque, para o mesmo regime de rotação.
Outra solução, que só recomendarei após fazer e comprovar, é a adoção de dois bicos injetores complementares no coletor de admissão, permanecendo o carburador original.
Até agora, em que pesem meus esforços, não encontrei ainda ninguém com conhecimento técnico confiável, que queira comprovar se será eficiente. A maioria, tá mais prá dizer que funciona, sem me dizer qual seriam os senões.
meus 0,02 cents
Hoje meu jeep tem o Bf 161 !!!
Coloquei Ignição ,rebaixei em 2mm o cabeçote
retarbalhei o carburador e está andando no alcool ( 4 anos) escape direto
e de 2" e adiantei o ponto de ignição !!!
Senti muita diferença quando fiz as mudanças :dance:
mas agora 2 anos depois da mudança ele começou a dar sinais de desgaste
por causa do uso :mrgreen: e não deve durar muito mais não :putz::putz:
mas como estou com o subistituto só no aguardo vou usando ele até
onde um dois cansar ou eu ou ele :twisted:
[]´s
Vc pode também tentar uma bobina mais forte como uma Accel ou do Gol MI, e cabos de vela mais grossos para garantir uma melhor queima.
Fernandão,
Também fui pelo caminho de fazer alterações no BF e no começo fiz o motor, troquei pistões e retifiquei tudo, depois, cansado do cheiro de gasolina mau queimada, passei para álcool, rebaixei o cabeço no máximo, troquei o carburador, coloquei o do opala 6 bocas, 40Deis, depois troquei o comando, coloquei o 276, último antes de perder a marcha lenta. Fiz os escapes dimensionados com saída 6X2 e 2,5". Por último um mecânico fez um trabalho de polimento dos canais de admissão do cabeçote, alargando o que podia para permitir uma melhor admissão. Troquei a bobina pela do gol MI e o motor já conta com ignição eletrônica.
Resultado, apesar da força ter melhorado, o motor ficou mais elástico, aceitando giros abusados, a ponto de chegar a 80 km/horários de 2 marcha (meu câmbio tem 03 marchas). O que acho muito para ele.
Mas o danado não dá alegrias, é muito difícil acertar ele e dificilmente ele se mantém acertado.
Acho que também ele já apresenta sinais de desgaste e logo deve abrir o bico, acho que não aguento mais, assim que possível vou substituí-lo por um AP 2.0 e ser feliz.
ABraços,
Augusto "De Goiás"
SW4/93
Eu não sou de esmerilhar o Jeep. As melhorias que eu esperava poder fazer, sem gastar rios de dinheiro (comandos especiais, carburadores especiais, etc especiais..), eu estou sentindo que já fiz, então: ignição eletrônica sem platinado, bobina mais forte e cabos de vela. Pelo que estou vendo, não parece ser o caso de investir mais. Ainda não testei, mas tenho motivos para acreditar que o funcionamento do motor vai ficar mais regular e melhor. Definitivamente não vou trocar um motor que está bom, e é bom para o que eu pretendo com o Jeep. Aonde não der para ir com ele, não irei - e pronto ! Uma coisa eu eu ainda gostaria de fazer se for possível, e proporcionar de alguma forma que o Jeep possa trafegar a uma velocidade de un 60 ou 80 Km/h sem exigir do motor rotações muito elevadas. Isso pode ser conseguido com pneus de maior diâmetro - e nesse caso eu dei bobeira colocando só 31" -, diferenciais mais longos um pouco - ou um sonhado overdrive como aquela americano, ou caixa mais longa. No caso, com o overdrive ou uma caixa mais longa, ao contrário do que acontece no uso de pneus maiores e diferenciais mais longos, eu não estaria abrindo mão do bom torque em baixa rotação que o jeep já dispõe. Não cheguei aonde desejava, mas estou satisfeito com o resultado do tópico que abri. Muito obrigado a todos os que colaboraram até agora... e a todos que deixaram de falar bobagens também.
Julio,
Espero que essa resposta sua não seja para as pessoas que responderam baseados em suas próprias experiências, como eu. :(
Acredito mesmo que essa não foi sua intenção, portanto não vou explicar o que disse anteriormente.
Mas quero esclarecer uma coisa que pode ter não ter ficado entendido. O seguinte, eu também não trocaria o motor bf 161 se o mesmo não estivesse abrindo o bico e o seu conserto fosse mais carro e até proibitivo em relação ao repotenciamento da viatura.
Explico: quando eu fiz o meu motor eu não consegui peças originais e algumas só são encontradas em museus e colecionadores, a preço de ouro. Veja o caso da bomba de óleo. eu só consegui a bomba ao preço de 800 reais e sem garantia. Por esse preço quase se compra um motor AP 20 a gasolina carburado usado com nota e procedência.
Essas diferenças para fazer um motor como deve ser feito tornam o br antieconômico.
O resto já foi dito.
Abraços,
augusto 'de goiás'
sw4/93 tdi.
cj5 76 bf 161
Augusto eu acho que com o que ele disse !!! foi no sentido daqueles que não se pronunciaram e assim não falaram bobagens :pensativo:
[]´s
Tenho um jeep com este motor, não faço trilhas, uso ele pra ir para meu sitio que quando chove fica bem liso e barrento, e estou fazendo as melhorias, pois ninguem aguenta ser ultrapassado por bicicleta na subida:shock:, embora ele vai em 4ª marcha a 20/30 ph:eek:, mandei bicromatizar o carburador pra aguentar o alcool, rebaixar 1,5 mm no cabeçote, coloquei filtro de ar do opala, velas do fusca antigo alcool (bosch WR78G), ignição eletronica daquelas que gerencia o platinado, tem no mercado livre, cabos de vela de silicone amarelos, ele sai para o teste definitivo neste final de semana, conto depois o que melhorou, se nem assim prestar ele vai ser trocado por um AP-2.0 injetado:twisted: