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  • #85
    Usuário Avatar de edgar
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    mestre para lonas x mestre para disco




    Caca, em um post anterior te perguntei qual era a aplicação do cilindro mestre que voce comprou (da veraneio 78/84, lona nas 4 rodas) (bem o que eu pretendo usar no meu jeep, pois vou manter lona nas 4 rodas).

    Não cheguei a reler todo o topico, mas se voce usar disco em algum eixo talvez tenha um problema, que talvez seja um problema que muitos tem em especial quando vão fazendo upgrades aos poucos

    Verifiquei que no cilindro mestre para lonas existe uma valvula de retenção de pressão. Coisa que não existe no cilindro mestre para disco.

    Logicamente no cilindro mestre de um carro com disco na frente e lona atras, esta valvula interna deve existir somente na camara secundaria, onde vai ligado o eixo traseiro.

    Seguem pedaços do catalogo da varga que peguei no site da TRW, "Principios_de_Funcionamento_Freio.pdf"...

    Leopoldo, o que achas ? poderia ser uma explicação para alguns problemas de falha de adaptação de cilindro mestre incompativel com a aplicação disco/lona ou lona/lona
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -freio-lona-1.jpg   -freio-lona-2.jpg   -freio-lona-3.jpg  

  • #86
    Edgar, vou usar lona nas 4. Também ia perguntar a mesma coisa, sobre a válvula de retenção... Qual o princípio físico dela?


    [s],

    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #87
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    EDGAR, a resposta é SIM.

    As válvulas de retenção de pressão residual tem por função manter uma pressão X na linha, sendo esta pressão X, maior que a atmosférica.

    Pq tem isso? pq no sistema hidraulico de freio a tambor tem uma baita mola forçando o retorno do pistão do cilindro de roda para a posição de repouso.

    A presença desta pressão X aumenta a velocidade de resposta entre a pisada e a ação das lonas, especialmente se as lonas estiverem gastas e consequentemnte teríamos a necessidade de maior volume a ser deslocado. Isso também evita, como descrito no texto o cilindro de roda chupar água ou até o AR.

    Já no cilindro com sistema a disco, como não tem a mola, não necessita válvula de pressão residual, mas em contra-partida, necessita a equalizadora para o circuito trazeiro.

    Sobre usar uma miscelânea de peças:

    Já que ela mantém pressão do cilindro até a roda, usar um cilindro mestre de roda para freio a tambor num freio a disco pode resultar em:

    desgaste prematuro da pastilha/disco.
    possível superaquecimento do disco.
    travamento de roda.

    Já o uso de cilindro mestre para roda a disco em roda equipada com freio a lona resulta em:

    pedal eternamente baixo.
    deficiência de resposta de freio(freio lento para acionar)

    AGORA, o importante:

    Essa valvula é interna no caso de cilindro mestre simples ou duplo sem disco.

    SE o sistema for duplo, com um circuito qualquer para disco, não tem a valvula interna. A Varga fornece/fornecia essa válvula para ser instalada EXTERNA (parecida como a válvula proporcionadora do Engesa). Vide o circuito de freio do antigo OPALA. Isso é para evitar a ligação errada POR ENGANO.
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  • #88
    Leopoldo, saudáveis suas explicações, mas levantaram outras dúvidas:

    1) Como reconhecer, pela carcaça, um cilindro com ou sem válvula de retenção?

    2) Com freio a lona, o CM tem válvula. Com disco, não tem. E nos casos mistos (disco na frente e tambor na traseira)? Prevalece o disco? Ou seja, o curso pequeno das pastilhas compensa essa diferença de pressão?



    Abs.

    PS: tubos instalados já colocados, mas ainda não estão ligados.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #89
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    Caca, quando o cilindro mestre é duplo, podem ocorrer varias possibilidades. No nosso caso do cilindro mestre da veraneio, que originalmente era toda lona, tem a valvula nas duas camaras do cilindro. No caso de um cilindro mestre de gol (por exemplo) uma camara tem a valvula, a de tras, que vai para as rodas traseiras...a outra camara não tem a valvula e vai para o eixo dianteiro onde estão os discos.
    Minha preocupação é com por exemplo colocar o cilindro mestre do marea que tem disco nas quatro num jeep que usa disco na frente e lona atras....o freio vai parecer bom, mas como o sistema traseiro não vai ficar semi-presurizado, os cilindros de roda traseiro vão ir para o vinagre ligeirinho pela entreada de ar/agua
    Fica aquela preocupação de por exemplo se um dia voce quiser botar disco no teu jeep no eixo dianteiro, vai ter que ver se da para retirar a tal valvula de retenção, senão as pastilhas ficam levemente aplicadas sempre, e ai vai disco e pastilha pra caramba (repare que esta é uma reclamação constante no forum !!!!!)

  • #90
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    1) Como reconhecer, pela carcaça, um cilindro com ou sem válvula de retenção?

    2) ,,, E nos casos mistos (disco na frente e tambor na traseira)?
    1- conhecer o PN do cilindro e consultar o catálogo do fabricante ou abrir o cilindro e olhar.

    2- Usa-se a válvula externa (vendido em separado) no circuito a lona
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  • #91
    All, tubos instalados, mas nao consigo zerar o ar. Está dando entrada de ar falsa em algum lugar que não sei qual é.

    A) Nas uniões, apesar de não haver vazamento de fluido, pode existir algum lugar por onde entre o ar?

    B) Quando troquei os cilindros de roda, o vendedor me deu cilindros iguais frente/trás e disse que era assim mesmo. Agora, na frente é flexível, atrás é tubo. O encosto do tubo/flexível não é o mesmo, ou é?


    Abraços, quase desistindo da empreita.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #92
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    opa...que me conste o dianteiro é 1e1/8" e o traseiro é 1" vai dar diferença, pois o freio da frente tem que ser mais forte

    o ar não pode estar entrando na vedação entrea a cuba e o copo do cilindro mestre ? ali devem ter uns oring de borrachA, sera que não ha algo mal encaixado ali ?

  • #93
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    A- Se tem entrada de ar, tem muito ... muito mais vazamento de fluido de freio.

    B- Cilindro da frente é 1"+1/8" ... o de tras é só 1". Esse vendedor é NÓ CEGO !

    C- No flexível da frente, o encosto é com arruela de cobre.


    é assim:

    no de trás, entre a porca do tubo direto.

    na frente, do T saem 2 tubos. Cada tubo morre no suporte com furo. Em cada suporte uma trava segura o flexível que vem do cilindro de roda. Na ponta onde está o cilindro e roda tem uma arruela e cobre. Na outra ponta(onde está a trava), o tubo rosqueia como se fosso no cilindro traseiro e pronto.


    Só que o problema pode ser o seu método de sangria. Vc sangrou o mestre em 1º ?
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  • #94
    Edgar, Leopoldo:

    Verifiquei tudo o que vcs falaram. Sangria foi feita do CM pra baixo sim. Vou verificar quanto ao 1 1/8. Eu questionei, mas o vendedor insistiu no 1" na frente. Motivo: 82 --> acima CM duplo, cilindros de roda iguais.
    Quanto ao ar, vejam se pode ser isso: na roda TD, a mola maior parece que foi quebrada e dobrada novamente, com a haste encurtada, de modo que ela não está atuando livre (o espiral sobe um pouquinho no suporte da sapata. Isso provoca um deslocamento na volta do êmbolo. Esse êmbolo, quando volta com pressão fora do centro, dança dentro do cilindrinho, permitindo a entrada de ar.

    Se nao sou Sherlock Holmes, pelo menos me chamem de Napoleâo, pois estou ficando maluco com esse sangramento.


    Amanha compro outra mola, será que pode ser isso?


    [s] desolados.


    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #95
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    Duvido muito.

    A mola nã pode influenciar no sangramento.

    Feche todos os sangradores. Alimente o cilindro mestre até a boca. Pedale mesmo sobre o pedal ... várias vêzes . quando começar a dar freio, sangre as rodas, uma por vêz.
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  • #96
    Leopoldo, eu já pedalei várias vezes. Ja sangrei vááárias vezes. Dá pedal, mas lá embaixo. Sai muito ar pela roda TD, menos nas outras. Hoje gastei 1 litro de fluido sangrando, sangrando... Não pára de sair ar. É incrível, mas nao consigo parar com as bolhas. Não é possível já ter sangrado 1 litro e ainda haver ar lá dentro. Não é possível, TEM QUE ESTAR ENTRANDO AR POR ALGUM LUGAR. Ou será que sangrei errado - ou pouco - o Mestre?


    [s]
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

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