Postado originalmente por
edgar
Aareal,
A folga lateral do pedal de freio é realmente incomoda e perigosa pois pode fazer o pé escorregar num dia critico de chuva, com o sapato molhado e todas as possibilidades maleficas que sempre ocorrem juntas, mas é relativamente facil de resolver.
Minha sugestão é remover os pedais (item 1 da figura), é só soltar os parafusos (item 6) que prendem eles e com um pouco de esforço, vai dando umas giradinhas para os lados que eles saem. Faça o mesmo com o pedal da embreagem.
Feito isto, voce vai ver que a peça 37 é pressa em um pequeno mancal parafusado na longarina (isto tem que ser feito por baixo do jeep). Retire os dois parafusos deste mancal que a pedaleira sai inteira. O problema que causa 90% desta folga é uma bucha de bronze que vai onde o ponto 11 esta apontando. Leve num torneiro e mande fazer uma bucha nova, mantenha engraxado e pronto.
Logico que nem tudo são flores, no meu caso havia um desgaste significativo entre a peça 37 e o proprio mancal que estava parafusado na longarina. Esta sim é uma folga muito dificil de tirar, mas procure este pessoal que trabalha com caminhões que fazem embuchamento, eles dão um jeito. Uma boa possibilidade neste caso seria fazer a peça 37 nova, mas ai fica mais caro. Veja que tem que ser um serviço bem feito, senão fica perigoso.
Logo que comprei meu jeep, tive problemas neste ponto. Para minha grata surpresa, o mancal que segura a peça 37 estava soldado na longarina. Um serviço muito porco do ultimo dono.
Se voce queiser escapar deste serviço de fazer a bucha no pedal do freio, verificar a folga no mancal, etc....a jipepar (
www.jipepar.com.br) aqui de curitiba vendia um kit recuperado, muito bom, do braço do pedal de freio, mais a peça 37, mais o proprio mancal que vai na peça 37. Ai fica moleza, e tirar um, reaproveitar o pedal da embreagem e pronto. Mas sabe né...se é facil custa mais caro....