Postado originalmente por
ricleite
Caro colega e futuro feliz jipeiro, bem vindo a comunidade.
Na minha modesta opnião, o fator mais importante para se avaliar um jipe willys a ser comprado é : " de que forma vc vai utilizar o jipe ". Se sua intensão é trilhar, acho que deveria partir para jipes com modificações e principalmente com melhorias no sistema de freio e direção, visto que o sistema original é realmente perigoso para tal utilização. No entanto se vc quer um jipe porque gosta de jeep, carros antigos ou se liga nos aspectos históricos do veículo, acho que seria mais indicado um jipe com mecânica original. Particularmente este é o meu caso, quando comprei o jipe há 4 anos pensava em trilhas. Porém por falta de informações- ainda não conhecia o fórum-comprei um cj5 original, apenas com pneus argentinos como podem ver no meu avatar. Gastei comprando uns acessórios tipo tow bar e macaco hi-lift ( nunca usados ) e sai para a trilha. Na primeira já vi que faltava carro, não conseguia acompanhar as imprudências dos outros jipeiros porque o meu jipe não parava como os deles, não respondia rápido como os deles, nem acelerava como os deles... Sem contar que não tinha coragem de passar de 40 por hora devido ao freio ruim e principalmente da folga na direção. Passados 4 anos, mudei completamente de perfil,e embora goste de me antenar nas discussões sobre adaptações e mecânica descritas pelos membros aqui do fórum, prefiro encontros de jipes e veículos antigos, passeios nos finais de semana, etc...
AGORA se vc prentende fazer viagens frequentes, pense na segurança de estar rodando em estradas que exigem velocidades maiores e também no consumo. Só para finalizar um exemplo: Recentemente fui ao encontro do CVMARJ em Itaipava, distrito de Petrópolis-RJ. São 434 Km daqui de São José dos Campos. Jipe original, 11 horas de viagem, 400 reais de só de combustível + 26 reais de cataflam... Voltei de avião, gastei 236,00 de passagem e mais 70,00 de carona do jipe num caminhão cegonha.
Abraço e me desculpem pelo tamanho do testamento.