Para poder comparar as relações (sei que é óbvio para alguns, mas...), divide-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. O resultante é chamado de relação de transmissão. Por ex.: 8 x 43 (43/8=5.375) 9 x 44 (44/9=4.888 )
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Para poder comparar as relações (sei que é óbvio para alguns, mas...), divide-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. O resultante é chamado de relação de transmissão. Por ex.: 8 x 43 (43/8=5.375) 9 x 44 (44/9=4.888 )
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Diz-se que a relação é curta, ou caixa baixa, quando for superior a 3,92, inclusive:
8x43 = 5,375
9x44 = 4,89
11x47 = 4,27
11x45 = 4,09
12x47 = 3,92
Por sua vez, a relação é longa, ou caixa alta, quando for inferior a 3,73, inclusive:
11x41 = 3,73
13x46 = 3,54
13x43 = 3,31
14x43 = 3,07
15x45 = 3,00
[]s. Antonio.
Mto bom esse topico....
to de olho aprendendo!!!
[]'s ao criador da discurcao...
Desculpem o OFF e o desabafo, mas eu estava com saudades de um tópico como este, onde falamos sobre parte técnica e não onde as pessoas tentam convencer os outros que o seu jipe é melhor que o do outro, ou que sua pkp é a melhor e etc.
Bom, vamos voltar a falar de diferenciais, senão vai virar bagunça.
Eu estou com uma dúvida cruel sobre qual relação de diferencial usar no meu Troller.
Troquei os pneus originais (que medem 30 polegadas) para os BF MUD 33. A relação que está no meu carro é a 4,09 (11x45).
Eu estou com quatro jogos de coroa e pinhão em casa: dois são 4,56 (11x50) e dois 4,88 (9x44). O ideal seria eu instalar a 4,56 com os 33 e a 4,88 se fosse usar 35. Porém eu pretendo continuar com os 33 para usar o carro no dia a dia e em viagens e pretendo manter um jogo de 35 só para trilha. Então qual relação vocês acham que devo usar?
Um abraço,
AKPG, como você já sabe,
33" / 30" = 1,1 ou seja, você teve um aumento de 10% no diâmetro. Para compensar, precisaria reduzir 10% a relação: 4,09 x 1,1 = 4,50. Portanto a relação 11x50 encaixa como uma luva com os pneus 33".
[]s
Pois é,
É isto que pretendo fazer. Já estou 90% decidido a colocar a 4,56 Mas quando penso que vou usar 35 para a trilha, não sei se valeria a pena eu andar com ele um pouco mais reduzido no dia a dia (ou seja, com a 4,88) pra ter vantagens quando usar o 35. E sabe como nós somos, né? Ainda não descartei a hipótese de usar 35 no dia a dia também. Vamos ver o que vai dar. Por isso é que estou na dúvida.
Um abraço,
Alexandre, se você ainda não vai colocar os 35", coloca a relação 11x50, e fica com a relação 9x44 guardada em casa. Quando resolver mudar, troca a relação, não tem problema nenhum. Na minha opinião, já que você tem as duas, é a melhor solução. Aliás, a relação 11x50 é difícil de encontrar, e você não vai ter problemas para vendê-la por um preço bom...
vamos ver se entendi:
dana 9 x 44 menos força, mais velocidade
dana 8 x 43 mais força, menos velocidade
isso mesmo? todos dão na carcaça de diferencial dana 44.
Esse negócio de relação é uma coisa engraçada...
No meu Jeep-VB, motor GM 6 MPFI, cambio clarck 4 marchas - F1000, pneus BF Mud 33, usava a relação 8 x 43 (5,37) nos diferenciais, o jeep era muito amarrado em primeira marcha, principalmente na saída (mesmo sem redução), usavamos só a 2ª marcha no asfalto e dependendo da trilha, nada de usar reduzida...
Pra corrigir isso alonguei a relação dos diferenciais para 11 x 45 (4,09), passamos a usar a 1ª marcha normalmente. O curioso é que só percebi diferença aí, pois o jeep continua o mesmo, tanto na força, quanto na velocidade, evidentemente neste quesito ele faz isso com muito mais tranquilidade...