Boa noite pessoALL!
Eu e o meu irmão ganhamos um Bernardão CJ6 1961 do nosso pai, porém o mesmo está parado na oficina há mais de 7 anos ('andei' pela última numa expedição para Mostardas com os nossos companheiros aqui do Sul, 2005 provavelmente). Por falta de dinheiro, acredito, o jeep ficou de lado por todo esse tempo, bem no meio de uma modificação no eixo, o que piorou ainda mais a situação.
O motor dele é de uma Silverado 4.1 injetado, que funciona MUITO bem, e a caixa é de Pajero (não faço ideia do ano). O mecânico estava aumentando a largura dos eixos (7cm de cada lado), quando o projeto foi deixado de lado. A intenção inicial era de instalar os braços de suspensão (já comprados), com molas helicoidais, e como foi instalados pneus de 33", eles pegavam no paralama ao virar todo o curso.
Quando recebemos o jeep, estava da seguinte maneira:
- freio a disco nas 4, porém ambos não estão finalizados, faltando o sistema de fluido (caninhos de cobre)
- eixo dianteiro inacabado, retentores e rolamentos enferrujados pelo tempo que ficou parado
- caixa amarrada, sem a travessa e sem o cardan traseiro
- motor parado há 4 anos....
No início desanimou, já que olhar e ver tanta coisa pra fazer, já conseguia ver o $$ em cada buraco que faltava soldar heheh. Com pouco mais de 3 meses, o projeto já está bem tocado, e talvez nesse mês o jeep saia da oficina, e após algumas modificações, para o barro em mais 2~3 meses.
Já finalizamos o eixo dianteiro, porém decidimos não instalar os braços, e consequentemente as molas. Seria simplesmente um passo maior que a perna, já que o mecânico que "manja" de jeeps na região é um cara relativamente lento (leia-se muito), e a viatura não iria sair de lá antes do final do ano com toda a certeza. Colocamos retentores e rolamentos novos, além de pastilhas novas, no traseiro também (eu tinha de ter tirado foto das antigas, pois ficaram podres simplesmente de ficar paradas, nunca haviam sido usadas).
O motor, que era meu medo já que ficou tanto tempo parado, se mostrou guerreiro. Após a limpeza de bicos e do sistema de injeção, ligou que foi um doce! Funciona muito bem, e como só está com um pedaço do escapamento, treme toda a oficina quando acelera o bicho, dá até medo de ver a carroceria se contorcendo quando afundamos o pé.. Como teve pouco uso (uns 6 anos antes de passar pro jeep), está em excelente estado, e como foi feito a troca de peças que poderiam causar problemas por novas já quando foi montado, vai rodar um bom tempo sem incomodar, só fazer uma preventiva de vez em quando.
Agora vamos pra caixa, já achando que ia ser barbada! Criamos a travessa da caixa, e fixamos ela, porém na hora de baixar o jeep do macaco pra ver o sistema, o rolamento da embreagem trancado. Vontade de pegar uma chave de grifo e bater até soltar hehehe. Mas enfim, ainda não abrimos ela pra trocar ele, que por sinal já compramos.
Sei que por estar todo esse tempo parado e por ter a maioria das peças criadas pelo mecânico especificamente para ele, na primeira volta que dermos já vai quebrar alguma coisa. Mas não tem coisa melhor que chegar em casa embarrado depois de um sábado inteiro de trilha...
Como ainda não tenho nem carteira, vou andar de zequinha até poder pegar no volante, mas faz parte. Vocês que já são "macaco velho", o que recomendam que façamos, que seja investido dinheiro já agora na parte estética, ou guardar ele durante o início para eventuais problemas que podem (e provavelmente virão) a ocorrer?
Vou tentar manter esse tópico atualizado conforme formos finalizando as partes que faltam.
Abraços!
PS: tenho poucas fotos, pois a maioria do trabalho era feito de tarde, e como trabalho não tinha como ver.