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  • #1
    Usuário Avatar de M@rtin
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    Boa noite pessoal,
    Acima de tudo, cheiro de gasolina é um fator que varia de pessoa pra pessoa, alguns não se incomodam com o "cheiro de Jeep" e outros não podem nem passar perto e já ficam incomodados, portanto esse é um critério a ser levado em conta.

    Mas um fator importante a ser avaliado é, regulagem do carburador, não pode ser nem pouco aberto e nem muito aberto, se aquele parafuso de marcha lenta estiver pouco aberto, o jeep falha, se estiver muito aberto o motor funciona bem, mas a mistura fica muito rica e o motor não queima direito. Pode perceber na marcha lenta o cheiro do escape fica muito forte.

    Outro ponto a ser observado é o tubo de respiro do cárter do motor,
    -dsc07853.jpg
    quando o motor funciona, parte da mistura de combustível escapa para a parte de baixo do motor, e sai pelo respiro do motor, esses gases quando não entram pelas frestas da carroceria, entram pela traseira com a turbulência gerada pelo jeep, literalmente, defumam todos dentro do jeep.

    Uma forma de eliminar este problema é colocar uma mangueira ligando a tampa de entrada de óleo com o filtro de ar do carburador, logo acima, na tampa. Assim os gases não queimados são aspirados para dentro do carburador e queimados nesse processo.
    -dsc07854.jpg

    Fora este detalhe existe ainda o problema dos gases do escape sendo puxados pela turbulência gerada no andar do jeep,
    meu jeep tinha este problema quando o cano de escape era curto, justo a carroceria, porem quando troquei ele o problema diminuiu muito, porque agora ele fica uns 10 cm para fora, facilitando a saída dos gases.
    Para ficar melhor que isso só com aqueles escapamentos de caminhão, bem altos, lá na casa do chapéu...kkk


    Bom fica minha experiência,

    Porque é foda quando você da uma carona pra alguém, e essa pessoa fica falando, "Nossa, que cheiro de gasolina!! Ta tudo bem?? não esta vazando nada?? Não tem perigo de explodir?? Pode me deixar aqui mesmo, gosto de ir andando!!" ... Poxa, ta tudo bem sim!! É você que não sabe ser levada por um jeep!!
    Afinal Jeep é igual filho, ninguém pode falar mal...

    Boa Noite a todos!!

    e Boa sorte com o problema!!

    At.

    Martin
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de juleymar73
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    Citação Postado originalmente por M@rtin Ver Post
    Boa noite pessoal,
    Acima de tudo, cheiro de gasolina é um fator que varia de pessoa pra pessoa, alguns não se incomodam com o "cheiro de Jeep" e outros não podem nem passar perto e já ficam incomodados, portanto esse é um critério a ser levado em conta.

    Mas um fator importante a ser avaliado é, regulagem do carburador, não pode ser nem pouco aberto e nem muito aberto, se aquele parafuso de marcha lenta estiver pouco aberto, o jeep falha, se estiver muito aberto o motor funciona bem, mas a mistura fica muito rica e o motor não queima direito. Pode perceber na marcha lenta o cheiro do escape fica muito forte.

    Outro ponto a ser observado é o tubo de respiro do cárter do motor,
    -dsc07853.jpg
    quando o motor funciona, parte da mistura de combustível escapa para a parte de baixo do motor, e sai pelo respiro do motor, esses gases quando não entram pelas frestas da carroceria, entram pela traseira com a turbulência gerada pelo jeep, literalmente, defumam todos dentro do jeep.

    Uma forma de eliminar este problema é colocar uma mangueira ligando a tampa de entrada de óleo com o filtro de ar do carburador, logo acima, na tampa. Assim os gases não queimados são aspirados para dentro do carburador e queimados nesse processo.
    -dsc07854.jpg

    Fora este detalhe existe ainda o problema dos gases do escape sendo puxados pela turbulência gerada no andar do jeep,
    meu jeep tinha este problema quando o cano de escape era curto, justo a carroceria, porem quando troquei ele o problema diminuiu muito, porque agora ele fica uns 10 cm para fora, facilitando a saída dos gases.
    Para ficar melhor que isso só com aqueles escapamentos de caminhão, bem altos, lá na casa do chapéu...kkk


    Bom fica minha experiência,

    Porque é foda quando você da uma carona pra alguém, e essa pessoa fica falando, "Nossa, que cheiro de gasolina!! Ta tudo bem?? não esta vazando nada?? Não tem perigo de explodir?? Pode me deixar aqui mesmo, gosto de ir andando!!" ... Poxa, ta tudo bem sim!! É você que não sabe ser levada por um jeep!!
    Afinal Jeep é igual filho, ninguém pode falar mal...

    Boa Noite a todos!!

    e Boa sorte com o problema!!

    At.

    Martin
    Ola amigo Martin , uma duvida , por a mangueira ai na tampa, e nao no tubo ? da foto 1 ??

  • #3
    Usuário Avatar de gmr66
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    Citação Postado originalmente por M@rtin Ver Post
    -dsc07853.jpg
    .
    -dsc07854.jpg
    No meu BF161, foto1, eu virei o respiro para cima(além de não sugar água em alagados) e instalei uma valvula corta-fogo da linha gol e coloquei a mangueira ligada com um "T" na tampa de abantecimento de óleo e o filtro de ar, quanto ao cheiro de óleo resolveu totalmente.
    Hoje rodo com um BF184 que não tem o tal respiro inferior.

    []'s
    Ricardo
    "Paulistano e Mineiro de coração"
    CJ 5 1966 BF-184, 4m, 31", DH, disco 4, guincho 12000, Hi Lift 1,20

  • #4
    Usuário Avatar de vavarusso
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    kkkkk. Muito bom Martins. Vou resolver esse problema com gás.

  • #5
    Usuário Avatar de M@rtin
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    KKK, é isso ai Vavarusso, a única coisa que precisa fazer com o GNV é fechar o solenoide do gás na hora de desligar ele (deixar o motor morrer fechando o solenoide) quando desliga de um dia para o outro, porque ai o regulador fica vazio, ou seja, sem cheiro "escapando" para o ar de noite...o carro nem parece que é a gás...kkk

    _______________________

    Olá Juleymar,
    Então, ela vai conectada na tampa de abastecimento de óleo, esse tubo ,que sai da tampa de regulagem das válvulas de escape, acredito que pode fechar pra não entrar sujeira, porque depois que você passa a puxar os gases pela tampa, ele passa a ser só uma entrada de sujeira(tenho que fechar o meu também). Porque não sei se você já teve a chance de observar nos motores 4 cyl dos Willys cj3, mas eles possuem um tubo que é conectado logo abaixo do carburador, bem no início do coletor de admissão, esse tubo tem a função de queimar estes gases que escapam para o cárter. Não sei o motivo de terem feito essa mudança nos outros modelos, o que sei é que esse tubo existia nos modelos cj3 devido a possibilidade deles trabalharem "semi" submergidos, assim não entraria água pelos respiros do óleo.


    ______________________________________________


    È isso ai GMR66, dessa maneira ele funciona da mesma forma, eliminando os gases que sairiam por lá.


    Abraço a todos e boa noite!

  • #6
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    O meu tinha esse problema ,mas depois que eu troquei toda as magueiras por aquelas emborrachadas com presilhas e fiz uma regulagem do carburador melhorou muittooooo.

  • #7
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Aproveitando a resposta! Cheiro de gasolina e escapamento na roupa:- "Não é normal em nenhum Jeep!" Mesmo com platinado, sistema original isto não precisa acontecer. É só persistir até encontrar o problema e a regulagem correta. Quero dizer que para obter este resultado não é necessário nem é obrigatório substituir todas as peças, nem fazer adaptações. O original dá conta de um bom funcionamento!

  • #8
    Usuário Avatar de LuizDP
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    Nossa!!! Preciso revisar o meu então, Bf161 ainda, mas não suporto o "cheirão" que fico quando saio com ele. Só que fuma um bocado pra começo de conversa.

  • #9
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    Citação Postado originalmente por LuizDP Ver Post
    Nossa!!! Preciso revisar o meu então, Bf161 ainda, mas não suporto o "cheirão" que fico quando saio com ele. Só que fuma um bocado pra começo de conversa.
    Cheiro de fumaça na roupa depois de andar com o Jeep Willys, muitas das vezes é motivado pela instalação errada do cano de saída do escapamento.
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #10
    Usuário Avatar de LuizDP
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    Citação Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post
    Cheiro de fumaça na roupa depois de andar com o Jeep Willys, muitas das vezes é motivado pela instalação errada do cano de saída do escapamento.
    -jeep61.jpg

    Dá uma espiada, me guiei pelo original, o que poderia melhorar?
    Só posso andar com a cortina traseira fechada, se não quiser ir respirando fumaça, o que às vezes é meio chato.

  • #11
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    Citação Postado originalmente por LuizDP Ver Post
    -jeep61.jpgDá uma espiada, me guiei pelo original, o que poderia melhorar?Só posso andar com a cortina traseira fechada, se não quiser ir respirando fumaça, o que às vezes é meio chato.
    Pela imagem, a posição de saída do cano do escapamento do seu Jeep está correta.
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #12
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Citação Postado originalmente por LuizDP Ver Post
    -jeep61.jpg

    Dá uma espiada, me guiei pelo original, o que poderia melhorar?
    Só posso andar com a cortina traseira fechada, se não quiser ir respirando fumaça, o que às vezes é meio chato.

    Boa tarde Luiz;

    A posição é essa mesmo, mas deixa eu te contar nossa história. Nossos jeeps (o meu é isso ai mesmo) sofrem do mesmo problema devido o desenho da capota, esse formato quadrado (perfil) em que o vento vem pelo teto e dá essa "quebrada" faz com que ele "turbilhone" é o mesmo que acontece quando você passa uma colher, em linha reta, pela superfície da água em um reservatório por exemplo, observe as ondas que faz atrás da colher.

    Isso é comum em nossos jeeps de capota de lona, mas o que acontece, nos modelos de 3 cortinas (as duas da frente, passageiro e motorista e a de trás) que foram os primeiros, esses modelos tinham aquela entrada de ventilação no curvão, que abria por uma alavanca abaixo do painel.

    Isso equilibrava essas variações e diminuia essa sensação (que nada mais é que, com o turbilhonamento do ar, uma parte retorna para dentro da cabine).

    Na era Ford, após 72, ela retirou essa ventilação de ar, mas passou a capota para 5 cortinas, então, se você abrir apenas as da frente, junto com a traseira, vai acontecer o mesmo efeito (descobri isso pois meu jeep sempre foi de 5 cortinas e gostava de andar com ele com as da frente e traseira abertas (facilitava a visualização pelos retrovisores), testando verifiquei que quando abria tudo (as 5 cortinas) o efeito praticamente desaparecia, pois uma parte do vento conseguia passar por dentro do jeep evitando o retorno dos gases de escapamento.

    O que acontece também quando você anda sem capota (muito gostoso, mas nem sempre possível), então aquele modelo de capota que não tem as cortinas laterais dos passageiros de trás (muito comum no sul e sudeste) você tem que andar, ou sem capota, ou com a cortina traseira abaixada (fechada).

    Então meu amigo, isso não é um defeito dos nossos veículos, não estão vindo do motor (cofre), mas devido a física dos gases em movimento, rsrsrs.

    Uma solução técnica para quem não gosta de ir com tudo aberto (só a cobertura), é posicionar a saída da descarga entre os eixos (na frente do eixo traseiro, na lateral da viatura), mas pessoalmente acho muito feio.

    Mas é isso companheiro, nossos carros não estão com defeito, apenas que precisa haver uma circulação de ar por dentro da cabine, em um projeto de traseira (quase tudo aliás) quadrada (com cantos vivos).

    Observe os carros de passeio (aqueles que não gostamos, rsrsrs) observe no perfil deles, eles tentam suavizar a passagem do ar, mas observe também que mesmo os quadrados (Rural, Belina, os hatchs celta, uno, caravan etc) tinham a traseira um pouco quebrada mas suas janelas traseiras não abriam!!! Se abrissem sofreriam do mesmo mal.

    Abs.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

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