Jeep CJ - Manual Automotivo De Reparo
DIRCEU, O MEU CHEGOU!!! OLHA QUE BELEZA.
Licença, agora vou ler
Citação:
Postado originalmente por
DJunior
Antonio,
Após a sua leitura, posta aí o seu parecer sobre o livro ?!?!?!?!?!
Abraços,
Dirceu
Dirceu, aqui vão as minhas impressões sobre o livro, após uma prévia análise. Levei-o para o trampo e fiquei folheando, com atenção:
1- Não é um livro de leitura, é um livro para consulta, mas um exame detalhado das matérias, faz-se necessário para saber o que contém;
2- É claro que está em Inglês, mas a linguagem é fácil e técnica e as ilustrações são bem esclarecedoras. Para quem não domina a língua, deve ter um dicionário à mão (de preferência um que contenha a transcrição fonética), desse modo vai ganhar conhecimentos extras, o que é outra vantagem;
3- Há muita matéria dedicada a motores e caixas (automáticas) que, aparentemente, não se aplicam aqui. Coloquei 'aparentemente' porque a mecânica não é tão diferente assim e tudo tem utilidade;
4- É bem completo no que se refere a peças, parafusos, ferramentas, manutenção, segurança e procedimentos em geral;
5- É bem específico e prático para regulagens diversas, como motor, embreagens e freios;
6- É excelente para desmontagem, inspeção e montagem correta de todos os componentes, inclusive a parte elétrica e até mesmo lanternagem.
Quem deve ter este livro:
a) Todos os que possuam ou pretendam conhecer um CJ (mesmo aqueles que não fazem a manutenção do seu 4x4, devem tê-lo e consultá-lo para poder argumentar com os mecânicos);
b) Todos os que se dedicam a reparos destes veículos - de mecânicos profissionais a curiosos de fim-de-smana;
c) Todos os que se interessam por mecânica do automóvel.
Se há livros melhores?... Certamente sim, nada é definitivo. Os manuais na seção de down-loads deste Fórum são bem esclarecedores e talvez mais adequados (especialmente para quem não quer aprender Inglês), porém seria preciso imprimi-los, porque na oficina, não é muito prático consultar o computador.
O papel utilizado é de qualidade inferior (cuidado com manchas de óleo, é um tremendo mata-borrão) e isso é lamentável, porque a natureza da obra merecia melhor.
Não é um livro de estante... é para ser usado, lido, estudado e consultado.
Enfim, trata-se de uma obra didática muito bem elaborada... quase definitiva.
Estou plenamente satisfeito e agradeço a você ter-me facultado a aquisição.
[]s
Citação:
Postado originalmente por
DJunior
Antonio,
Sem comentários sobre a sua completa descrição do livro. Realmente não é uma obra super completa, mas já tem bastante material para se aprender sobre os nossos jeeps.
Na minha opinião, o ponto negativo deste livro é a qualidade do papel. Como o meu fica 100% do tempo na oficina, já tá todo manchado de óleo, graxa, etc...
Na impolgação da reforma, esqueço de lavar a mão antes das consultas.
De qualquer forma, fico feliz que você gostou do livro.
Abraços,
Dirceu
Eu sou muito chato em relação a livros... e não há papel que aguente o óleo e graxa das mãos. Alguns livros de mecânica eu tenho em duplicado para poder levar um para a oficina. Aqueles que são únicos, costumo tirar xerox da parte em que vou mexer...
O Manual do Mecânico Willys, por exemplo, está todo xerocado e essas cópias estão numa pasta em sacos plásticos, assim não sujam.
Mas esse livro é bom. Nota-se que há uma tendência no off-road brasileiro de enveredar pelas caixas automáticas... tem muita coisa ali que deve ser consultada.
Abs