Powered by vBulletin

Após revisão, marcha RÉ continua escapando!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789
  • 25/03/2014, 00:38
    Luiz Fernando de C
    Ressuscitando o tópico.....A terrível marcha-a-ré escapando...
    Pois é pessoal..comprei um jeep em 2011 (Willys... 1966) e para o preço que paguei e o tanto que investi nele até que me diverti bem até agora..porém resolvi abrir a caixa para uma revisão geral ( A TERCEIRA ARRANHAVA E A RÉ ESCAPA )....e depois de tudo trocado...( quase tudo mesmo..rolamentos..roletes...arruelas de calço..piloto..entalhado..juntas...molas..etc..etc ...etc...) depois da caixa montada...depois de meses pegando instruções com mecânicos experientes em WILLYS aqui da cidade.....enfim...depois de uma verdadeira novela a bendita da marcha-e-ré continua escapando. Vendo o pessoal contar aqui logo no começo do tópico, pareceram narrar o que está se sucedendo comigo.....de fato...ja tentei quase de tudo:

1° - troca da engrenagem da ré.....
    2° - troca do carretel e da luva que faz a primeira e ré mais os reparos dos sincronizadores (Macaquinhos e molas)....
    3° - troca da mola da tampa da caixa por uma nova com bem mais pressão....
    ( tudo montado conforme manual...)
    4° - ??????????
    5° - ??????????
    ..............

Depois disso tudo a ré ainda continua a escapar......na reta até que não escapa não...mesmo traçado sem reduzir ela se mantém na reta...mas inclinou o plano já era.....fora isso que citei aí...onde mais pode haver problemas pra essa bendita escapar?????
    Ou será que esqueceram de colocar no manual que a ré só pode ser usada em declives suaves ou retas por motivo de escape natural de engenharia?????

Ah...só pra refrescar..(Cambio 3M com primeira sincronizada...BF 161...pressão baixa....)....

O que mais posso tentar mais???
    Tenho certeza que não existe Tatu de 2 rabos..me ajude aí pessoal...
    Abs.
  • 16/05/2014, 21:15
    antonio umino
    1 Anexo(s)
    Anexo 463083Nesta foto a parte de traz do pino da ré parece faltar um pedaço....(ou foi quebrado, ou desbastado para poder entrar a penca.)
    é uma caixa de marchas de 4 marchas do OHC. onde a penca tem 35 dentes.

esta penca não entra na caixa de 4 marchas de 33 dentes...

Troquei, a engrenagem de Ré. no cambio de 4 marchas.
    Acontece que mesmo com a engrenagem nova, a ré continua escapando..
    Também, troquei a luva de engate da 1 e 2, e continua escapando.
    Comprei uma outra caixa de marchas... Como também de um OHC, foi dificil de retirar a penca....
    Então ao desmanchar notei que nesta caixa não tem a arruela de encosto da engrenagem, no pino da ré no apoio do pino.

Veja a foto anexa.

Vou retirar de novo a caixa de marchas, e retirar a arruela de encosto da engrenagem de ré..
    Trabalheira... pois já desmontei a caixa por 4 vezes...
    Vai ser mais uma vez.
    Abçs.
  • 17/05/2014, 00:33
    Luiz Fernando de C
    Citação:

Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Anexo 463083Nesta foto a parte de traz do pino da ré parece faltar um pedaço....(ou foi quebrado, ou desbastado para poder entrar a penca.)
    é uma caixa de marchas de 4 marchas do OHC. onde a penca tem 35 dentes.

esta penca não entra na caixa de 4 marchas de 33 dentes...

Troquei, a engrenagem de Ré. no cambio de 4 marchas.
    Acontece que mesmo com a engrenagem nova, a ré continua escapando..
    Também, troquei a luva de engate da 1 e 2, e continua escapando.
    Comprei uma outra caixa de marchas... Como também de um OHC, foi dificil de retirar a penca....
    Então ao desmanchar notei que nesta caixa não tem a arruela de encosto da engrenagem, no pino da ré no apoio do pino.

Veja a foto anexa.

Vou retirar de novo a caixa de marchas, e retirar a arruela de encosto da engrenagem de ré..
    Trabalheira... pois já desmontei a caixa por 4 vezes...
    Vai ser mais uma vez.
    Abçs.

Sr Antônio, mais uma vez obrigado pelas ponderações.
    Então, ao fazer uma viagem mais longa (140 km) e seguida de uma trilha onde tive que usar a marcha-a-ré por umas vezes, quando cheguei em casa, e desmontei pra ver percebo que o engrenamento da luva com a engrenagem da ré não está acontecendo por completo. A engrenagem da ré ja começou a querer marcar levemente o local do engrenamento com os dentes da luva e com isso percebo que talvez, a Luva precisasse deslocar um pouco mais em direção a parte de trás da caixa( uns 3 mm) , porém se ela fizer isso, correrá o risco de escapar a primeira.
    Agora penso onde posso mexer para que uma coisa não atrapalhe a outra, tento ou de repente tento usinar o encosto da engrenagem da ré para que a mesma desloque para frente.....ou se mexo na tampa da caixa aumentando o vão onde a esfera entra e faz o travamento dos eixos onde fixam os grafos......
  • 17/05/2014, 13:36
    antonio umino
    2 Anexo(s)
    Luiz.
    Na caixa de 4 marchas. a ré se faz com o movimento da engrenagem de ré. e todo o conjunto de sincronizador (luva) fica fixa...movimentando no engate de primeira e segunda marcha....

Foto da caixa de 3 marchas com a primeira sincronizad..

Na caixa de 3 marchas com a primeira sincronizada o engate é feito pela luva e a engrenagem de ré não tem movimento é fixa.
    A arruela que tem postei acima. é o encosto da engrenagem da ré do cambio de 3 marchas.....
    Anexo 463122
    Anexo 463123
    No cambio de 3 marchas... O que faz o engate da ré é a luva que desloca e engrena na marcha a ré. e também da primeira.
    Então. vc olhando o cambio aberto por cima (sem o oleo). quando engrena a luva em ré. observe se tem um bom acasalamento entre a engrenagem e a luva...
    Se não estiver a maneira de ajustar o acasalamento é tirar e adicionar calços para poder ajustar...
    A engrenagem de ré fica engrenado no trem de engrenagens (penca) fica girando direto com a viatura em movimento..
    Tem também o eixo de engate das marchas, onde tem uma cava no eixo e esfera e molas para segurar o engate..
    Tem quem fala das molas que empurram a esfera. (colocar uma mais comprida)....
    Agora é que percebi neste tópico falam do cambio de 3 marchas..... que no meu caso é o de 4 marchas
    .
    abraços.
  • 02/08/2014, 00:17
    Luiz Fernando de C
    2 Anexo(s)
    Então..observei duas coisas depois da caixa montada toda nova..

1° a luva quando engrenada com a ré, não fica 100% casado os dentes.....
    2°...cometi o erro de colocar a luva nova porém o miolo do carretel é velho...daí parece que isso ta dando uma folga e criando um ângulo que facilita o desengrenamento da luva com a ré.....Observe que a ponta da engrenagem está deitada...( Não confundir com a entrada no dente)...e a luva está com a mesma inclinação (deitada) no lado que casa com a engrenagem da ré.

Anexo 472876Anexo 472877
  • 02/08/2014, 09:47
    antonio umino
    Luiz. bom dia.
    Olhando a foto... esta engrenagem da ré é o de 4 marchas..
    Me parece que o seu cambio é de 3 marchas. Então a engrenagem de marcha a ré é diferente..
    e ela também não tem movimento ela fica fixa no eixo e gira junto com a engrenagem principal (penca, trem de engrenagens)
    O que faz o engate da Ré é a capa do Sincronizador. esta que vc mostra na foto acima....
    Olha a foto da pagina 100.. vc vai entender as diferenças..
    Se o seu cambio for o de 4 marchas a engrenagem é a da foto..
    Vc olhando a foto que postei na pagina 98. vc vai ver uma arruela de mais ou menos de 5 a 6 mm. na verdade ela não existe naquele local. bem como a outra arruela de metal que coloquei.. (estava montada assim comprei a caixa em um FV... ) e acabei achando que estava com aquela montagem certa. Mas. aquilo não existe. (não tem na de 4 marchas)... por isto está escapando
    não faz o engate completo da engrenagem..
    ainda não desmontei.. mas vou montar um outro cambio que tenho aqui e substituir..

grande abraço.
  • 02/08/2014, 11:11
    Luiz Fernando de C
    Citação:

Luiz. bom dia.
    Olhando a foto... esta engrenagem da ré é o de 4 marchas..
    Me parece que o seu cambio é de 3 marchas. Então a engrenagem de marcha a ré é diferente..
    e ela também não tem movimento ela fica fixa no eixo e gira junto com a engrenagem principal (penca, trem de engrenagens)
    O que faz o engate da Ré é a capa do Sincronizador. esta que vc mostra na foto acima....
    Olha a foto da pagina 100.. vc vai entender as diferenças..
    Se o seu cambio for o de 4 marchas a engrenagem é a da foto..
    Vc olhando a foto que postei na pagina 98. vc vai ver uma arruela de mais ou menos de 5 a 6 mm. na verdade ela não existe naquele local. bem como a outra arruela de metal que coloquei.. (estava montada assim comprei a caixa em um FV... ) e acabei achando que estava com aquela montagem certa. Mas. aquilo não existe. (não tem na de 4 marchas)... por isto está escapando
    não faz o engate completo da engrenagem..
    ainda não desmontei.. mas vou montar um outro cambio que tenho aqui e substituir..

grande abraço.

Isso mesmo Sr Antônio....mas segundo dizem...a engrenagem da ré fica na mesma medida quando usada na caixa de 3m.....por isso confiei e coloquei

e não consegui achar a original da caixa de 3m sincronizada também.
    Se eu achar uma original vou conferir as medidas, mas é bem difícil por aqui.
  • 02/08/2014, 12:50
    antonio umino
    Se esta engrenagem é a do 4 marchas.
    Vc tem que fazer um calço de ajuste para esta engrenagem não ficar móvel...
    Ela tem que ficar alinhada com a outra engrenagem da Penca. (conjunto de engenagens, penca, trem de engrenagem).

Outra. vai em seu perfil. e coloca a cidade e estado, fica bom da gente visualizar o sua cidade.

abraços.
  • 02/08/2014, 13:11
    Luiz Fernando de C
    Citação:

Se esta engrenagem é a do 4 marchas.
    Vc tem que fazer um calço de ajuste para esta engrenagem não ficar móvel...
    Ela tem que ficar alinhada com a outra engrenagem da Penca. (conjunto de engenagens, penca, trem de engrenagem).

Outra. vai em seu perfil. e coloca a cidade e estado, fica bom da gente visualizar o sua cidade.

abraços.

Ok, Claro, estou mudando aqui agora.
    Mas ela serve exatamente..porém não verifiquei as medidas por não ter uma de 3m por aqui
    talvez seja por isso que ela fique fora
  • 02/08/2014, 14:47
    antonio umino
    3 Anexo(s)
    Anexo 472889Anexo 472890Na pagina 100. tem uma foto da de 4 marchas em que a engrenagem é movel.

Na outra foto é de um cambio de 3 marchas com a primeira sincronizada que tenho aqui..

veja que os dentes ficam alinhados com a penca... e consequentemente tem que ficar alinhada com a capa do sincronizador. ou coroa de engate da primeira e marcha a ré.
    Anexo 472888
    Nesta engrenagem de re', vc tem que colocar calços (feito em torno) para ajustar para que ela não se movimente.
    Se não me engano a diferença da de 3 para a de 4. é que a de 4 tem uma luva nesta parte dianteira. e a de 3 marchas não tem
    Entre a engrenagem e a caixa na parte da frente tem um calço de mais ou menos de 4 a 6 mm (não sei a medida, pois colocaram uma destas na caixa que comprei só que na parte de traz). e tem um outro calço na parte trazeira da engrenagem de ré. (para não movimentar a engrenagem)..
    Para isto. vc tem que medir quanto tem a engrenagem. (tamanho) e fazer este calço de ajuste 4a 6 mm. e um outro quase do tamanho da engrenagem, entre o alojamento do pino da ré e a engrenagem.... acho que vc entendeu.....

Ok.
    abçs
  • 03/05/2017, 09:20
    antonio umino
    Ontem abri a tampa da caixa de 4 marchas.... e olhando a engrenagem de ré.. tem um calço (arruela) da engrenagem de ré que
    na original não tem....então vou tirar. pois com ela a engrenagem fica fora do lugar e acaba escapando...Não engatando totalmente a engrenagem pois no 4 marchas a engrenagem de ré é engatado com o deslisamento no eixo para a capa do sincronizador da primeira e segunda marcha que deve estar na posição de ponto morto...
    Esta arruela que na foto aparece na parte do centro da caixa.... pode ser que ela vai na parte anterior... vamos ver. desmontando a caixa..
    vou montar retirando a tal arruela e com certeza deve ficar com o engate mais preciso da ré..
    abçs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...agem-20040.jpg
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:48.