x
Convex Datacenter
Página 7 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 153
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4

Citação Postado originalmente por Flaibam Ver Post
    Com certeza tem muita gente lendo o tópico.
    Comprei recentemente um jeep 60, motor OHC 2.3 a álcool, e tenho tentado fazê-lo funcionar.
    Faz uma semana que a viatura funciona sem problemas aparentes (fazem quatro meses que comprei e ainda não fiz uma trilha decente).
    Toda parte elétrica está ligada direta, sem fusíveis.
    Sei do risco, e já estou orçando alguns projetos.
    A minha pergunta é: tenho que fabricar uma placa específica? Ou posso comprar o que existe no mercado para adaptar?
    Pelo que me parece, o Pablo está montando uma bem específica.

Meu amigo, não estou vendendo o meu peixe não, mas, sinceramente, eu acho que você não encontrará algo parecido com o que fiz, robusta, funcional e própria, ou seja, feita para o seu jeep... eu até tenho vontade de expandir o projeto, ou seja, fazer para quem se interessar... é claro que o custo do projeto sai um pouco caro... vou colocar aqui alguma coisa que ainda lembro:

Só de terminais eu comprei 20 pra começar e aí quando fiz o layout, fui contar deu 96 terminais, comprei então o cento, o cara da loja me fez a 18 reais o cento (eu acho que em outras regiões sai bem mais em conta), e se realmente eu for reproduzir e vender essas coisas, vale a pena pegar de um distribuidor... mas aí foi R$18,00 da fêmea e comprei também do macho que saiu a R$ 15,00, mais uns terminais tipo olhal, com parafusos, mais uns trocados só aí;
    Comprei a caixa de plástico, que acho saiu por R$ 15,00 ou 20,00 não lembro;
    Comprei a placa virgem saiu a R$ 15,00, mas também não usei toda ainda dá pra fazer umas 4 placas;
    Canetas, transparências, e etc, na livraria saiu por R$ 10,00. Ainda sobrou material;
    Os relés, fusíveis e cabos ficam a parte, mas lembro que estou colocando tudo novo conforme minha necessidade... ou seja, o relé do pisca que está nele ainda funciona, como o jeep não está em casa, não sei se é o mesmo, de qualquer forma se não for vai pro "lixo", o relé auxiliar que ele tem do eletroventilador, da buzina, se também não forem iguais ao de projeto, também vão pro saco, pois a pinagem pode ser diferente.

Sendo que logo vem muitas idéias na cabeça... tipo, ia colocar um temporizador para o limpador do pára-brisa, mas aí o relé é enorme, não caberia dentro da caixa (pois comprei a caixa antes de ver os relés), fora outras coisas tipo, a caixa de fusíveis está servindo só para o sistema elétrico de iluminação, ou seja, a parte de partida está a parte, o que me induz a fazer uma outra caixa, ou deixar exposto, mas como a intensão da caixa de fusíveis é tirar todo e qualquer componente solto, prefiro no futuro próximo (quando for adequar e instalar a nova caixa), fazer outra caixa só para essas coisas... se bem que para partida não precisarei de tantos fusíveis, precisamente um grande de potência mais elevada... aí este pode ficar exposto mesmo, ali, ou perto da bateria, ou na parede do corta fogo... tenho que bolar algo também para o meu sistema de rádio PY, pois tenho pra mim que este está robando corrente... adequar o sistema de fusíveis próprio dele e uma chave.

Esses custos pra mim, ficaram bem diluídos, pois já tenho a microfuradeira para furar a placa, tenho o percloreto de ferro (corrosivo da placa), tenho a técnica, já fiz diversas placas, então, assim para quem nunca fez, pode até tentar, mas digo por experiência própria, no começo sai tudo uma merd@, e você perde material, e uma placa perdida significa horas de trabalho disperdiçado, pois o layout deve ficar de cabeça pra baixo, senão não dá certo.. menino é um trabalhão....
    Eu acho que não compensa o cara começar do zero, é como disse, fiz pro meu e posso até fazer por encomenda... é um caso a se pensar, se tiver alguns interessados... posso pensar. Lembrando que se realmente for fazer algo do tipo, para cada caso é um caso, pois todo jeep é diferente.

Abraços e qualquer coisa estamos aí.
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    ...Eu acho que não compensa o cara começar do zero, é como disse, fiz pro meu e posso até fazer por encomenda... é um caso a se pensar, se tiver alguns interessados... posso pensar. Lembrando que se realmente for fazer algo do tipo, para cada caso é um caso, pois todo jeep é diferente...
    Pela foto que você postou, você está se baseando nos componentes da Fiat, é isso mesmo?
    Você citou preços individuais de componentes, daria para arriscar um preço final na sua placa, incluindo mão de obra, criação tempo e tudo o mais?
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por Flaibam Ver Post
    Pela foto que você postou, você está se baseando nos componentes da Fiat, é isso mesmo?
    Você citou preços individuais de componentes, daria para arriscar um preço final na sua placa, incluindo mão de obra, criação tempo e tudo o mais?
    Bem eu não me baseei nos componentes da FIAT, é que tenho um siena, então peguei o manual dele para colar o valor dos fusíveis, mas não levei muito a serio, pois é muito integrado, por exemplo, não vi no manual, o fusível do limpador do para-brisa, entende? fica integrado em umas opções tipo: acionamentos internos... fica muito vago pra eu saber o que tem agarrado nesse fusível, utilizei o manual só mesmo para dar uma luz...
    Os equipamentos, digo, relés, eu cheguei na autopeças e pedi um relé auxiliar, o cara me trouxe aquele, mais simples e funcional. O relé do pisca que é maior um pouco tive que ficar escolhendo, pois o vendedor tem que ter paciência comigo, pois a primeira pergunta que esses caras fazem: de que carro é? então quando chego na loja que vou pedir algo, eu digo logo, não me pergunte de que carro, é pra adaptação, ou então, quando já sei de que carro é digo logo o carro, senão o preço sobe quando se fala que é adaptação, por encrível que pareça, então geralmente peço o mais barato da relação dele, e se este não me satisfaz aí eu vou recorrendo aos demais, mas o vendedor tem que ter muita boa vontade para me deixar satisfeito e de venda consolidada... vida de jipeiro é assim...

Mas como você mesmo indaga, por quanto sai uma caixa dessas? a resposta é bem simples, não sei de quem é mas é famosa: seu bolso é meu guia!
    Brincadeira gente, mas é uma realidade, por exemplo, a minha eu comprei logo a caixa, pensando que iria colocar somente fusíveis e alguns relés, sem contar quantos relés iria precisar e sem medir qualquer relé... depois vi que precisaria de uma caixa maior, então... é isso...
    O projeto é único, para cada equipamento elétrico leva mais alguma coisa... VOu contar uma breve história da minha caixa...

Possui 5 relés auxiliares para:
    - buzina;
    - farol alto;
    - farol baixo;
    - farol auxiliar (que ainda não tenho);
    - eletroventilador;

Para fusíveis, coloquei:
    - buzina;
    - farol alto;
    - farol baixo;
    - farol auxiliar;
    - eletroventilador;
    todos acima com relés;
    - luz de ré;
    - luz de freio;
    - limpador / esguicho;
    - fonte / acendedor;
    - luz interna e painel;
    - um reserva;
    todos acima com alimentação direta da caixa;
    - pisca dianteiro direito;
    - pisca dianteiro esquerdo;
    - pisca / freio traseiro direito;
    - pisca / freio traseiro esquerdo;
    - meia luz dianteira;
    - meia luz traseira;
    - um reserva (se tem finalidade, me esqueci);
    todos acima com alimentação indireta, ou seja, vem de de outro comando, tipo a chave que liga a meia luz, a alimentação vem da chave passar por dentro da caixa para proteger e vai para as luzes. Mesmo caso das piscas, mas por quê que fiz assim? por que preciso colocar o pisca alerta e então coloquei na própria placa os diodos necessários para não acender a dianteira quando pisar no freio... e por aí vai...

Agora se seu jeep, tiver algo mais a proteger o projeto muda entende? a caixa é maior, a placa é maior, o trabalho é maior, e consequentemente o preço é maior... entende? Estou sendo justo?
    Não tenho noção de preços, não sei quanto o pessoal está cobrando para fazer (se é que tem alguém fazendo), então eu vejo assim, se eu fosse pagar uma caixa de fusível, não me incomodaria de pagar um preço que acharia justo por uma coisa que não sei fazer e que estou precisando....
    Então analisando tudo isso que falei acima, se eu fosse comprar uma caixa dessas e o cara me pedisse R$ 200,00 não sei se acharia caro, por que se for analisar bem, o trabalho é personalizado. Mas vocês é quem devem me dizer se estou falando besteira... e se sim, o quanto, como falei nas observações acima, vocês estão dispostos a pagar por um objeto de suma importância, personalizado, etc...

Espero a opinião dos senhores...

Só pra deixar mais vontade... testei ontem a caixa e como esperado deu tudo certo...SUCESSO!!!

Abraços!!!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Interessante sua montagem, imagino que tenha dado um bom trabalho. Sendo assim pergunto: Por que não utilizar a caixa de outro veículo como pálio, etc... e adequá-la a sua necessidade reconfigurando as conexões e montando no interior de uma caixa plástica estanque? Ainda leva de vantagem os símbolos dos componentes que auxiliam a identificar o circuito com falha.

Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Interessante sua montagem, imagino que tenha dado um bom trabalho. Sendo assim pergunto: Por que não utilizar a caixa de outro veículo como pálio, etc... e adequá-la a sua necessidade reconfigurando as conexões e montando no interior de uma caixa plástica estanque? Ainda leva de vantagem os símbolos dos componentes que auxiliam a identificar o circuito com falha.

Sds.
    Estive realmente procurando isso que você me falou, mas nas sucatas onde andei o pessoal quer pedir em tudo, não vende só a caixa de fusíveis, vende com o chicote inteiro por R$140,00, R$160,00, então, fiquei pensando, é muito caro para uma coisa que vou jogar quase tudo no lixo, e outra como farei para conectar os fios da minha fiação? Teria que fazer outro adaptador com os terminais e tudo mais, o que não queria, ou seja, emendas. O que no meu caso os fios vêm direto do equipamento para a caixa, sem emendas... e outra coisa que levei em consideração foi o fato de comprar uma caixa de fusíveis já usada, sei lá por quantos anos, no caso da caixa que achei bem interessante, o sucateiro me falou que era do santana, e essa caixa tinha os suportes para eu colocar os terminais, mas não consegui ver a integridade da caixa por dentro, pois, sabe como é sucata (por aqui), é tudo ao relento... chuva, sol, poeira, então, não tinha garantia nenhuma que o interior dela estava em boas condições... e outra teria que conseguir outra caixa para instalar essa dentro, com toda uma mão de obra complicada de disposição dos fios e etc, o que iria ocupar um volume muito grande de espaço e isso eu não tenho bastante no pequeno 51, outra coisa à respeito da ilustração dos fusíveis irei pintar, desenhar os respectivos fusíveis com valores na tampa, por dentro, com caneta permanente, não sai na água.
    Não é defendendo a minha criação, mas comparativamente ao que já vi por aí, em termos de sucata e reaproveitamento de equipamentos... não estou disposto a correr o risco de instalar um equipamento meia boca no meu CJ que é de fibra, onde qualquer curto pode levá-lo a virar pó, literalmente, como o de um colega do fórum que ficou só o chassis e os aros, praticamente.

Respeito a opinião de quem pense ao contrário e gostaria de indagações e argumentos, já que isso é um fórum...

Abraços!!!

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Voltando.....

O povo leu e se calou, ou não gostaram do preço e mes esculhabaram...
    À vontade pessoal, não estou aqui tentando vender nada, inclusive se quisesse vender anunciaria na seção adequada, inclusive é para isso que perguntei aqui, pois se souber que tem gente interessado posto lá um tópico para isso, até então não estou querendo tomar a iniciativa.

Bem, quero deixar bem claro que estou elaborando o projeto bonitinho, com descrição em word e tal depois terá também o desenho e no que já pensei para melhorar o projeto, mas até lá se alguém quiser o material que já tenho aqui pode perturbar, que com certeza não me farei rogado (é assim?)...
    Hoje depois de quase 15 dias que a viatura deu o prego, passei na oficina para ver o danado, ficou pronto essa semana (já faz tempo) e infelizmente não pude retirar o danado da ofi pois não tinha condutor, afinal não posso dirigir dois carros ao mesmo tempo... vai ficar para segunda feira (que saco ficar o final de semana sem ele), então é isso para compensar a falta do CJ entro aqui para ler sobre então. Semana que vem farei a cirurgia para corrigir, até que enfim, a minha clavícula (que quebrou a placa de titânio, e o culpado foi o CJ), e depois da recuperação total farei a troca adequação para a nova caixa de fusíveis.

Hoje falei com o meu eletricista (o famoso Gambiarra) mas infelizmente não tinha levado para mostrar a ele, ele também está engatinhando em relação a isso... me mostrou algumas de suas peripécias (atuais) e falei a ele que não chegava nem perto do que havia feito... então ele ficou meio assim, é claro desmereci o trabalho dele, mas pode ser um canal seguro para mim, pois ele só trabalha com carros assim desse top, que não possuem ou nunca tiveram caixa de fusíveis... o Júnior é fera.

Abraços!
    4X4 Brasil

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Pessoal! Só para informar os foristas, comecei a fazer a troca das caixas de fusíveis, a nova caixa ficará embaixo do painel do lado do motorista, como nos carros modernos e pelo visto ficara bacana, ainda não tenho as fotos mas assim que tiver posto aqui o andamento!

Abraços!

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE

Mão na massa!

Olá pessoal, enfim, coloquei a mão na massa, pense num trabalhão... e é por que o grosso nem começou... que é fazer e passar o chicote para as partes...
    Vamos então ao que já fiz.
    Primeiro tentei identificar os fios já existentes, tipo, quem tá energizado (positivo) ou outra coisa parecida... resumindo, não vale a pena e infelizmente desmontei a caixa de fusíveis, a "fiarada" que havia debaixo do painel, pense numa fiarada doida... aí sim, só deixei a parte de instrumentos e chave de partida ligada, o resto saquei fora. o chicote dianteiro também, somente a parte de iluminação a parte de elétrica para motor, não mechi e nem vou mecher...
    Retirei também a caixa de fusíveis velha é claro... que era fora e agora vai pra dentro.
    Comprei então os fios de diversas cores e aí sim comecei a preparar fios... comecei pela chave de seta e por aí vai, chave de pisca alerta, farol, e etc...
    O resultado parcial podemos observar nas fotos em anexo.
    No meu caso decidi colocar eletrodutos tipo fita só que em peça única, comprei em diversas medidas, e para dar um acabamento legal em todas as peças comprei (não sei exatamente o nome), mas chamo de fita retrátil, que encolhe quando aquecemos, é quase a mesma coisa do eletroduto, só que encolhe quando aquecemos, isso dá um acabamento legal, tanto nos terminais quanto nos próprios eletrodutos para fechar as extremidades...
    Comprei também terminais multiplos, achei por um acaso numa loja de parafusos e afins, comprei com 8, 6 e 4 terminais... bem legal isso, pois farei todas as ligações que saem da caixa para fora do veículo com esses terminais e tô pensando em colocar também nas extremidades, ou seja, nas lanternas e faróis dianteiros e traseiros, fica bem prático quando da desmontagem futura.
    Vai ficar bem legal, mas lembro que só estou fazendo assim por que é para mim, é claro, pois só de fios, eletrodutos, terminais, e ademais, já foi mais de R$ 150,00...

E vai ter mais, pois ainda não acabou...

Mando as fotos Abaixo!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -10_12-2009_3.jpg   -11_12-2009_2.jpg   -12_12-2009_2.jpg   -12_12-2009_1.jpg   -12_12-2009_3.jpg  

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Comprei então os fios de diversas cores e aí sim comecei a preparar fios...

Bom dia prezado ! que tipo de fio você comprou ? estou perguntando porque existem basicamente 2 tipos de fios : um tipo que é a prova d'água mas é inflamável , e outro que é a prova de fogo mas não pode ficar imerso na água desculpe mas não lembro os termos técnicos relativos as categorias, vou pesquisar . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Bem até onde penso essa história de fio à prova dágua... sei não viu... eu penso o seguinte, eletricidade com água não dá certo, tanto que quando passo em rios, ou passagens molhadas trato de desligar tudo, farol, eletroventilador, etc... deixo somente o rádio, e o motor claro!
    Pra falar a verdade comprei fios, como disse, de diversas cores, simplesmente, não sei se são à prova dágua, até por que a norma diz que todo fio tem que ser antichama, então estou acreditando que este também seja, amanhã bato mais fotos e coloco o resultado, está quase no final....
    Tá ficando bom o negócio!
    Mas oh trabalhão que dá isso!!!!
    Abraços!

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Bem até onde penso essa história de fio à prova dágua... sei não viu... eu penso o seguinte, eletricidade com água não dá certo, tanto que quando passo em rios, ou passagens molhadas trato de desligar tudo, farol, eletroventilador, etc... deixo somente o rádio, e o motor claro!
    Pra falar a verdade comprei fios, como disse, de diversas cores, simplesmente, não sei se são à prova dágua, até por que a norma diz que todo fio tem que ser antichama, . . . Abraços!

Bom dia Prezado ! os cabos que são antichama tem isolamento em Cloreto de Polivinila - PVC - e os que são impermeáveis tem isolamento em Polietileno - PE - os de PE são apropriados para uso ao tempo, sujeito as intempéries ou ficar submersos, já os de PVC são para uso interno, acredito que norma ( NBR 5410 ) obriga a utilização de cabos antichama em instalações internas à edifícios e outras construções, isso acontece inclusive com cabos de fibra ótica, telefone etc . . . sem querer polemizar, independente do tipo que você comprou acredito que não vai ter problema, porque os cabos não vão ficar submersos, espero . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia Prezado ! os cabos que são antichama tem isolamento em Cloreto de Polivinila - PVC - e os que são impermeáveis tem isolamento em Polietileno - PE - os de PE são apropriados para uso ao tempo, sujeito as intempéries ou ficar submersos, já os de PVC são para uso interno, acredito que norma ( NBR 5410 ) obriga a utilização de cabos antichama em instalações internas à edifícios e outras construções, isso acontece inclusive com cabos de fibra ótica, telefone etc . . . sem querer polemizar, independente do tipo que você comprou acredito que não vai ter problema, porque os cabos não vão ficar submersos, espero . . .

É por isso que esse é o melhor fórum do Brasil, meu caro essas informações são muito úteis, não para mim (que já comprei os fios), mas com certeza para todos...
    É, com certeza acho que não terei problemas com água , mas com certeza irá pegar água, mas como isso é inevitável....

Abraços!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem