fala ai companheiro , tenho um jeep 2,3 ohc alcool , uso ventoinha eletrica pela parte de dentro do radiador , ou seja dentro do cofre do motor ,retirei a original e mantive logico a polia da bomba d'agua , coloquei um cebolao do tempra com conecção do mesmo , é uma especie de cano com suporte para cebolão muito usado por este carro , ficou colocado na parte superior do radiador , ou seja , na mangueira de saida d'agua da bomba , coloquei um cebolao de + - 90° porque no meu caso alcool , voce podera colocar de + - 80 ° se for gasolina , acionado por rele e fusivel grande para acionamento e proteção do sistema eletrico , coloquei tambem uma chave paralela com o rele caso o mesmo não acione ou de qualquer tipo de defeito, junto com a chave e rele uma luz espia , quando a ventoinha liga ela liga junto porque com o barulho do carro e de transito voce não escuta , voce com certesa ira perguntar porque na magueira superior ? ora de onde vem a agua quente , do bloco que é trazida pela bomba d'agua , e ira resfriar no radiador , a ventoinha ira ajudar na mesma , e agua fria entrara no bloco fria para diminuir a temperatura , certo , qualquer duvida me relate , um forte abraço ,,,,,,,,, luis
Concordo em quase tudo que o luis blanco escreveu.
O único ponto que discordo é a localização do cebolão, pois o mesmo tem que ser localizado na parte inferior do radiador, ou usando esse "kit tempra", usado na mangueira inferior.
No caso do tempra, como ele tinha um problema crônico de superaquecer no trânsito pesado, então se usa na mangueira superior.
Fala ai Kim , tudo bem , entao voce concorda com a minha adaptação , mas a mangueira superior junto com o cebolao nao , pois vou te explicar porque eu coloquei neste lugar , agua quente vem do bloco , ja vem quase fervendo ,no radiador a agua que esta situada na parte inferior do radiador ainda esta mais fria , entao logo que a valvula termostatica abre na parte superior permite que agua quente saia do bloco e entre para o radiador para ser esfriada , logo a agua fria que esta no radiador inferior entra para o bloco e esfria o mesmo , se voçe utilizar o cebolao na parte inferior do radiador , ela tera que aquecer o radiador todo ate que ligue o cebolao , em consequencia o bloco tera mais tempo de agua quente no seu interior ,que nao é muito interessante , entao a temperatura ira se elevar muito , o cebolao na parte superior do radiador ou na mangueira irá esfriar mais rapida a agua , agora voçe entendeu porque eu coloquei a magueira superior , um forte abraço ><><>><><><><><>
... pois vou te explicar porque eu coloquei neste lugar , agua quente vem do bloco , ja vem quase fervendo ,no radiador a agua que esta situada na parte inferior do radiador ainda esta mais fria ...
Tudo bem luis blanco.
Você matou a charada!!!
Bem, a água que está no radiador está fria, se o cebolão liga, ainda com a água fria, esta esfrará mais ainda.
O bloco está bem quente, a válvula termostática abre...
... e então a água que está muito fria entra no bloco muito quente...
... = a provável choque térmico, com possível fissura de camisa...
... então, o cebolão deve ser na parte inferior para que a água dentro do radiador possa temperar (quente/fria) para que entre no bloco em uma temperatura que não cause dano mecânico.
Bem luis blanco, é o que eu penso, não quero te converter (vixi!) na minha ideologia, tudo bém?
Eu acho que botar cebolão em cima ou embaixo é uma questão do projeto da peça.
Se a peça foi feita para usar como referencia a temperatura que sai do motor, deve ser colocada em cima. Se foi feita pra usar como referencia a água que entra no motor, deve ser colocada embaixo!
Mas voltando ao assunto, meu motor é o 2.3 ohc a gasolina...
alguém sabe qual a temperatura de funcionamento dele? ou algum cebolão que funciona bem com ele?
Bem, os motores a gasolina ligão na faixa de 86º e desligão com 76º e, os motores a álcool ligão com 92º e desligão com 86º.
Portanto, o cebolão é igual para todos os modelos, tendo alguns modelos que a ligação é diferente, com 3 fios.
Observe os veículos que possui o sistema, vá a uma casa que trabalhe com radiadores e converse com o pessoal para fazer a adaptação(solda) da porca que fixa o cebolão.
Bem quanto ao verbo, não se preucupe, às vezes acontece, mais é que eu pensei no presente, no modo regular (ligam)e, vc se refere ao futuro presente, no modo regular(ligão).
Bem, se há dúvidas, procure outras pessoas, outras opiniões sobre o assunto, não fale que é para adaptação, fale que no carro de um conhecido ocorreu um problema, assim a pessoa que for opinar não se revista de um conceito já formado que não funcionará ou coisa parecida.
Converce com o balconista de uma autopeças, pergunte sobre o funcionamento do cebolão, quais os modelos existentes (em º), ligação elétreica...
É assim que procedo quando certas dúvidas aparecem, converso com quem conheço e, com quem também não conhenço.
As temperaturas dos carros modernos, pode ser diferente, mais a variação não deve ser muito, sendo que haverá diferença, penso eu, quanto ao carro flex.
Abraços.
Kim.
ps.: São 6 válvulas no bloco e 6 no cabeçote, o motor não é 2T (outro tópico). Todo BF 161 é assim.
Por que colocar o cebolão se a ventoinha já roda direto? O meu CJ5 tem esquentado muito nas subidas longas. Pensei em apenas trocar por uma de 5 hélices. O que vocês acham?
E dai pessoal..então eu sempre quis colocar ventuinha..dai coloquei a do marea...bom...no fim estou com um radiador de 4 carreras..e ele esta meio velho vazando por tudo...dai o cara que arrumou ele disse que era melhor eu colocar a helice da d-20 com 5 pas...bom ela puxa ar pra caramba e não quebra( passando em rio) pois é bem forte.
Outro problema que eu tinha é que eu parava o jeep e a ventuinha vivia ligando sozinha..liga e desliga..e a ventuinha do mare é gigante..coitada da minha bateria.AH outra vez tive que ligar direto pois queimou um relê..pensei que ia derreter a ventuinha ou ficar sem bateria...mesmo o meu alternador sendo de 110.