x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 24

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Agradecimentos: 0

Temperatura do 2.3 ohc

Amigos, quero colocar uma ventoinha elétrica no meu 2.3 OHC, e preciso de ajuda quanto ao cebolão.

Qual a temperatura ideal de funcionamento do meu motor?

qual cebolão vai funcionar melhor?

tem alguma tabela com temperaturas de cebolões dos carros nacionais?

Alguma dica de ventoinha pra usar q se encaixe bem no radiador?

Eu fui num ferro velho e o cara tem uma ventoinha de megane, é das grandes, e acho que encaixa bem

Usuário Avatar de BLANCO
    Entrada
    19/03/2006
    Local
    Brasilia/DF

temperatura 2,3

fala ai companheiro , tenho um jeep 2,3 ohc alcool , uso ventoinha eletrica pela parte de dentro do radiador , ou seja dentro do cofre do motor ,retirei a original e mantive logico a polia da bomba d'agua , coloquei um cebolao do tempra com conecção do mesmo , é uma especie de cano com suporte para cebolão muito usado por este carro , ficou colocado na parte superior do radiador , ou seja , na mangueira de saida d'agua da bomba , coloquei um cebolao de + - 90° porque no meu caso alcool , voce podera colocar de + - 80 ° se for gasolina , acionado por rele e fusivel grande para acionamento e proteção do sistema eletrico , coloquei tambem uma chave paralela com o rele caso o mesmo não acione ou de qualquer tipo de defeito, junto com a chave e rele uma luz espia , quando a ventoinha liga ela liga junto porque com o barulho do carro e de transito voce não escuta , voce com certesa ira perguntar porque na magueira superior ? ora de onde vem a agua quente , do bloco que é trazida pela bomba d'agua , e ira resfriar no radiador , a ventoinha ira ajudar na mesma , e agua fria entrara no bloco fria para diminuir a temperatura , certo , qualquer duvida me relate , um forte abraço ,,,,,,,,, luis

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

Concordo em quase tudo que o luis blanco escreveu.

O único ponto que discordo é a localização do cebolão, pois o mesmo tem que ser localizado na parte inferior do radiador, ou usando esse "kit tempra", usado na mangueira inferior.

No caso do tempra, como ele tinha um problema crônico de superaquecer no trânsito pesado, então se usa na mangueira superior.

Abraços.

Kim.

Usuário Avatar de BLANCO
    Entrada
    19/03/2006
    Local
    Brasilia/DF

temperatura 2,3

Fala ai Kim , tudo bem , entao voce concorda com a minha adaptação , mas a mangueira superior junto com o cebolao nao , pois vou te explicar porque eu coloquei neste lugar , agua quente vem do bloco , ja vem quase fervendo ,no radiador a agua que esta situada na parte inferior do radiador ainda esta mais fria , entao logo que a valvula termostatica abre na parte superior permite que agua quente saia do bloco e entre para o radiador para ser esfriada , logo a agua fria que esta no radiador inferior entra para o bloco e esfria o mesmo , se voçe utilizar o cebolao na parte inferior do radiador , ela tera que aquecer o radiador todo ate que ligue o cebolao , em consequencia o bloco tera mais tempo de agua quente no seu interior ,que nao é muito interessante , entao a temperatura ira se elevar muito , o cebolao na parte superior do radiador ou na mangueira irá esfriar mais rapida a agua , agora voçe entendeu porque eu coloquei a magueira superior , um forte abraço ><><>><><><><><>

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Citação Postado originalmente por luis blanco Ver Post
    ... pois vou te explicar porque eu coloquei neste lugar , agua quente vem do bloco , ja vem quase fervendo ,no radiador a agua que esta situada na parte inferior do radiador ainda esta mais fria ...

Tudo bem luis blanco.

Você matou a charada!!!
    Bem, a água que está no radiador está fria, se o cebolão liga, ainda com a água fria, esta esfrará mais ainda.

O bloco está bem quente, a válvula termostática abre...

... e então a água que está muito fria entra no bloco muito quente...

... = a provável choque térmico, com possível fissura de camisa...

... então, o cebolão deve ser na parte inferior para que a água dentro do radiador possa temperar (quente/fria) para que entre no bloco em uma temperatura que não cause dano mecânico.

Bem luis blanco, é o que eu penso, não quero te converter (vixi!) na minha ideologia, tudo bém?

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Eu acho que botar cebolão em cima ou embaixo é uma questão do projeto da peça.

Se a peça foi feita para usar como referencia a temperatura que sai do motor, deve ser colocada em cima. Se foi feita pra usar como referencia a água que entra no motor, deve ser colocada embaixo!

Mas voltando ao assunto, meu motor é o 2.3 ohc a gasolina...

alguém sabe qual a temperatura de funcionamento dele? ou algum cebolão que funciona bem com ele?

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro turboroe!

Bem, os motores a gasolina ligão na faixa de 86º e desligão com 76º e, os motores a álcool ligão com 92º e desligão com 86º.

Portanto, o cebolão é igual para todos os modelos, tendo alguns modelos que a ligação é diferente, com 3 fios.

Observe os veículos que possui o sistema, vá a uma casa que trabalhe com radiadores e converse com o pessoal para fazer a adaptação(solda) da porca que fixa o cebolão.

Abraços.

Kim.

Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Agradecimentos: 10
    Ressuscitando o tópico, meu jeep ohc 2.3 álcool esta sem válvula termostática, estou pensando em colocar a do chevette á alcool ele abre a 90º, não sei a temperatura de abertura total, dessa válvula. Meu sistema de radiador é o original do jeep com ventoinha mecânica, será que ira super-aquecer? Sei que a válvula do ohc gasolina é 87-92º, mas a do ohc álcool eu não sei. Teve um camarada ai de cima que colocou e disse que cabe certinho. Vou colocar tambem 2L de paraflu no radiador.

Aguardo respostas.
    CJ5-1976- Bob Esponja

Usuário Avatar de Mário RED JEEP
    Entrada
    02/03/2011
    Local
    Rio das Ostras/ Rio de Janeiro/RJ
    Fiz uma adaptação com a ventoinha do opala, prendi dentro de uma moldura de metalon para aproximar o radiador da hélice do motor, pois antes estava sem vácuo devido ao afastamento. A hélice ficou dentro da grade, anterior ao radiador, como uma segunda ventoinha, só que elétrica e auxiliar, que ativa com o cebolão num "T" na saída do radiador.
    Jeep 1981 OHC/2.3 cc+caixa original 4 marchas+DH+Ignição Eletrônica+Pneus 31"x10,5"+Freio à disco nas 4.
    Ford Ranger XLT 2014 Flex 2.5

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Injetor de Vapor de Água
      Por samukanvas no fórum Suzuki
      Respostas: 27
      Última resposta: 26/05/2021, 10:13
    2. Quais radiadores (água, AC) e intercooler usar em motor mwm sprint 2.8?
      Por CAVESO no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 296
      Última resposta: 30/12/2017, 21:37
    3. CJ5 - Qual a temperatura correta?
      Por Sidnei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 38
      Última resposta: 08/02/2008, 13:52
    4. Temperatura ideal motor e como medir
      Por jdutra no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/10/2007, 21:14
    5. Temperatura da Água vs Temperatura do Óleo