As que tem 3 pinos são pro tal sensor hall ou algo que o valha.:mrgreen:
A minha bobina de gol tem marcado os sinais + e - .
ficam bem acima dos pinos. Olhe com bastante atenção.
Vou perguntar e ver se descubro.
[]'
Versão Imprimível
As que tem 3 pinos são pro tal sensor hall ou algo que o valha.:mrgreen:
A minha bobina de gol tem marcado os sinais + e - .
ficam bem acima dos pinos. Olhe com bastante atenção.
Vou perguntar e ver se descubro.
[]'
O terceiro fio não seria "massa":shock:
Esse "massa" seria ligado na lataria, como forma de aterramento.
Abraços.
Kim.
Pessoal, deem uma ajudinha aí!!
Li nas páginas anteriores que tem algumas pessoas usando a bobina do gol MI no BF161. Pois bem, me interessei no assunto e comprei uma, de 2 pinos.
Coloquei ela no Jeep, e como tinha lido em outro fórum que TERIA QUE TIRAR O RESISTOR da bobina original, instalei a do MI sem resistor nenhum.
O motor funfou até esquentar por volta dos 80 graus, depois começou a falhar um cilindro de cada vez até morrer. A bobina e o módulo da ignição BOSCH esquentaram muito, principalmente o módulo.
Aí eu voltei a bobina original, juntamente com o resistor.
Mas como vi aqui no fórum que dá pra usar no BF, parece que eu fiz cagada ao instalar.
Algum expert em elétrica poderia me explicar como fazer???
Será que tenho que instalar essa bobina COM o resistor???
OBS.: não sei se influencia, mas uso velas com 0,75mm de abertura nos eletrodos.
Abrsss,
T+
se vc estiver usando o distribuidor original com platinado, danou-se, vc vai ter que colocar a resistencia p/ nao torrar o platinado. Resumindo, se vc usar a resistencia, vai baixar a voltagem e nao vai adiantar usar a bobina do gol mi.
a vantagem da bobina do gol mi, é p/ quem usa distribuidor eletronico afim de ter uma faisca mais forte. e assim propiciar uma melhor queima do combustivel. (é o meu raciocinio)
no meu caso eu ate, almentei o espaço do eletrodo da vela, criando assim um arco/faisca maior.
Edwint, o meu tem ignição eletrÔnica!!
Agora a pouco instalei novamente a bobina do Gol MI, na gambiarra mesmo!! E pus com o resistor de 1,5 ohms.
Resultado:
Não fui à rua, mas fiquei umas meia hora com ele ligado e andando com ele aqui pelo quintal mesmo, o motor chegou a 90 graus e o bixinho nada de falhar.
O módulo e a bobina ficaram a uma temperatura de 50 graus, medidos por um termopar de alicate amperímetro. Dava pra por a mão, mas tava um pouquinho quente. Mas mesmo assim não falhou.
Ainda estou com as velas reguladas em 0,75mm. Se perceber que a bobina vai funfar direito, aumento pra 1 a 1,5mm depois.
No fim de semana vou à rua pra testar direito, e já vou levando tudo que é necessário pra trocar a bobina novamente, caso ele me deixe na mão!!
T+
Nas bobinas asfálticas o ideal era trabalhar com no máx. 4amp na alimentação delas, mas no caso das Plásticas o que verifiquei no meu gol é que a corrente é de aprox. 2,5 e a tensão gira em torno dos 12Vdc.
Acredito que o caso seja do módulo que vc está utilizando, pois a tensão é inversamente proporcional a corrente.
Quando vc coloca o resistor, vc apenas eleva a corrente e reduz a tensão de alimentação.
Pode medir a tensão nos bornes da bobina que vc irá constatar.
quando vc trabalha com os 12v direto na bobina, ela começa a aquecer até o limite de sua isolação interna e aí a corrente olta a subir praka e causar o problema de perda de potencia no centelhamento.
Quanto à abertura das velas, se vc as abrir em demasia, a resistencia trna-se maior do que a potencia da centelha possa omper e vai esquentar a bobina tb.
Lembre-se, que a bobina tem sua tensão MÁXIMA de 40kV, mas a tensão de trabalho das plásticas gira em torno dos 18-20KVolts.
SDS4X4,
Julio CJ
8-)
Sds4x4,
Julio CJ
Então, antes liguei tudo sem resistor, como li em outros fóruns..porém quase torrei o módulo!!
Aí vi gente usando com resistor, e resolvi experimentar, e parece tá dando certo.
A centelha tá bem forte,ao que parece, já que a mesma pula de uma distancia aproximada de 1,5cm!!! :o
Sobre o gap das velas, qual a distancia que é o ideal deixar? Atualmente estou com 0,75. Será que rola uns 1 a 1,2mm?? Ou é muito?
T+
Mês que vem o post abaixo completará dois anos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...3&postcount=40
Funcionar é uma coisa, funcionar BEM é outra.
1,5cm equivale a aproximadamente 15.000V, tensão que qualquer bobina meia-boca - que só serve em ignição para platinado - consegue gerar.
Resumo da história, bobina plástica (qualquer uma) foi feita para trabalhar com tempo de carga FIXO, coisa que só existe em sistema de ignição computadorizado.
Instalar bobina plástica em sistema convencional, seja por platinado, sensor Hall ou indutivo, é certeza de encrenca, mal funcionamento ou dinheiro jogado no lixo, porque em sistema convencional o tempo de carga é VARIÁVEL e neste caso só existe GARANTIA de bom funcionamento quando se faz uso de bobina asfáltica.
Fazer uso de resistor ballast em série com a Mi realmente evita a queima do módulo ou da bobina, mas em compensação a eficiência da bobina vai pro saco, a faísca é raquítica e existe grande chances de queimar o resistor.
Dúvidas? Funcione o motor por meia hora e tente colocar a mão no resistor.
De resto, se a teoria explica mas ninguém dá bola, então façam o teste são tomé, fazendo uso da seguinte referência:
-Temperatura:
Fiação NÃO PODE esquentar.
Módulo, bobina e resistor só devem esquentar de forma moderada.
-Tensão: cada cm de "pulo" equivale a 10.000V, logo quanto maior o "pulo" maior a tensão.
-Energia liberada: pode ser observada através da cor da faísca, em TODA a sua extensão.
Vermelho é lixo.
Amarelo é meia-boca.
Azul é o ideal, e se tender para o branco (azul claro) melhor ainda.
E não adianta fazer o teste soltando uma ou outra faísca, porque nesta situação qualquer sisteminha meia-boca mostra resultado. O teste tem que ser feito com o motor em alta rotação (menor tempo de carga da bobina) que é aí que a grande maioria dos sistemas de ignição abrem a boca, justamente quando o motor mais precisa da ignição. :concordo:
.:
Sukys
desculpa a minha completa ignorância... mas qual bobina asfáltica decente (li seu topico e entendi só agora....)
Mas em tmepo, possuia um voyage 94 e substitui a bobina dele asfaltica por uma de gol MI sem absolutamente nenhuma alteração...
porque funcionou certo? (em teoria as bobinas de MI só funcionariam se tiver um modulo CDI ou algo parecido?)
desculpa, estou tentnado aprender um pouco e as perguntas que podem parecer muito bestas