x
Convex Datacenter
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 111
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4 Ver Post
    O retentor traseiro não faz o motor fumar não!!
    O único problema do André é que ele não consegue saber o quanto do óleo que ele coloca no motor tah queimando ou tah vazando pelo retentor ... hauhauha
    Já me falaram que até 750 km / litro de óleo é aceitável .. não precisa abrir o motor!
    É verdade.. nao sei qto ta queimando e o quanto sai pelo retentor, mas a fumaça é pouca portanto acho que ta queimando pouco. Tem fumaça quando o motor ta bem quente e nesse caso apenas quando se pisa mais no fundo do acelerador. De manha, na primeira ligada, dá uma fumadinha basica...
    Sds
    Andre

Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Muito obrigado quanto a numeração e, sobre as camionetes, vc está certo, os motores foram mais além do que a fabricação do Opala.
    Kim,
    Eu e o Vinicius temos o CEP, catalogo eletronico de peças da General motors, e traz todas as informações de peças desde os mais antigos atéos mais novos (2005).
    Não sei porque tem determinadas peças q nao aparecem na lista, mesmo mandando procurar em todos automoveis. É o caso do numero que colocaste do bloco. Tem uns blocos no catalogo, que começam por 94XXXX mas é do motor 292 de C-40 (???).

O motor que tenho na rural é um opala 6cc gasolina, ano 1990, dos cinzas.. e o número do bloco é 7329867. No proprio CEP nao encontrei essa peça, mas tem blocos iniciando com 73 que sao de opala, C20, bonanza a gasolina.
    Os blocos que tem no CEP, de motores a alcool, iniciam com 52...

Lembro que encontrei um cara que tinha um site sobre o jeep dele que sabia o que significava. Na epoca mandei um mail e ele me deu umas dicas... nao recordo ao certo, mas os primeiros digitos nao eram do ano de fabricação não..

Sds
    Andre

Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Agradecimentos: 0
    Bah Vinicius, vi agora teu tópico, cara que merda...
    Espero que consiga fazer o motor o qto antes pra voltar pras trilhas!
    Boa reforma!
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Citação Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    Bah Vinicius, vi agora teu tópico, cara que merda...
    Espero que consiga fazer o motor o qto antes pra voltar pras trilhas!
    Boa reforma!
    Valeu Alemão!! Pois é .. agora não tenho tido mais tempo para ir atrás das coisas para o motor .. tah uma correria violenta aqui na empresa e ainda é final de semestre na faculdade .. daí já viram. Mas semana que vem já não tenho mais aula quase e nem prova, então vou começar a saga novamente . Em breve estarei com dúvidas novamente .

André!! Vê se tu acha esse e-mail do número no bloco do motor então pra nós . Também tenho interesse em saber isto aí .. curioso pra mais de metro !!

[]´s

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Conforme prometido, estou aqui de volta com dados e claro .. dúvida

Seguinte:

Retirei as válvulas do cabeçote.

Método utilizado:
    Coloquei um pedaço de madeira em baixo do cabeçote de modo que somente calçasse uma válvula. Peguei um caximbo (aquelas chaves soquetes) tamanho 19. Coloquei este soquete acoplado aquela peça prolongadora e dei umas marretadas na parte de cima da válvula. Aquelas "arruelas" travas se tornaram uns cones travas . Mas tudo bem, até então não sabia qual que seria a aparência deles .. tirarei fotos amanhã para quem não conhece porque a máquina tah dando zica e num qué tirar foto de jeito nenhum.
    Observações:
    Observei folga em todas as válvulas. Tirei elas meio curso e verifiquei a dita folga.
    Observei que para a retirada de duas delas (após soltas) não saíram facilmente no final, não sei se a haste pode ter entortado?!
    Observei um acúmulo bem grande de óleo queimado e em pó(quase concretado ) sobre a parte chata da válvula .. como se estivesse em cima do chapéu .
    Observei também que aquelas "borrachinhas" que vão bem em cima na haste das válvulas estavam arrebentadas .. de todas acho que 5 estavam boas .. algumas estavam totalmente desintegradas .. pelo o que pude perceber vão 2 em cada válvula né!!
    Para finalizar gostaria da opinião de vocês sobre estas observações feitas por mim (graande expert na arte da mecânica ) e também um auxílio nestes dados coletados de um artigo que tenho aqui. A medida da haste que medi com paquímetro foi de 8,7 mm ou 0,3425". Não sei se não deveria medir isto com micrômetro?

Bom .. segue em anexo parte do artigo!!

Agradeço toda a ajuda dada aí!! Valeuuu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Agora o motor foi de vez!!-guia-das-valvulas-especificacoes.jpg  

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4 Ver Post
    Conforme prometido, estou aqui de volta com dados e claro .. dúvida

Seguinte:

Retirei as válvulas do cabeçote.

Método utilizado:
    Coloquei um pedaço de madeira em baixo do cabeçote de modo que somente calçasse uma válvula. Peguei um caximbo (aquelas chaves soquetes) tamanho 19. Coloquei este soquete acoplado aquela peça prolongadora e dei umas marretadas na parte de cima da válvula. Aquelas "arruelas" travas se tornaram uns cones travas . Mas tudo bem, até então não sabia qual que seria a aparência deles ..
    Dentro do "prato de mola" vai um par de "chavetas" que servem pra segurar a válvula.

O método de desmontagem é basicamente esse.

Citação Postado originalmente por Vinicius_4x4
    Observações:
    Observei folga em todas as válvulas. Tirei elas meio curso e verifiquei a dita folga.
    Pra verificar a folga corretamente vc tem q limpar o cabeçote e passar uma lixa fina na haste das válvulas pra amenizar as possíveis imperfeições. Aí sim vc detecta se a folga está aceitável ou não

Observei que para a retirada de duas delas (após soltas) não saíram facilmente no final, não sei se a haste pode ter entortado?!

Não entortou, o que acontece normalmente é que a extremidade da haste se desgasta devido ao atrito dos balancins e com o tempo essa extremidade vai ficando meio esmagada, depois de desmontar a mola vc poderia passar uma lima-chata apenas na pontinha da válvula pra retirar essa irregularidade, daí a válvula sai tranquilo.

Observei um acúmulo bem grande de óleo queimado e em pó(quase concretado ) sobre a parte chata da válvula .. como se estivesse em cima do chapéu .

Normal, óleo queimado, baixa qualidade do combustível e a própria carbonização cria essa sujeira na camara de combustão.

Observei também que aquelas "borrachinhas" que vão bem em cima na haste das válvulas estavam arrebentadas .. de todas acho que 5 estavam boas .. algumas estavam totalmente desintegradas .. pelo o que pude perceber vão 2 em cada válvula né!!

Retentores de válvula, são muito frágeis e quebram principalmente na hora da montagem, outros desintegram por tempo de uso e em cada válvula vai apenas 1 retentor.
    Para finalizar gostaria da opinião de vocês sobre estas observações feitas por mim (graande expert na arte da mecânica ) e também um auxílio nestes dados coletados de um artigo que tenho aqui. A medida da haste que medi com paquímetro foi de 8,7 mm ou 0,3425". Não sei se não deveria medir isto com micrômetro?
    É isso mesmo, o diametro da haste mede 8,7mm. O bom de medir em micrometro é que vc pode verificar com maior precisão os pontos que ocorrem desgaste.

Parabéns, já sabe até ler paquimetro, tá melhor do que muitos que se dizem mecanicos...

[]'s e da proxima vez pergunta antes de tentar fazer.

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Parabéns, já sabe até ler paquimetro, tá melhor do que muitos que se dizem mecanicos...
    Valeu, isto seria o básico para mim né!! O que mais me motiva a tentar fazer estas coisas é realmente este ponto .. acredito ser um pouco mais inteligente e motivado do que alguns mecânicos da região .

[]'s e da proxima vez pergunta antes de tentar fazer.
    Na verdade eu perguntei !! Mas devem ser tantas dúvidas que a galera deve ficar perdida no meio delas!! Citação da mensagem #27:

Bom, tentei desmontar uma das válvulas por aquela trava só que não consegui. Existe algum alicate especial para se tirar?! O meu ficava escapando porque a trava fica muito pra dentro daquela chapa.
    Grande abraço e valeu pela ajuda .. vou ver se tiro um tempo no final de tarde para verificar as folgas do jeito que tu me disse .. se bem que se tem folga assim (sujo) imagina quando limpo !!

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Acrescentando mais informações ao tópico:

Em conversa com o Alessandro pelo MSN .. trocamos umas idéias, mais ele que me deu idéias e dicas , mas tudo bem. Vejam só:

O meu paquímetro tem incerteza de 0,1 mm. Ou seja, tenho capacidade de ler medidas com X,alguma coisa mílímentros. Pelo visto é pouco para este trabalho de medição .. veremos porque!!

A haste da válvula tem medidas standard de 0,3410" à 0,3417" ou ainda 8,66 à 8,68 mm. - incerteza de 0,02 mm.

As sobremedidas seriam as apresentadas na tabela do arquivo que anexei anteiormente.

Portanto terei que conseguir um paquímetro com incerteza de 0,01 ou 0,02 mm. ou comprar .. imagino o preço de uma coisa dessas .

Ah .. até ontém tava me perguntando como faria para montar. Coom certeza não seria na marretada. Mas eis que o Alessandro deu a morta para o problema .. vejam a ferramenta em anexo. Fácil de fazer . Tô pensando em utilizar uma mola de caminhão que tem aqui em casa, deve aguentar . O que vocês indicariam? Bom tem mais um monte de coisa interessante no arquivo!!

[]´s de meXanico metido!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Agora o motor foi de vez!!-maquina-para-colocacao-das-valvulas.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Vinícius,
    Acho que o melhor a fazer é levar o cabeçote a uma retificadora, veja que o problema não é apenas verificar o diâmetro da haste das válvulas com precisão, mas também verificar o próprio diâmetro interno das guias e desta forma, avaliar a folga existente. Creio que em uma boa retificadora o pessoal terá condição de mensurar rapidamente e, proceder com o alargamento de guias, caso necessário, restando a você apenas comprar as válvulas com sobremedida indicada pela retificadora.

Sds,
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    É tanta pergunta que esqueci dessa parte que o Alexandre falou sobre verificar o diametro das guias.
    Nesse caso só na retífica mesmo pra conferir com um súbito.

Outra coisa, esse procedimento de válvula com haste mais grossa é da época que datilografaram esse catálogo, heheh.
    Nenhum fabricante as produz mais, o que existe atualmente são "camisas p/ guia", uma espécie de bucha feita em bronze onde reabrimos o alojamento no cabeçote e prensamos essa camisa que preenche o diametro interno ficando novamente na medida std que é de 11/32" ou 8,73mm devido à "folga de óleo" entre válvula e guia.

Prepara o bolso, às vezes sai mais barato comprar outro cabeçote usado que esteja com as guias em boas condições.

[]'s

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Prepara o bolso, às vezes sai mais barato comprar outro cabeçote usado que esteja com as guias em boas condições.
    Não fala isto que eu choro !!

Vou ver se levo este cabeçote amanhã numa retífica para ver o que eles dizem .. custos e etc.

[]´s e obrigado pelas dicas .

Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Bom .. tive que dar uma saída e já aproveitei para dar uma olhada nos preços!!

O serviço que o pessoal se dispos a fazer é colocar válvulas com sobre medida. Cotei em 3 lugares e o valor de mão de obra + material gira em torno de R$ 400,00 à R$ 450,00. As válvulas em ambos os lugares é Mahle Metal Leve ou 3B. Qual delas é melhor?

Semana que vêm irei levar o cabeçote para uma delas que se prontificou a dar uma analisada no cabeçote sem compromisso, ver a medida a ser utilizada e ver se não tem trincas no cabeçote.

Eu pergunto estas trincas não podem ser observadas à olho ... eu vou lavar o cabeçote com uma pistola e diesel!!

[]´s .. de bolso vazio só de pensar nos gastos!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. não pague mico, ATUALIZE-SE !!!
      Por Tio Eddie no fórum Humor
      Respostas: 6
      Última resposta: 04/05/2010, 20:53

Permissões de Postagem