Citação:
Postado originalmente por
Vinicius_4x4
Conforme prometido, estou aqui de volta com dados e claro .. dúvida :twisted:
Seguinte:
:arrow: Retirei as válvulas do cabeçote.
Método utilizado:
Coloquei um pedaço de madeira em baixo do cabeçote de modo que somente calçasse uma válvula. Peguei um caximbo (aquelas chaves soquetes) tamanho 19. Coloquei este soquete acoplado aquela peça prolongadora e dei umas marretadas na parte de cima da válvula. Aquelas "arruelas" travas se tornaram uns cones travas :mrgreen:. Mas tudo bem, até então não sabia qual que seria a aparência deles ..
Dentro do "prato de mola" vai um par de "chavetas" que servem pra segurar a válvula.
O método de desmontagem é basicamente esse.
Citação:
Postado originalmente por Vinicius_4x4
Observações:
:arrow: Observei folga em todas as válvulas. Tirei elas meio curso e verifiquei a dita folga.
Pra verificar a folga corretamente vc tem q limpar o cabeçote e passar uma lixa fina na haste das válvulas pra amenizar as possíveis imperfeições. Aí sim vc detecta se a folga está aceitável ou não
Citação:
:arrow: Observei que para a retirada de duas delas (após soltas) não saíram facilmente no final, não sei se a haste pode ter entortado?! :pensativo:
Não entortou, o que acontece normalmente é que a extremidade da haste se desgasta devido ao atrito dos balancins e com o tempo essa extremidade vai ficando meio esmagada, depois de desmontar a mola vc poderia passar uma lima-chata apenas na pontinha da válvula pra retirar essa irregularidade, daí a válvula sai tranquilo.
Citação:
:arrow: Observei um acúmulo bem grande de óleo queimado e em pó(quase concretado :shock:) sobre a parte chata da válvula .. como se estivesse em cima do chapéu :mrgreen:.
Normal, óleo queimado, baixa qualidade do combustível e a própria carbonização cria essa sujeira na camara de combustão.
Citação:
:arrow: Observei também que aquelas "borrachinhas" que vão bem em cima na haste das válvulas estavam arrebentadas .. de todas acho que 5 estavam boas .. algumas estavam totalmente desintegradas :-D .. pelo o que pude perceber vão 2 em cada válvula né!!
Retentores de válvula, são muito frágeis e quebram principalmente na hora da montagem, outros desintegram por tempo de uso e em cada válvula vai apenas 1 retentor.
Citação:
Para finalizar gostaria da opinião de vocês sobre estas observações feitas por mim (graande expert na arte da mecânica :mrgreen: :mrgreen:) e também um auxílio nestes dados coletados de um artigo que tenho aqui. A medida da haste que medi com paquímetro foi de 8,7 mm ou 0,3425". Não sei se não deveria medir isto com micrômetro? :pensativo:
É isso mesmo, o diametro da haste mede 8,7mm. O bom de medir em micrometro é que vc pode verificar com maior precisão os pontos que ocorrem desgaste.
Parabéns, já sabe até ler paquimetro, tá melhor do que muitos que se dizem mecanicos... :lol:
[]'s e da proxima vez pergunta antes de tentar fazer.