êles não são e não podem ser redondos então, como vc mede a ovalização (ou a máxima)?
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Me desculpe a ignorância mas ... os pistões não podem e não devem ser redondos?? Para mim teria que ser :pensativo: .. diz aí por que não? :mrgreen:
Provavelmente tu já deve ter visto este equipamento (conhecido por mim como relógio), mas segue em anexo foto do mesmo. É com ele que se determina a ovalização, desgaste e conicidade do cilindro.
[]´s
Não misture alho com bugalho
este equipamento da foto é um medidor de ovalização de CAMISA de cilindro, marca provável Starret ... igual ao meu hehehe.
Porém.... o PISTÃO é outra coisa.
ele na verdade é eliptico e assim o é devido ao fato que deve ser levado em consideração a dilatação (em função de seu coeficiente de dilatação), o mesmo deve assumir uma forma redonda quando quente.
Como o pistão é um corpo geométrico complexo, ele não é redondo quando frio. O projeto leva em consideração as massas (ou volumes) distribuídas e relação aos eixos X,Y,Z.
Portanto, colocar um pistão em um torno e tornear um pistão .... é matar o pistão.
Vinicius, conheço o instrumento da foto pelo nome de súbito. Pra se obter a medida da ovalização vc deve medir o diametro do cilindro numa região e depois medir esse mesmo diametro numa posição perpendicular à primeira medida.
O cilindro deve ser medido duas vezes em cada um desses dois pontos, uma vez paralelamente ao virabrequim e a segunda vez em sentido transversal ao mesmo pra determinar a ovalização e desgaste maximo.
Mestre Leo, tá me tirando né... :lol:
Eu quis dizer que os pistões não devem ser reutilizados se apresentarem desgaste além dos limites, ou seja ovalização. :wink:
E pra melhorar a vida do Vinícius segue abaixo um trecho do Manual Doutor em Motores da Cofap:
DETERMINAÇÃO DA FOLGA ENTRE PISTÃO E CILINDRO
Além das inspeções visuais do estado dos pistões, deve-se também examiná-los quanto ao seu desgaste geral.
O desgaste ou a deformação das saias dos pistões, em conjunto com o desgaste das paredes dos cilindros, resulta em aumento da folga entre o pistão e o cilindro. Isso aumenta a instabilidade do pistão e permite que este oscile no cilindro. As consequencias são ruídos dos pistões, contato inadequado entre a face do anel e a parede do cilindro, aumento do consumo de óleo e fuga de gases, pois, à medida em que o pistão oscila de um lado para outro no cilindro, permite que o óleo e os gases resultantes da compressão atravessem os anéis. O máximo desempenho e longa vida útil do motor só podem ser obtidos com pistões estáveis.
Como os pistões desgastam-se com o uso e podem ter folgas excessivas, é essencial determinar a folga dos pistões em cada reforma e substituí-los, quando estas ultrapassarem os limites indicados pelo seu fabricante.
Para determinar a folga entre pistão e cilindro, proceda da seguinte maneira:
1º Meça o diametro do cilindro com um relógio comparador em várias posições.
2º Meça o diâmetro do pistão na região inferior da saia em sentido transversal ao pino, pois essa é a região de maior diâmetro do pistão.
A folga será a diferença entre essas duas medidas ou seja, se chamarmos a folga de "F" , o diametro do cilindro de "Dc" e o diametro do pistão de "Dp" teremos:
F= Dc - Dp
1 abraço.
Opa ELMER, vamos corrigir .... falei besteira porque não tinha aberto a imagem antes:
Esse é o medidor de CONICIDADE da camisa: Starret PN 452M
Nunca usei este como de ovalização ... para isso, existe o lá de baixo, só que só mede no topo da camisa.
http://www.starrettonline.com/produt...}_18MR-030.jpg
o de ovalização, é outro: Starret PN 681
http://www.starrettonline.com/produt...}_18MR-023.jpg
PRK,
a princípio, os aneis são elementos de vedação, porém, existe o equilíbrio térmico entre a passagem de calor do domo do pistão para a camisa e essa transmissão de calor se faz pelo anel. Ele é como uma aleta do bloco do motor de 2 tempos refrigerado a ar, só que em vez de trocar calor com o ar, é com a camisa e da camisa com a água.
Vinícius, tem mais umas informações técnicas on-line. É um manual da Toyota, as especificações logicamente são diferentes, mas serve ao menos pra vc verificar o processo de inspeção dos pistões e cilindros:
http://www.atinet.com.br/manuais-toy...%20a%20134.pdf
Ok, Leopoldo, obrigado.
Sds,
E aí, tudo bem?
Como está o trabalho do motor?
Nos dê notícias!
Nos deixou órfãos.
Abraços.
Kim.
E aí Kim!! Tranquilo e aí?
Tchê, a reforma do motor tah parada. Vou postar as últimas fotos do motor, mas como verifiquei que teria que mexer em muita coisa e ainda por cima me ofereceram um motor por 500 reais, e só pago se tiver bom, estou instalando este para ver no que dá :lol:. Pelo o que vi no motor que tava no Frank terei de retificar o virabrequim e ainda por cima brunir o cilindro e utilizar os mesmo anéis ou até então utilizar sobremedida.
Na primeira foto aparece as setas onde indicam as folgas existentes no virabrequim!!
Foi mal não ter respondido mais no tópico, mas tava esperando para ver no que ia dar com este motor que tô instalando no Frank. Pois de repente vou prosseguir na reforma.
Grande abraço! E valeu pelo interesse :concordo:!!
Gente:
Vou pegar carona no topico do vinicius e trocar uma ideia:
- O motor (6cc opala) ta fumando logo que liga ( as vezes me parece fumaça azulada, outras esbranquiçada, cheiro de óleo mesmo)
- se acelero mais, na hora q alivio o pé, sai fumaça novamente.
- E continua a fumar, tipo qdo troca de marcha, em subidas mais ingremes etc..
- Tem uma batida que alguns dizem que é normal, pq tuchos mecanicos batem mesmo..
- tenho notado que o motor tem aquecido muito, to andando direto com a ventoinha ligada e mesmo assim vai perto dos 100 graus!!!! Ligo a Rural, saio de casal, qdo vejo o termometro marcar 70oC jah ligo a ventoinha, mas nao adianta a temperatura vai indo, indo ate beliscar os 100 graus. PEguei um trecho de estrada, e pensei que ia baixar por pegar bastante vento, que nada, foi ate os 100 graus mesmo..
Levei em 2 mecas:
O Primeiro: Tucho nao bate. São os pistões batendo ao mesmo tempo. Tem folga nas saias(!). Solução: trocar o motor, vai sair mais barato, dou o meu na troca por um revisado.
O segundo: Motor de opala dificilmente tem problema nas saias, isso ocorre mais em motor q trabalha deitado. O problema seria junta de cabeçote.
Bom, como podem ver, to com duas opiniões diferentes (e contrarias). Ninguém abriu o motor, só ligaram, escutaram e palpitaram...
MAs ate onde cada mexanico esta correto em suas colocações????
Sds
Andre
André,
Verifique se a válvula termostática não está emperrada. Se bem me recordo a abertura se dá aos 75°C.
Se o motor está constantemente queimando óleo, isso é sinal que os anéis já estam gastos ou, algum quebrado... Neste caso, um teste de compressão ajuda. O atual barulho, pode ser proveniente dos pistões, bielas ou do próprio virabrequim.
Na dúvida, leve em um terceiro mecânico.
Sds.