Aproveitando o tópico,gostaria da opinião de vocês sobre a seguinte questão:
Tenho uma gaiola 4x4 com mecanica de Jeep, e nela uso o motor de opala 4cc com o cambio de 3 marchas do jeep ,com peneus 35" e diferencial 43/8.
Sera que se colocar o cambio de 5 marchas do chevette ,ela nao vai ficar muito lerda?
Obrigado,
Humberto.
Bom, respondendo a sua pergunta, lerda é uma coisa e fraca é outra.
Comparando a relação de marchas do Chevete postada pelo José Augusto e a do câmbio Willys 3m (segundo a tabela que eu postei na pg 2), vemos que o câmbio Willys tem a 1ª e a 2ª (2,79:1 e 1,55:1 respectivamente) menos reduzidas que o câmbio do Chevete (1.6L) 3,74:1 e 2,15:1 ou Chevete (1.0) 4,28:1 e 2,30:1.
Conclui-se que: O câmbio Willys 3m não aproveitaria tanto a força do motor 151" como o do Chevete, porém desenvolveria maior velocidade final em 1ª, 2ª e 3ª marcha.
Com tudo, um câmbio sem poder de arranque e retomada pode deixar o veículo lerdo, mesmo que esse ofereça uma relação mais longa.
Deve-se levar em conta também que o câmbio de 5m do Chevete ainda tem a 4ª e 5ª marcha e que um câmbio de 5m oferece um escalonamento muito melhor das marchas.
A manutenção do câmbio do Chevete também é muito mais barata, encontram-se peças mais facilmente e tem uma durabilidade superior ao do Willys.
Com certeza GM151, chevette 5 marchas. Não precisa de flange do motor pra o câmbio, flange do câmbio para a tcase em agosto a deeptec já estará comercializando a flange.
Esse câmbio de chevette 5, a galera que faz arrancadão com GM 6 cil usa esse câmbio, e já ví alguns jeeps com esse câmbio com AP, GM 4cil, Gm 6 cil.
POde confiar!!!!
[]s
Peleje
P Pelege peço desculpas pelas minhas duvidas, pois eu ate então não estava vendo nenhuma facilidade em colocar uma cx de chevett direto no motor do opala ate conhecer a cx de 5 do opala que realmente cai como uma pluma a cx seca e só substituir uma pela outra e que realmente eu só tinha visto a cxs antigas..
Desculpe a minha pergunta é que eu li mas não me lembro a onde...
BOm o meu meu motor é 4 cc opala..já comprei a cx seca do opala moderno..dai fui atras da cx do chevete..mas eu não achei nenhuma com a placa clark..só da GM...tem diferença entre elas..vou optar pela 5marchas..
Ressuscitando o tópico: Estou adaptando o cambio do chevette no motor de opala, comprei a capa seca do opala, mas o meca tá reclamando (ainda não vi o que está acontecendo) que o eixo piloto ficou mais curto cerca de 2 cm e não chega até a embreagem. Tem que esticar o eixo com solda???? A embreagem tem que ser a do chevette, estou certo? Pretendo ir lá daqui a pouco ver o que está acontecendo, mas já estou preocupado.
[]s trabalhando no feriado.
... o meca tá reclamando (ainda não vi o que está acontecendo) que o eixo piloto ficou mais curto cerca de 2 cm e não chega até a embreagem. Tem que esticar o eixo com solda???? A embreagem tem que ser a do chevette, estou certo? Pretendo ir lá daqui a pouco ver o que está acontecendo, mas já estou preocupado.
[]s trabalhando no feriado.
Negativo Felipe. A Capa seca do Opala tem de ser da moderna (5m) e o eixo piloto pode ser o original do Chevette (encaixa perfeitamente). O rolamento que está entre a capa seca e o câmbio te deixa duas opções:
1- Colocar o rolamento do Opala - Neste caso será necessário remover a trava do eixo (Não se preocupe que ele ficará preso pela moringa).
2- Utilizar o rolamento do chevette - Será necessário confeccionar uma bucha para compensar a diferença de diâmetro entre o rolamento e o alojamento da caixa seca - Neste caso será necessário remover a trava externa do rolamento (de chevette) que está no eixo piloto.
A embreagem e o platô terão de ser do Opala, porém, sugiro o kit do Opala 6 cilindros com disco de lona cruzada (O kit original do Opala é um pouco fraco para o torque que vc obterá e pode patinar em uso extremo acelerando o desgaste do disco)
obs: se vc usar o eixo piloto do opala, observe rigorosamente o diâmetro da engrenagem, pois alguns opalas possuem o "diâmetro primitivo" diferente e embora pareceram iguais, as engrenagens do eixo e do carretel podem não casear e ficarão apertadas quando montar a cx seca. Uma engrenagem não trabalha isoladamente e, portanto, prefiro utilizar o "casal" original (no caso, a do eixo piloto de chevette)
Negativo Felipe. A Capa seca do Opala tem de ser da moderna (5m) e o eixo piloto pode ser o original do Chevette (encaixa perfeitamente).
Pois é, já me disseram isso durante o dia... Chato agora é encontrar alguém que venda a capa seca sem querer me empurrar o câmbio todo... E ainda tenho que tentar empurrar de volta pro cara a capa seca que comprei!
[ }'s e te adianto que vc não se arrependerá.
Nem posso, ou a patroa me mata! Bom é que o motor foi tirado de um carro que funcionava, não vai ter surpresa nesse sentido !
[]s achando que as coisas são mais complicadas que deveriam ser...
Negativo Felipe. A Capa seca do Opala tem de ser da moderna (5m) e o eixo piloto pode ser o original do Chevette (encaixa perfeitamente).
Caramba, esta capa seca não existe ...
Procurei em vários ferros-velhos, e ninguém sabe nem que esta capa existe! Todos os vendedores dizem que só existe um modelo. Tem foto dela? Na aparência ela seria da mesma altura da capa antiga? O número em alto-relevo da capa que tenho é final 342.
Caso eu opte por trocar o eixo-piloto, a engrenagem desmonta dele? E do chevette, desmonta também para que eu possa substituir?
Olá amigos, sei que estou devendo as fotos, (já estou providenciando)
Já estou rodando com esse conjunto por 03 anos e como já disse e muito bom, só algumas considerações , se me permitem
1 o ideal é utilizar o eixo piloto do opala com a trava, caso contrário há dificuldade de engates da primeira( o piloto e empurado para trás )
2 a embreagem deverá ser do opala
3 o câmbio que achei melhor relação foi o 1.6 5m
Qualquer dúvida que eu puder ajudar é só mandar uma MP