Estou com a 4x4 do meu JEEP willys cj5 caixa 3 marchas e motor 6 cilindros sem engatar. Fiquei sem usar uns meses e agora não entra nem a reduzida nem a 4x4. A alavanca pequena só vai para direto e neutro.
Tem alguma dica para destravar?
Se alguem tiver uma dica eu agradeço.
Estou com a 4x4 do meu JEEP willys cj5 caixa 3 marchas e motor 6 cilindros sem engatar. Fiquei sem usar uns meses e agora não entra nem a reduzida nem a 4x4. A alavanca pequena só vai para direto e neutro.
Tem alguma dica para destravar?
Se alguem tiver uma dica eu agradeço.
Bem vindo ao Fórum
1-Acione as RL (rodas livres) de seu Jeep e rode um pouco para que o diferencial dianteiro gire em função das rodas. 2-Tente engatar o 4x4 (alavanca maior para trás) e, se conseguir, rode mais um pouco assim. 3-Agora tente engatar a reduzida (não se esqueça que a alavanca maior deve estar para trás e a menor para frente). Pode forçar um pouco. 4-Se não conseguiu, aplique WD-40 (ou óleo Diesel) na base das alavancas e repita os passos anteriores. 5-Se não conseguiu, procure o MECA.
P.S.: A maneira correta de se utilizar o fórum é pela pesquisa.
No menu superior, do lado direito, clique em procurar e digite a sua dúvida. Vc será remetido a todos os tópicos que porventura tratem do assunto. E também pelos fóruns correspondentes ao seu veículo. Não leve a mal, mas neste exato momento estamos justamente discutindo isso. Se quiser, visite o tópico "você sabe para que serve o ranking?" ou "desabafo sobre as constantes brigas".
Mantendo os amigos jeepeiros informados, estou já com a caixa do chevette, o eixo piloto e a capa seca do opala antigo. Tentei eu mesmo desmontar a caixa do chevette hoje pra trocar o eixo piloto, mas desisti. Mesmo tendo alguma experiência com montagens, achei bastante complicado,e olha que desmontar é mais fácil que montar!
[]s em busca de alguém que tenha uma dica ou vista explodida da caixa de chevette...
Felipe: Para trocar o eixo piloto é necessário desmontar todo o câmbio, iniciando pela remoção do pino elástico e do cachimbo do trambulador que ficam na base da alavanca. depois, remover a parte trazeira e soltar todas as travas dos eixos de engrenagens e só então é possível "puxar" o carretel para liberar o eixo piloto. De fato, não é um trabalho simples , mas tbm não é impossível . É como computador: só tem um jeito de montar. O importante é observar atentamente a ordem na desmontagem e não perder nemhuma posição ou peça (uma boa dica é ir tirando fotos). Mas lembre-se que o eixo piloto do opala 4 marchas não serve no câmbio do chevette.
Mas lembre-se que o eixo piloto do opala 4 marchas não serve no câmbio do chevette.
Obrigado pelas valiosas dicas, assim que puder, vou tentar de novo. Na verdade, meu maior problema foi com as travas dos carretéis, mas vou afiar bem o alicate e tentar resolver. No pior dos casos, vai sobrar algumas peças!!!
Quanto ao eixo piloto, sofri com isso tb, rodei bastante até encontrar o do opala 5 marchas (a capa seca não achei até hoje e desisti).
Filho vc que pensa, pois a minha viatura esta com uma cx de chevett de cinco marcha no motor BF seis canecos só pra tu Ter uma idéia eu dei uma mancada na montagem da minha cx no BF e quebrou a tampa da cx e vasou o óleo todo da cx e eu fiz toda a trilha da meia noite entrando no lote xv e saindo em nova Iguaçu e retornei pra Jacarepaguá sem óleo nenhum tudo bem que azulou as engrenagem e com certeza eu com a cx original do jeep eu não faria nem a largada que foi no centro de Caxias hoje o meu jeep esta com uma cx de guatro marchas e no evento de Miguel pereira eu fiz o teste na rançada e deu o que deu fui desclassificado por ter derrubado a marcação da pista toda pois o meu jeep por estar com o amortecedor de direção montado por causa da viagem ficou com pouco jogo e ai deu no que deu resumindo a cx de chevett e 10..
Postado originalmente por edwint
oooohhhh meu!!!!... larga mao de se bobo.... num aguenta nem chevette vai aguentar arrrancada de 6 caneco o muit menos toyota hilux.... co aquele peso todo....
Como o colega edwint já postou, as caixas clarck 2205, são muito boas, mas existe uma diferença na aplicabilidade em função do torque máximo.
Isso não quer dizer que se vc pegar uma caixa de chevette e colocar em um GM 6 cc, esta vai se desmanchar na primeira cutucada no acelerador, o que se deve ter em mente é que a caixa foi dimensionada para um determinado "pedido" da montadora com base em uma série de parâmetros entre eles a curva de torque do motor.
A industria pode nesse caso até ter produzido um cambio com maior capacidade do que a demandada pela montadora, mas usando dentro do limite nominal é a garantia que temos que o cambio não quebrará e nem terá um desgaste acentuado (vida útil compatível).
Eu mesmo usei um clarck 2205 da C20 com um motor que dá por volta dos 40 kgfm de torque em baixa rotação, sem quebras, mas ciente da limitação da transmição dosava o pé.
ALL:
Não sei se estou dando braçada , mas o torque mostrado nas tabelas da clark é o resultante das caixas montadas nos motores especificados. Ou seja, é efeito e não causa. Partindo do princípio que o material utilizado é o mesmo, para efeito de resistência mecânica sobra apenas a "robustez" física do câmbio. Claro que um "cavalo" como o da C-20 é mais resistente que o do chevette, mas no motor 6cc do opala, vira muito bem, até porque os últimos opalas, 4 ou 6cc, utilizam esse câmbio.
Felipe: Vc está montando o clarkette no motor BF ou GM?
[ ]'s
Com certeza GM151, chevette 5 marchas. Não precisa de flange do motor pra o câmbio, flange do câmbio para a tcase em agosto a deeptec já estará comercializando a flange.
Esse câmbio de chevette 5, a galera que faz arrancadão com GM 6 cil usa esse câmbio, e já ví alguns jeeps com esse câmbio com AP, GM 4cil, Gm 6 cil.