Qual SCR você usou??? Eu estou achando que não vai disparar mesmo.
Tenta colocar um diac no lugar dos diodos que vão no gate do SCR, ou experimenta inverter esse diodos.
Sergio Antunes.
Usei o TIC106 e o MCR8N, não tinha atentado que a gate tem de disparar com o sinal negativo do platinado...
Ainda não testei com o Triac, mas colocando um transistor PNP na gate do SCR ele dispara. Mas o problema é que a alimentação dos capacitores está no anodo do scr. Com isso, ele continua conduzindo, sendo que o certo ele deveria parar quando acabasse a carga nos capacitores..
Ainda to pensando como fazer essa bagaça funcionar.. Talvez colocando um transistor entre os capacitores e o scr, mas se ele fosse comandado pelo platinado, o propósito do circuito iria pro espaço (que é a independência do tempo do platinado fechado).
O que complica pra mim é que não tenho nenhuma bobina aqui em casa pra testar... Apenas no multímetro e vendo a tensão...
[]'s aceitando sugestões...
ah, aquela ignição assistida da Saber funcionou por um tempinho em marcha-lenta... mas ela é temperamental pacas, só funciona qdo quer...
Eu não sei que ligação você fez no gate do scr, mas pelo que entendi você não ligou uma bobina de carro na saída do circuito.
É necessário ligar uma bobina ou utilize um transformador comum para simular a bobina ligando o enrolamento menor na saída do circuito. Se a corrente não zerar totalmente o scr não volta ao estado de não condução, por isso é necessário a bobina que é praticamente um curto e vai descarregar totalmente os capacitores.
Abraços.
Se a corrente não zerar totalmente o scr não volta ao estado de não condução, .
O Sérgio tem razão. Tanto os SCR quanto os Triacs não cortam se tiver corrente passando por eles. Em circuitos AC não tem problema, pois a corrente zera a cada meio ciclo, mas em circuitos DC é preciso zerar a corrente para obter-se novamente o corte.
Ah Sérgio, esqueci de falar, mas to usando um transformador na saída sim...Inclusive uma ponta do secundária é ligada junto ao primário em 12V, igual a uma bobina.. Mas aparentemente não aparece nenhuma tensão no secundário.. Também não meti o dedão lá pra saber....
Vou dar uma estudada nesses circuitos que o Mauro colocou no site dele pra ver se tiro uma idéia..
No meu BF 161, quando tento medir a tensão com o motor ligado, usando um multímetro digital, s´consigo ficar louco, pois o display mostra números absurdos, assim com se fantasmas existissem. A bateria está sendo carregada e, com multímetro analógico, funciona.
Pergunta: Será que é a bobina, ,ou os cabos, que estão gerando um campo eletro-magnético absurdo e interferindo?
Se ligo apenas o terminal negativo do multímetro no negativo da bateria, a interfeência continua.
Alguém sabe o que está acontecendo?
Alguém utiliza aquela ignição eletrônica que é apresentada no site da Rural? Funciona? O motor fica mais econômico? O platinado queima menos?
Isso de fato acontece usando um multimetro digital..
Na epoca eu nao sabia qual era a treta: se era o regulador (que nao tava muito bom), o multimetro (que e bom, mas de vez em quando endoida)..
Dei uma geral no alternador, trocando o regulador... Mas a bagaça continuava.. O que me deixava mais cabreiro e que o mostrador ia pra mais de 100 V depois caia pra uns 8, assim ia indo...
Ate o dia que troquei o capacitor (condensador) do platinado... Nao resolveu totalmente, mas reduziu muito..
Nao sei é campo eletromagnetico ou retorno de alta tensao no primario da bobina (que eh funcao do capacitor reduzir)
Realmente, depois medi usando um multimetro analogico e tudo beleza...