Jubaa08, bom tarde! Tem um tutorial pra retirar o COD do Módulo? Pretendo usar esse motor na minha gaiola e ter essa carta na manga vai ser muito bom...
Versão Imprimível
Esse negócio de não poder adaptar motores mais fortes é legislação federal ou estadual?
Fui pesquisar mais a fundo, de fato é uma norma do CONTRAN de abrangência nacional.
Existia um projeto de Decreto Legislativo que pretendia desburocratizar um pouco isto, mas foi arquivado. O motivo do arquivamento é que o deputado que propôs não foi reeleito, então propostas de parlamentares que não foram aprovadas até o final da legislatura são arquivados.
Elas podem ser desarquivadas se houver interesse de deputados na proposição. O link é este aqui:
https://www.camara.leg.br/proposicoe...osicao=2181020
Se um grupo de usuários aqui do fórum se organizar de maneira respeitosa e eficiente, entrando em contato com algum parlamentar ou alguns parlamentares, a depender do número de pessoas, pode ser que consiga convencê-los a apresentar um novo projeto de Decreto Legislativo que permita modificações acima de 10% (talvez uns 60%?), exigindo apenas que alguma empresa responsável ou algum engenheiro mecânico/automotivo assine laudo técnico garantido a confiabilidade do veículo para ser apresentado ao DETRAN.
Desta maneira evita que modificadores sem noção façam besteira de rodar com um carro com motorização muito acima do original, mas a estrutura do carro não ser a adequada para aquela nova potência. Obviamente as empresas cobrariam pelo serviço, caso o modificador fizesse por conta própria, e a empresa estivesse segura de que a modificação "caseira" foi bem feita e não trás riscos (provavelmente a maioria delas só aceitaria se elas mesmas fizessem o serviço).