Postado originalmente por
POPEYE MIT
Top 10 atalhos que NÃO se deve tomar
1.Calços de suspensão – Calços de suspensão são baratos. Esse é a unica coisa boa que podemos falar deles. Os calços criam alavancas maiores fazendo com que ocorra axle wrap, estressam os suportes das molas e agregados e por fim reduzem a tração. Usar calços na dianteira é tão fora de padrão que nem deveríamos estar falando deles aqui. Calços feitos para restaurar os ângulos de cardan apenas disfarçam esses ângulos. Se vc não tiver uma junta cv, certamente ganhará vibrações no cardan. Alguns calços ainda conseguem levar o eixo um pouco pra frente a fim de aproveitar o cardan original com seu pouco comprimento. Isso pode fazer os pneus pegarem na lataria ou paralamas. Seu pneu maior pode passar a não caber. Se tiver realmente que usar os calços, deixe-os liso. Nada de ângulos.
2.Jumelos maiores - Jumelos maiores que os originais tem o mesmo problema que calços de suspensão. Usados na frente eles minimizam ou até eliminam o cáster positivo. Desde que sabemos que pra subir 1,5” precisamos de um jumelo de 3”, caso seu eixo esteja alinhado com a mola, esse tipo de modificação aumenta a alavanca, a direção fica imprecisa, o cardan fica com ângulos inapropriados e se diminui o ângulo de ataque do carro. Essas são coisas que vc normalmente tem que se afastar. Usar jumelos longos atrás dos eixos aumenta mais o cáster, mas pode sofrer por ter muito de coisas boas tb. Alguns lifts de suspensão podem vir com jumelos maiores que os originais para se ter maior flexibilidade com a suspensão, mas os jumelos não precisam ser maiores do que o necessário para o bom funcionamento da suspensão.
3. Tamanho do cardan inadequado - Com a disponibilidade de cardans de 12" de extensão, vc deve estar pensando que isso já é coisa do passado, certo? Errado. É muito comum levantar o carro e esquecer do cardan. Principalmente com a montagem reversa do jumelo, calços e suspensões muito flexíveis. Logicamente é muito melhor que o cardan escape que empurre a CT sob o risco de quebra. Fita métrica é sua amiga. Meça tudo antes de sair dirigindo e ter problemas de cardan.
4. Linhas de freio curtas - Simplesmente adicione à linha de freio o mesmo curso que a suspensão ganhou. Não há nada pior que ter as linhas de freio limitando o curso. Elas são muito resistentes, mas como cintas limitadoras não funcionam. Uma hora pode ter freio e de repente nenhum. Muito cuidado com esse item.
5. Linhas de freio flutuantes para freio - Esqueça as linhas de freio duras ligadas diretamente à pinça de freio. As pinças são flutuantes, mas as linhas de ferro e cobre não. Imagine a fadiga dessas linhas de freio. Conecte a saida da linha dura a uma pequena mangueira (Aeroquip preferencialmente) para que a pinça se mova sem prejudicar a tubulação. Prenda muito bem a tubulação dura no carro. Pense sempre nos obstáculos que estará fazendo e imagine se tocarão nas linhas de freio. Se forem tocar, reposicione! Mesmo que dê mais voltas.
6. Tamanho de amortecedor inadequado - Assim como as linhas de freio, quanto mais curso de suspensão, mais curso de amortecedor deverá ter. Após instalar um kit de suspensão de 2,5" trocar os amortecedores por outros 2,5" maiores necessariamente não permitirão curso de suspensão total. Amortecedores ainda maiores poderão ser os certos se a suspensão funcionar bem e eles deverão acompanhar novos suportes. Esses suportes novos servirão para os amortecedores maiores não darem fim de curso fechado. Use seu fornecedor de amortecedor para saber as medidas aberta e fechada do amortecedor em vez de comprar um por tabela. Use fita métrica e seja feliz!
7. Body lifts extras - Levantar o carro por body lift pode ser uma solução inicialmente barata. Afinal são só calços entre carroceria e chassis, certo? Errado! Um body lift bem feito envolve muito mais coisa. O radiador pode ter que trocar de posição, as alavancas de marcha podem não funcionar, a fiação pode ser reposicionada etc... Não é a loja tentando enganar vc. É a loja tentando fazer um bom trabalho!
8. Bump stop ou falta deles - Bump stops são boas coisas. Eles amortecem o impacto antes da suspensão dar fim de curso, não travam os eixos e não deixam outras coisas ruins acontecerem quando o contato metal-metal acontece. Eles ainda limitam o curso de suspensão para não ultrapassar o limite das molas e dar problemas por isso. É uma parte integrante da suspensão. Não os deixe de fora!
9. Estabilizadores de direção - Estabilizadores de direção podem amenizar vários efeitos de coisas erradas que podm estar ocorrendo no eixo dianteiro e ou direção. Algumas pessoas acham legal colocar amortecedores de direção. Até colocam 2, mas outras usam para esconder um pneu que não balanceia, alinhamento fora do padrão por conta de um lift ruim ou componentes de direção já comprometidos. Os amortecedores de direção retém o feedback negativo que a suspensão/direção produz pelo efeito do que disse acima. Usar amortecedores de direção como band-aid pode comprometer seriamente sua segurança, portanto, em vez de colocar amortecedores com regulagens ou duplos, conserte o problema de alinhamento do seu carro. Não corte caminho com amortecedores de direção.
10. Barras de direção com curvas - Alguns dobram as barras de direção para poder livrar a mesma dos feixes ou por travamento das juntas nas pontas, por exemplo. Alguns kits já vem até com a barra torta. Tenha em mente que por mais que a barra seja um "pretzel" o ângulo dela é tomado por uma linha reta entre onde é presa na barra que liga os munhões/munhões e o pitman. Elas não melhoram o ângulo da barra, só desviam ela dos obstáculos e enfraquecem a mesma. Portanto seu carro sofrerá com os mesmos efeitos que sofreria com a barra reta, pois os ângulos continuam o mesmo por mais que a nova barra se "entorte" pela suspensão.