x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45
    Usuário Avatar de Bruno cf
    Entrada
    15/04/2006
    Local
    Embu - Guaçu/SP
    Agradecimentos: 0

Lightbulb Jumelo Alto x Jumelo Original

All,

Quando comprei minha band estava com jumelos originais e optei por trocar para o alto, porem isso fazem 8 anos não lembro se teve mudança no curso de suspensão.
    Agora uma duvida me persegue: estou SPOAndo minha band, mas não preciso mais de tanta altura, gostaria de voltar para os jumelos originais.
    Eis a questão jumelo original tira, aumenta ou fica o mesmo curso de suspensão em relação ao jumelo alto?

Obrigado a todos desde já...
    Toyota Bandeirante - 1967 "The Tractor"
    JIPEIROS DA SERRA

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Citação Postado originalmente por Bruno cf Ver Post
    All,

Quando comprei minha band estava com jumelos originais e optei por trocar para o alto, porem isso fazem 8 anos não lembro se teve mudança no curso de suspensão.
    Agora uma duvida me persegue: estou SPOAndo minha band, mas não preciso mais de tanta altura, gostaria de voltar para os jumelos originais.
    Eis a questão jumelo original tira, aumenta ou fica o mesmo curso de suspensão em relação ao jumelo alto?
    Obrigado a todos desde já...
    Fala Bruno, tudo bem?

O tamanho do jumelo não altera significativamente o curso da suspensão, na verdade os jumelos altos são usados para fazer um pequeno lift na suspa...e são mais bem vindos na traseira do que na dianteira por alguns motivos: na dianteira aumentam a alavanca nos suportes das molas o que pode levar a trincas no chassi/solda do suporte, alteram o caster e precisam de cunhas entre o eixo(dianteiro) e feixe de mola para corrigir essa geometria e manter a dirigibilidade/estabilidade original e para uso offroad o jumelo alto reduz o angulo de ataque.

Para a configuração SPOA que vc está planejando o ideal são os jumelos pequenos ou originais, pois as medidas se adequam melhor a nova proposta da suspa e como um grande lift será proporcionado pelas molas agora sobre o eixo não havendo necessidade de jumelos grandes...ah e agora os feixes de mola quando em repouso deverão estar praticamente planos e não arqueados como na suspa original.

Considere tb agora para a suspa SPOA o uso de jumelos revolver e/ou articulados, estes sim lhe proporcionarão uma ganho de curso na suspensão ainda maior nesta configuração....lembre-se tb de que precisará de amortecedores mais longos e de verificar o comprimento dos flexiveis dos freios e se o comprimento dos cardãs(principalmente o dianteiro) darão conta do novo curso da suspensão quando a suspa estiver toda "aberta".

Abrs e depois posta fotos da Band Spoada!
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Guiga, na traseira não tem problema de por jumelo maior? na dianteira já tinha ouvido falar sobre forçar a ponta do chassis/trinca por isso não quero botar
    penso em dar uma leve arqueada na mola e na traseira só colocar um jumelo maior pra acomodar bem os 33"
    []'s

Entrada
    15/04/2006
    Local
    Embu - Guaçu/SP
    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Fala Bruno, tudo bem?

O tamanho do jumelo não altera significativamente o curso da suspensão, na verdade os jumelos altos são usados para fazer um pequeno lift na suspa...e são mais bem vindos na traseira do que na dianteira por alguns motivos: na dianteira aumentam a alavanca nos suportes das molas o que pode levar a trincas no chassi/solda do suporte, alteram o caster e precisam de cunhas entre o eixo(dianteiro) e feixe de mola para corrigir essa geometria e manter a dirigibilidade/estabilidade original e para uso offroad o jumelo alto reduz o angulo de ataque.

Para a configuração SPOA que vc está planejando o ideal são os jumelos pequenos ou originais, pois as medidas se adequam melhor a nova proposta da suspa e como um grande lift será proporcionado pelas molas agora sobre o eixo não havendo necessidade de jumelos grandes...ah e agora os feixes de mola quando em repouso deverão estar praticamente planos e não arqueados como na suspa original.

Considere tb agora para a suspa SPOA o uso de jumelos revolver e/ou articulados, estes sim lhe proporcionarão uma ganho de curso na suspensão ainda maior nesta configuração....lembre-se tb de que precisará de amortecedores mais longos e de verificar o comprimento dos flexiveis dos freios e se o comprimento dos cardãs(principalmente o dianteiro) darão conta do novo curso da suspensão quando a suspa estiver toda "aberta".

Abrs e depois posta fotos da Band Spoada!

Muito obrigado pelas dicas. Pode deixar que depois do serviço pronto colocarei as fotos.
    Outra duvida que você falou é sobre os jumelos articulados, uso a band no dia a dia tambem, eles não poderia articular em uma curva abrindo mais a suspensão e podendo ocorrer um capotamento?

Abçs
    JIPEIROS DA SERRA

Entrada
    15/04/2006
    Local
    Embu - Guaçu/SP
    Citação Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    Guiga, na traseira não tem problema de por jumelo maior? na dianteira já tinha ouvido falar sobre forçar a ponta do chassis/trinca por isso não quero botar
    penso em dar uma leve arqueada na mola e na traseira só colocar um jumelo maior pra acomodar bem os 33"
    []'s

Ja estou a mais de 5 anos com os 2 pares de jumelos altos e até hoje nada aconteceu, dirigibilidade e estabilidade são exelente, a unica coisa que fiz foi trocar de posição os jumelos dianteiros, como o do Cj5, ganhando angulo de entrada e não grudando eles no facão.

E não se esqueça que arqueando você perde curso de suspensão, minha opinião é jogar logo para cima do eixo. É dinheiro gasto somente uma vez.

Abçs
    JIPEIROS DA SERRA

Usuário
    Entrada
    10/02/2012
    Local
    Brasília/DF
    Bruno e amigos, se eu colocar os jumelos mais altos atras para melhorar a estética, vai mudar alguma coisa no conforto, fica mais dura, pula mais? estou arrumando minha Band para uso na cidade e passeios em trilhas bem leve.

tem gente que diz que fica mais dura ainda mais se arquear muito a mola
    Bruno a sua band usa 33" ou 35" vc teve que mexer nos calços de carroceria tambem?
    []'s

Entrada
    15/04/2006
    Local
    Embu - Guaçu/SP
    Citação Postado originalmente por OliveiraDf Ver Post
    Bruno e amigos, se eu colocar os jumelos mais altos atras para melhorar a estética, vai mudar alguma coisa no conforto, fica mais dura, pula mais? estou arrumando minha Band para uso na cidade e passeios em trilhas bem leve.
    Oliveira, em meu gosto acho feio esteticamente só colocar o jumelo alto, fica com a frente baixa e a traseira alta. Gosto do jipe alinhado. Mas a mudança de jumelo é insignificante.
    JIPEIROS DA SERRA

Entrada
    15/04/2006
    Local
    Embu - Guaçu/SP
    tem gente que diz que fica mais dura ainda mais se arquear muito a mola
    Bruno a sua band usa 33" ou 35" vc teve que mexer nos calços de carroceria tambem?
    []'s
    Amigo quando coloquei os 33x12.5 R 16 tive que colocar um calço no batente traseiro e alargador de roda. Atualmenete estou com calço de 4' e estou spoando ela, assim vou jogar os 35' da 3kpneus.
    JIPEIROS DA SERRA

Usuário Avatar de junior888
    Entrada
    05/10/2010
    Local
    Cotiporã/RS
    Minha Band é SPOA, se tiver alguma duvida, pode me pedir...
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    []'s
    Jipeiro,

conforme os amigos falaram, na traseira não há problema, usei jumelos altos na medida padrão a venda no mercado (14-15cm de distancia entre os furos de fixação) por anos e o conforto sempre foi "normal" para uma Band. Agora se usar um jumelo muito grande ou maior do que as medidas acima, além de deixar a traseira mais alta que a dianteira pode sim ficar mais dura e desgastar as buchas mais rapidamente devido ao mesmo problema de alavanca gerado na dianteira.

Citação Postado originalmente por Bruno cf Ver Post
    Muito obrigado pelas dicas. Pode deixar que depois do serviço pronto colocarei as fotos.
    Outra duvida que você falou é sobre os jumelos articulados, uso a band no dia a dia tambem, eles não poderia articular em uma curva abrindo mais a suspensão e podendo ocorrer um capotamento?
    Abçs
    Fala Bruno,

atualmente os jumelos articulados ou revolver vendidos em lojas especializadas já vem com trava para garantir que não abram em uso on-road...porém, vale considerar que os jumelos articulados/revolver abrem por gravidade ou seja, para abrirem é preciso que os pneus não estejam apoiados no solo...por isso em erosões os jumelos abrem e articulam junto com a suspensão em busca do solo para contato. Com isso, no uso cotidiano ou asfalto, se conseguir "deitar/inclinar" o jipe o suficiente em uma curva para que os jumelos abram...pode ter certeza que já capotou antes mesmo de abrir o que tb aconteceria com o jumelo normal.

Eu uso jumelos revolver na traseira e os meus são da safra antiga(sem travas), já testei bastante, pois tinha o mesmo medo que vc e nunca tive problemas, não abrem no asfalto mesmo em curvas.

Qualquer coisa é só chamar!

Abraço
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Usuário
    Entrada
    10/02/2012
    Local
    Brasília/DF
    Junior888, Band SPOA muda muito a estabilidade, como fica a fixação dos amortecedores, e no eixo dianteiro quais as alterações.

Obrigado!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Jumelo alto x Shimmy
      Por SERGIO MOLLO no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 10/07/2009, 19:26
    2. Jumelo comum + jumelo revolver
      Por leovalle no fórum Jeep Willys
      Respostas: 25
      Última resposta: 11/03/2009, 10:05
    3. Jumelo Revolver
      Por brunobregoli no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1