Já vi uma dessas (rarissima no Brasil) em um Jeep restaurado na exposição de carros antigos de Águas de Lindóia.
Como o nome já diz é uma overdrive e alongava as marchas do Jeep, geralmente se utilizava apenas em estradas e em terceira, com isso o Jeep chegava perto dos 95 km/h com o velho motor "go devil".
Em um site de restauração, infelizmente fora do ar (http://www.cj-3a.com/) tinha a história completa e tb a instalação passo a passo.
Segue umas fotos (do finado site) de uma overdive com uma PTO dupla para guincho dianteiro e polia traseira, tudo original!!! O cara comprou tudo no e-bay!!
Reparem que além da overdrive ainda tem uma flange para acoplar a PTO.
Para voltar ao assunto do tópico, foi mal a fugida.
Se vc tiver um cambio de chevete 4 marchas e for arqueólogo para achar uma overdrive e instalar, teoricamente ao acionar a over em 4ª vai ficar similar (tem que calcular) a 5ª do cambio 5 marchas.
É mais fácil botar logo o cambio 5 marchas como vou fazer no Mula, uma overdrive iria direto (P&P) para o Fernandão!! hehehe
Eu até colocaria um câmbio de Chevette - 5 marchas -, mas o problema é que eu quero manter o motor BF-161 que está muito bom e atende as minhas necessidades. Pelo que entendi, uma overdrive no meu caso seria quase plug&play.
Pode ser que depois eu tome na cabeça. Mas o fato é que o eixo piloto original do chevette serviu perfeitamente no motor de opala. Sei que o de opala tem a estria mais comprida, mas o de chevette encaixou bem. Além disso, a ranhura do rolamento do eixo piloto tinha bastante folga, então o rolamento mais largo do opala coube sem problemas. Já engatei todas as marchas, e aparentemente todas estão entrando. Não sei se estão na pontinha das estrias, mas por enquanto vai ficar assim mesmo.
Abraço a todos.
Eu até colocaria um câmbio de Chevette - 5 marchas -, mas o problema é que eu quero manter o motor BF-161 que está muito bom e atende as minhas necessidades. Pelo que entendi, uma overdrive no meu caso seria quase plug&play.
Não sei qual a configuração do seu Jeep, mas pelo que entendi está original.
A overdrive foi feita para o conjunto cambio (Dana T-90) X T-case (Dana/Spicer Model 18) original da Willis, se vc tiver esse conjunto é plug&play, necessitando apenas adaptar a alavanca.
Voltou a funcionar o site: http://www.cj-3a.com/Tech%20Tips.htm
Alguém sabe dizer se é possível tomar um câmbio 4 marchas original e alterar as relações para colocar uma 4a 0,75:1 por exemplo, e 1a, 2a e 3a com a mesma relação da caixa de 3 marchas ? Seria como se fosse um câmbio original de 3 marchas + uma 4a overdrive, não ?!