Ola amigo ,
Também estou fazendo a daptação de um clarkette no meu cj3b , que por sinal já possui um motor opala 4cc . Eu acabei optando por fazer a bucha e manter o resto do cambio do chevette , porém não posso deixar de concordar que a sua sugestão também é muito boa . Pra nossa sorte , ainda bem que o brasileiro é apaixonado por carros e a cada dia pela categoria dos 4x4 . Porém entre tantas ainda tenho uma dúvida , qual seria a melhor relação de conjunto entre diferencial x cambio clarkette , para colocar nesse jeep .
No caso da capa seca do Opala não precisa ajustar o rolamento do Chevette, use o conjunto eixo piloto, moringa e rolamento do Opala 5 marchas, cabe como uma luva e sem nenhuma adapitação.
Obs. a capa seca tem que ser do Opala 5 marchas!!!
Só tem 1 porém: Para trocar o eixo-piloto do cheva pelo do Opala é necessário desmontar o câmbio, inclusive o trambulador (que é chato prá K7 de mexer) e afastar os carretéis de engrenagens para, só depois, efetuar a troca. No meu caso, não quiz abrir o câmbio porque ele estava zerado. Daí a bucha.
[ ]'s
... Porém entre tantas ainda tenho uma dúvida , qual seria a melhor relação de conjunto entre diferencial x cambio clarkette , para colocar nesse jeep .
1) Se Vc quiser + força para trilha, câmbio do chevette júnior (1.0) e relação 8x43;
2) Se Vc quiser maior desempenho em asfalto, câmbio chevette 1.6 e relação 9x44;
Eu utilizo câmbio chevette 1.6 e relação 8x43 (boa redução na trilha e bom desempenho no asfalto devido à 5 marcha "over-drive").
Ainda restaria a opção câmbio chevette 1.0 com relação 9x44 mas ficaria meio "sem-sentido" aumentar a redução no câmbio e diminuí-la no diferencial.
[ ]'s
DAE POVO,seguinte to querendo montar um clarkette aq na oficina pra uso meu mesmo!!!!!!só falta a flange que comprarei da DEEPTEC,FAREI (a titulo de experiencia)pra depois repassar aos meus clientes,+ pergunto o seguinte ,1°)como fica esta bucha do eixo piloto ç eu nao quiser abrir o cambio???? 2°)nos manuais que tenho o cambio aparece com a denominaçao de (CL 2505-D),para o 1.6 e nao (cl2205) só voltando a aparecer novamente para o 1.0 ai sim ,(CL 2205-F),alguem teria uma tabela + atualizada??????,3°)como fica o sistema de embreagem,vai tudo opala mesmo,ou mistura com o do chevette pois os rolamentos sao diferentes em espessura????4°)vou montar em um GM 2.5 aberto pro 3.0(marinizado) preparado em 145cvs,ai ç quentar neste motor, sera garantido que aguente o 4.1,pois meu motor é mais leve e mais potente que um original,+pergunto?o rolamento trazeiro do chevette é muito pequeno e com certeza abriria o bico em pouco tempo,+ como nao vi ainda, nada adaptado acredito que ç use o rolamento do willis na reduzida certo???????.t+
Tenho um CJ3a com câmbio 4 marchas Jeep e Reduzida originais, colocando o cãmbio do chevette melhora o engate das marchas, e dá uma soltada no conjunto... O Jeep parece que anda meio preso e não é freio nem rolamentos...
Bacana
... 1°)como fica esta bucha do eixo piloto ç eu nao quiser abrir o cambio
Na minha opinião fica muito bom. Aproveite e observe a bucha de bronze que vai dentro do volante para receber a ponta do eixo-piloto - se ela estiver com muita folga, substitua ou faça outra e, se a fizer, deixe-a 5mm mais comprida (o eixo-piloto do chevette é 5mm mais curto que o do Opala)
2°)nos manuais que tenho o cambio aparece com a denominaçao de (CL 2505-D),para o 1.6 e nao (cl2205) só voltando a aparecer novamente para o 1.0 ai sim ,(CL 2205-F),alguem teria uma tabela + atualizada
3°)como fica o sistema de embreagem,vai tudo opala mesmo,ou mistura com o do chevette pois os rolamentos sao diferentes em espessura
Vai tudo do Opala - garfo, rolamento, coifa e cabo. Para o platô e disco, dê preferência para os do 6 CC (são mais fortes); Eu estou utilizando um disco de lona trançada pois o torque ficou muito alto e, se o disco não for bom, vai pro saco rapidinho.
4°)vou montar em um GM 2.5 aberto pro 3.0(marinizado) preparado em 145cvs,ai ç quentar neste motor, sera garantido que aguente o 4.1,pois meu motor é mais leve e mais potente que um original
Meu motor é um GM 151- Álcool, mas está turbinado e preparado para torque em baixa (passa de 200 CV tranquilo). Se você observar na tabela que te enviei, vai notar que o mesmo câmbio é o original dos últimos Diplomatas 6 CC. Já colocamos em dois 6 canecos.
+pergunto?o rolamento trazeiro do chevette é muito pequeno e com certeza abriria o bico em pouco tempo,+ como nao vi ainda, nada adaptado acredito que ç use o rolamento do willis na reduzida certo
Certo. Com o Kit da DEEPTEC, além do rolamento Willys, Vc utilizará um rolamento cônico de encosto que vem junto. mas atenção: nesse caso é aconselhável substituir o rolamento original do Willys por um ZZ ou 2Z (na verdade, não é um ZZ e sim um outro, que não lembro a especificação, que é vedado para líquidos) a fim de impedir que o óleo do câmbio "vaze" para a T-CASE.
Tenho um CJ3a com câmbio 4 marchas Jeep e Reduzida originais, colocando o cãmbio do chevette melhora o engate das marchas, e dá uma soltada no conjunto... O Jeep parece que anda meio preso e não é freio nem rolamentos...
Bacana
O meu é um CJ-5 mas, além de ser 69 (último Willys), é um Bernardini (era do exército) e a relação da T-CASE é igual a do CJ-3 (só que era 3 marchas); pode colocar que vc não vai se arrepender.
A propósito: Vc é de SJBV? Estou lá quase todo FDS (no sítio do meu irmão -o Pedrão - no bairro do Pedregulho). Acho que vc já deve ter visto meu Jeep por lá; se não, é só falar que a gente dá um jeito.
Sou um dinossauro nesta adapitação.
No caso de colocar o cambio no motor do Opala não quebre cabeça!!!
E abra o cambio coloque capa seca, eixo piloto e rolamento do Opala 5 marchas que cabe como uma luva e de tabela já respondi a embreagem.
A flange o deep tec.
Pois é meu amigo !
Eu acho até que essa bucha não necessita ser confeccionada em aço , pois a propria flange (capa seca) , se não me engano é em ferro fundido ou coisa assim e o rolamento é encaixado diretamente nela , outra coisa , é importante que o rolamento e a bucha fique faceando a parte que esta em contato com o cambio , para que a trava do rolamento encaixe perfeitamente na cava do primário . Olhe que além dessa bucha , é interessante fazer um rebaixona borda do lado interno da capa seca , para a borda da bucha fique embutida na capa seca , é claro que essa bucha não é simplesmente um anel com diâmetro externo igual ao rolamento do opala e diâmetro interno igual ao do chevete , pois alem disso essa bucha tem que ter uma borda e que deverá ser colocada no sentido de dentro da capa seca , para fora (parte que encosta no cambio ), olhe se vc não fizer dessa forma vc não irá conseguir facear o rolamento na parte externa da capa seca , sem contar que corre o risco de encostar na luva do primário .
O lance é simples , mas se a gente não prestar atenção só irá perceber na hora de montar .
Espero ter contribuído com alguma coisa .
Bom divertimento ,
Carlos Cruz
Obrigado pela dica ,
A colocação do câmbio desse meu jeep , tá parecendo até novela de rádio , tem data e hora pra começar e só Deus sabe quando terminar . Mas o bom e tudo é que eu estou aprontado ela fora , sem ter que deixar o carro parado , e no momento certo é só parar , retirar a original e colocar a substituta , é claro que contando tabém com alguns ajustes de lanterneiro (funileiro) e torneiro , para hora de alterar as medidas do cardan , pois o meu é um cj3b . Estou tambem retirando algumas fotos , e a sequência irei posta-las aqui no forum .
Bom divertimento e boas graxas ,
Carlos Cruz