Powered by vBulletin

Criando suspensão dianteira nova chega de pular!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/07/2012, 18:28
    PRIMO 1
    Belo trabalho Guerreiro, estou aqui acompanhando o topico.
    Guerreiro, se eu nao me engano essas molas do pampa tem 480mm de altura, assim que puder vc poderia me falar como ficou as medida da altura das molas, (dianteira e traseira) com o jeep encima delas?
    Forte Abraco.
  • 30/07/2012, 08:50
    georgevalle
    Guerreiro é preciso mudar a barra de direção como o Renato falou, as duas barras devem obrigatoriamente ficarem paralelas e de preferencia com comprimentos iguais, com relação ao curso da suspensão não tem nada haver com as buchas e sim com a mola correta (algo muito dificil de acertar) e tambem como o Renato ja falou e mostrou o trabalho no carro dele, o sistema de dois link's funciona muito melhor que o feixe de molas pois quem vai definir a capacidade de trabalho da suspensão é a mola e o amortecedor, quanto a duvida do Claudio em relação as buchas trabalharem no eixo quando a suspensão trabalha é a bucha da barra ao chassi que vai trabalhar é nela que vai ter toda a torção e tambem um pequeno "giro" é o mesmo funcionamento da suspensão da F-1000 que é tão elogiada nas pickup's, e as buchas da barra ao eixo devem ser mais rigidas possiveis (inclusive quanto mais longe uma da outra melhor) para evitar ao axle wrap pois o diferencial ao tracionar vai rotacionar a carcaça e força estas buchas e se forem macias irão permitir um pequeno movimento que pode quebrar as cruzetas alem de causar vibração e a sensação de "embreagem de sapo".
  • 30/07/2012, 11:04
    SD GUERREIRO
    Citação:

Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Guerreiro é preciso mudar a barra de direção como o Renato falou, as duas barras devem obrigatoriamente ficarem paralelas e de preferencia com comprimentos iguais, com relação ao curso da suspensão não tem nada haver com as buchas e sim com a mola correta (algo muito dificil de acertar) e tambem como o Renato ja falou e mostrou o trabalho no carro dele, o sistema de dois link's funciona muito melhor que o feixe de molas pois quem vai definir a capacidade de trabalho da suspensão é a mola e o amortecedor, quanto a duvida do Claudio em relação as buchas trabalharem no eixo quando a suspensão trabalha é a bucha da barra ao chassi que vai trabalhar é nela que vai ter toda a torção e tambem um pequeno "giro" é o mesmo funcionamento da suspensão da F-1000 que é tão elogiada nas pickup's, e as buchas da barra ao eixo devem ser mais rigidas possiveis (inclusive quanto mais longe uma da outra melhor) para evitar ao axle wrap pois o diferencial ao tracionar vai rotacionar a carcaça e força estas buchas e se forem macias irão permitir um pequeno movimento que pode quebrar as cruzetas alem de causar vibração e a sensação de "embreagem de sapo".

VALEU Georgevalle !!!

muito util tua explicação, aposto que assim como eu vários off roaders tem muitas duvidas relacionadas a este tipo de suspensão.
    agora vou acertar estas barras e testar o bicho e ver como ficou... grande abraço
  • 30/07/2012, 11:06
    SD GUERREIRO
    Citação:

Postado originalmente por primo 1 Ver Post
    belo trabalho guerreiro, estou aqui acompanhando o topico.
    Guerreiro, se eu nao me engano essas molas do pampa tem 480mm de altura, assim que puder vc poderia me falar como ficou as medida da altura das molas, (dianteira e traseira) com o jeep encima delas?
    Forte abraco.

com certeza amigo vou medir e posto pra vc , mas leve emconta a diferença de peso do motor . Abraço
  • 30/07/2012, 16:09
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por georgevalle Ver Post

Perfeito, mas se me permite, preciso corrigir um detalhe que você postou:

Citação:

as buchas da barra ao eixo devem ser mais rigidas possiveis (inclusive quanto mais longe uma da outra melhor) para evitar ao axle wrap
    É verdade, se as buchas forem macias demais, o eixo vai ficar rolando sobre seu próprio eixo. MAs, uma suspensão lader bar, ou 2 link com panhard, se as buchas forem rígidas demais, algumas coisas vão acontecer:

-Buchas quebradas a todo instante
    -braço quebrando ou trincando
    -suspensão sem amplitude

O que ocorre é que quando uma roda está no nível correto e a outra sobe ou desce, quem compensa a diferença de torção do eixo são as buchas. Portanto, a bucha tem que ser resistente, mas com flexibilidade.

Já relativo à barra de direção, além do paralelismo e comprimento igual, é válido explicar que sempre, quanto maior o comprimento delas, menor é o efeito de pêndulo, e menor fica o ângulo em suas articulações.

Sendo assim, panhard e drag link, quanto mais longas possíveis, melhor.

Abração
  • 30/07/2012, 16:37
    Claudio Almeida Machado
    Isso ai Renato, as buchas do tensor tem que ter uma "malebilidade" se não como vc ja disse vai dar merda...
    Pessoall que for fazer este tipo de susp use as buchas do troller msm que tem um bom diametro se não me engano 75 mm, estas buchas são as mesmas que usa nas cabinas de caminhão Ford Cargo e VW tbm, elas são as da frente da cabine...talvez assim fica mais facil para o pessoal comprar...
    Já as buchas da Panhard pode ser de Nylon, estas buchas não atrapalha o curso da susp...

Uma dúvida que surgiu, eu estou fazendo a minha dianteira...quarta feira começa a empreitada... ve se vc pode me ajudar...
    Eu quero deslocar o eixo dianterio para frente aproximadamente uns 20 cm, com isto a barra de direção tende a ficar um pouco na diagonal em relação ao pitmam do setor. Será que da problema?
    Sei que sua inclinação tem que ficar na horizontal por causa do Bupsteer como vc msm disse, agora ela ficar um pouco na diagonal será que da problema?
    Deu para entender a minha dúvida?
    Abraço
  • 30/07/2012, 16:56
    Renato Fraga
    Cláudio, dependendo da angulação, provavelmente não vai notar qualquer alteração. O ideal é ela ficar paralela em todos os planos com a panhard. Se fizer a panhard com a mesma angulação, elimina o risco de problema. Se você está construindo a suspensão, faça direitinho, agora fica fácil adequar tudo.

No meu carro, recentemente, eu desloquei o eixo para frente em cerca de 2 polegadas, não mexi em barra alguma, entretanto, ambas acompanharam o deslocamento e continuam paralelas.

Abraços
  • 31/07/2012, 00:22
    tstapazzoli
    Renato, vi sua dakota no rally de rio negrinho... parabéns!

Algum tempo atrás, o Juninho Bittencourt aqui do forum me encaminhou os desenhos para confecção dos links similares aos utilizados no engesa e mais alguns detalhes, quem quiser, posso encaminhar...

Abraços,

Thiago
  • 31/07/2012, 06:33
    Claudio Almeida Machado
    Fala Tapazolli, como vão as coisas?
    Cara qual mola vc esta usando em seu jeep? Ficou bom? vc gostou?
    Manda para mim, informação nunca é dmais. claudiojfmachado@yahoo.com.br
    Abraço
  • 31/07/2012, 17:59
    Bidu
    Citação:

Postado originalmente por tstapazzoli Ver Post
    Renato, vi sua dakota no rally de rio negrinho... parabéns!

Algum tempo atrás, o Juninho Bittencourt aqui do forum me encaminhou os desenhos para confecção dos links similares aos utilizados no engesa e mais alguns detalhes, quem quiser, posso encaminhar...

Abraços,

Thiago

Oi Tapazzoli, Boa Noite! Eu tenho a mesma opnião do Claudio, informação nunca é demais, se vc. puder me mandar, ficarei muito agradecido. (veby@bol.com.br) valeu obrigado.Abr.
  • 31/07/2012, 18:26
    Claudio Almeida Machado
    Beltrame, Renato e os demais...ajuda...
    Cara baixei o 4link calculator para fazer a geometria certinha da susp, a traseira deu certinho fico show...AS:93;Roll Axis 3; Roll center 28;joguei centro de gravidade em 30".
    Agora a empreitada e na frente com isto surgiu uma dúvida, eu tenho o programa mas e baseado para o eixo traseiro, procurei algo a respeito do eixo dianteiro mas não encontrei, será que posso usar este programa msm para fazer a frente e atrás? penso em alterar apenas os pesos sobre os eixo, tendo em vista que o dianteiro é mais pesado...
    O que vc's acha a respeito?
    Abraço a todos
  • 31/07/2012, 19:29
    M-Beltrame
    Citação:

Postado originalmente por Claudio Almeida Machado Ver Post
    Beltrame, Renato e os demais...ajuda...
    Cara baixei o 4link calculator para fazer a geometria certinha da susp, a traseira deu certinho fico show...AS:93;Roll Axis 3; Roll center 28;joguei centro de gravidade em 30".
    Agora a empreitada e na frente com isto surgiu uma dúvida, eu tenho o programa mas e baseado para o eixo traseiro, procurei algo a respeito do eixo dianteiro mas não encontrei, será que posso usar este programa msm para fazer a frente e atrás? penso em alterar apenas os pesos sobre os eixo, tendo em vista que o dianteiro é mais pesado...
    O que vc's acha a respeito?
    Abraço a todos

Até onde eu sei é a mesma tabela para a dianteira!
    Mas na dianteira vc não vai fazer 2 link + panhard?
    No tópico do 4 link calculator eles mencionam a tabela para calcular esse tipo de susp, mas eu nunca vi...

T+
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:24.